Partilhar

Como passar a roupa a ferro

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como passar a roupa a ferro

Todas as semanas lavamos e acumulamos roupa, depois no final é preciso passar a ferro para poder usar na próxima semana ou então temos uma entrevista de trabalho e precisamos muito daquela camisa e daquelas calças. Muitas vezes não sabemos a maneira correta de como passar a roupa a ferro, e ela acaba ficando um pouco enrugada. Aqui no umComo vamos explicar como fazer para passar a roupa a ferro. Não perca as melhores dicas!

Também lhe pode interessar: Como passar roupa sem ferro

Selecionar roupa e aquecer o ferro

Antes de ligar o ferro o mais importante é separar a roupa, perceber qual aquela que deve ser passada e a temperatura correta para colocar o ferro em cima. Procure nas etiquetas e faça sua seleção de acordo com os números apresentados, sempre lembrando que é mais fácil esquentar o ferro do que esperar que ele arrefeça. Assim sendo comece com a roupa que necessita de menos temperatura e vá aumentando.

Pegue o ferro de passar e coloque água nele se tiver reservatório de água, de preferência destilada ou engarrafada, de maneira a evitar a mineralização do ferro e da roupa. Se preferir pode colocar umas gotas de lavanda na água antes de colocar no ferro para deixar a roupa cheirosa. O último passo é colocar o ferro na temperatura correta. Ligue ele na tomada e pegue de pé sem tocar na chapa pra não queimar a mão. Coloque a temperatura e aguarde. Na maioria dos ferros, uma luz se acenderá, e depois apagará assim que tiver atingido a temperatura correta.

Como passar a roupa a ferro - Selecionar roupa e aquecer o ferro

Organização e o Papel de Alumínio

Se vai passar muita roupa lembre-se que é necessário dobrar tudo ou pendurar o quanto antes para evitar que ela fique enrugada. Assim sendo prepare um local para dobrar e organizar a roupa e alguns cabides para colocar as camisas. Dessa forma não perde tempo organizando a roupa depois de dobrar e consegue diminuir o que gasta passando a ferro.

Para ajudar a passar a roupa a ferro você pode utilizar uma folha de papel de alumínio. O alumínio aquece e parece que está engomando o vestuário dos dois lados ao mesmo tempo. Também pode optar por comprar uma cobertura que faça o mesmo efeito.

Como passar a roupa a ferro - Organização e o Papel de Alumínio

Passar a roupa a ferro

Agora que temos tudo pronto vamos a isso, está na hora de passar a roupa a ferro. Coloque a peça de vestuário sobre a tábua mas ao contrário, quero dizer, a parte que você vai colocar o ferro é aquela que depois vai encostar na sua pele. Se o tecido for algodão ou seda vegetal então deve fazer o contrário e passar o ferro na parte exterior do vestuário.

Mantenha sempre o ferro em movimento, nunca deixando ele parado em nenhuma parte da peça de roupa. Se encontrar uma zona que teima em ficar enrugada, deve espichar um pouco de água e passar por cima com vapor. Comece com zonas grandes e vá avançando para os cantos. Assim que terminar de passar uma parte mova a peça de roupa um pouco, de maneira que quando você se inclinar não toque e enrugue o trabalho feito. Assim que acabar o lado interior é altura de tratar da parte exterior. Se usou o papel de alumínio em princípio não será necessário, mas se não usou é altura de continuar a passar a roupa e terminar o trabalho.

Como passar a roupa a ferro - Passar a roupa a ferro

Truques e Dicas para camisas e outras roupas difíceis

Provavelmente é a peça de roupa mais difícil de passar a ferro, ou pelo menos é assim que as vemos. Estou falando das camisas, no entanto não tem de ser assim, e há quem considere bastante fácil, demorando no máximo 3 minutos passando uma camisa. A primeira coisa a fazer é passar as mangas, porque quando começar a passar o resto não vai importar muito que elas estejam penduradas fora da tábua. Não se esqueça de abrir os botões de punho, dessa maneira é mais fácil passar a manga e também a zona do punho. Quando for passar o colarinho abra o botão e coloque a parte interior virada para cima, dessa forma é mais fácil passar e também fica com um trabalho melhor. Após isso é só passar o resto da camisa normalmente. Pendure ela no cabide e deixe arrefecer antes de usar.

Depois das camisas vêm as calças, principalmente aquelas para usar com terno. Primeiro tem de descobrir onde é a dobra, basta colocar em cima da tábua e alinhar as costuras interiores, ficando meio-meio. Uma coisa a saber é que as calças não se passam a ferro, elas são pressionadas com o ferro. Você deve utilizar o vapor e depois pressionar para as calças ficarem impecáveis. Comece pelo fim da calça na zona da bainha e vá pressionando e subindo, até ficar uns cerca de 6 centímetros da cintura. Coloque uma pequena toalha por cima da perneira da calça e agora sim pode passar a ferro normalmente. Basta repetir o processo com a perneira que falta e no final colocar no cabide a esfriar.

Se ainda ficou com dúvida veja o nosso artigo em que lhe explicamos como passar uma camisa enrugada.

Para finalizar as roupas difíceis vou falar nas saias. Elas acabam por ser bem simples, basta começar na cintura (topo) e ir passando até chegar no limite de baixo. No caso da saia ter folhos, é o processo inverso, começa em baixo até à cintura, tenho que passar folho a folho.

Adeus Rugas na Roupa

Se está com dificuldades em tirar rugas da roupa existem três formas bem peculiares de eliminar as mesmas. A primeira de todas pode parecer parva mas é uma excelente ajuda. Enquanto vai tomar um duche, pendure a roupa enrugada no banheiro. Os vapores quentes e úmidos vão ajudar a tornar o tecido mais maleável, depois é só passar o ferro e elas desaparecem, tenha cuidado para não molhar a roupa com o chuveiro.

Outra possibilidade é utilizar um borrifador de água, mesmo que não tenha um ferro, se borrifar um pouco de água na ruga da roupa e depois pressionar com algo pesado e plano vai conseguir tirar esse estorvo, no entanto não pressione durante muito tempo para não multiplicar as rugas noutros locais.

Por último se for possível e tiver tempo de sobra, molhe bem a roupa e coloque ela para dar umas voltas na máquina de secar. O truque é tirar a roupa ainda quente dobrá-la ou vestir imediatamente. É quase certo que isso eliminará as rugas todas da roupa.

Como passar a roupa a ferro - Adeus Rugas na Roupa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como passar a roupa a ferro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como passar a roupa a ferro

O que lhe pareceu o artigo?

Como passar a roupa a ferro
1 de 5
Como passar a roupa a ferro

Voltar ao topo da página