Outros produtos e técnicas de limpeza

Como perfumar a casa naturalmente

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como perfumar a casa naturalmente

Para que nossa casa seja um cômodo agradável deve cumprir com uma série de requisitos. Sentir-nos à vontade e relaxados quando descansamos tranquilamente no sofá após um dia de trabalho é realmente necessário, mas às vezes pode ser difícil. Um dos principais problemas para conseguir que nossa casa seja um espaço digno de habitar são os cheiros. Ao ter pouco tempo para cozinhar ou ao preparar determinados pratos é normal que, no fim, acabe ficando um aroma desagradável. Nossa resposta perante esta situação costuma ser abrir as janelas e deixar que a ventilação faça o resto. No entanto, não se trata da melhor opção para conseguir um aroma agradável. Por este motivo em umComo.com.br vamos dar alguns conselhos para que saiba como perfumar a casa naturalmente de forma simples. Sinta-se cômodo!

Índice

  1. Os óleos essenciais
  2. Use perfumes cítricos
  3. Plantas aromáticas
  4. Velas perfumadas

Os óleos essenciais

Se quiser que sua casa cheire bem pode tratar de perfumar a sua casa de forma natural. Não há dúvida de que contar com a ajuda de diferentes óleos essenciais é um dos métodos mais eficazes. Precisamente pela variedade de óleos poderá decidir qual utilizar e, depois de um tempo, trocar por outro aroma.

É muito simples: para perfumar a casa deve conseguir os óleos essenciais que desejar. Nós recomendamos a você o de alecrim ou lavanda, mas existem outras opções muito boas. Assim que conseguir o seu, só deve adicionar 20 gotas do óleo essencial escolhido em uma xícara de água. Como indicamos no passo anterior, coloque o conteúdo em um recipiente pulverizador pois desta forma será mais fácil de repartir o líquido pulverizado pelos diferentes cômodos de sua casa.

Como recomendação pessoal, tenha especial cuidado ao espalhar o aroma para perfumar a sua casa se tiver animais, pois poderia entrar em contato com seus olhos se estiverem por perto no momento de pulverizar o líquido.

Aproveite e confira também estes remédios caseiros para o mau cheiro da casa.

Como perfumar a casa naturalmente - Os óleos essenciais

Use perfumes cítricos

Se o que quer é perfumar a sua casa sem complicações e conseguir bons resultados, esta opção é uma das mais acertadas. Os aromas cítricos são excelentes para aromatizar o ambiente e obter um cheiro realmente agradável. Para isso recomendamos que misture uma xícara de água, uma xícara de vodka e aproximadamente umas 20 gotas de óleos essenciais de laranja, limão ou qualquer outra fruta que seja do seu agrado. Coloque o conteúdo no interior de um recipiente tipo pulverizador e pulverize no espaço da casa que desejar.

Outra opção que também é válida para perfumar a casa é colocar para ferver uma panela com 8 xícaras de água, onde deve adicionar umas fatias de lima, limão e laranja, junto com umas folhas de hortelã. Deixe o conteúdo em fogo muito lento por alguns minutos e retire a tampa da panela. Desta forma conseguirá que o aroma impregne todos os cômodos da sua casa. Se, além disso, tiver cozinhado recentemente algum alimento que deixou um cheiro desagradável, conseguirá se desfazer dele. Também recomendamos que você consulte este artigo onde explicamos como manter um aroma agradável em casa, com alguns aspectos muito úteis para evitar os maus cheiros.

Como perfumar a casa naturalmente - Use perfumes cítricos

Plantas aromáticas

Se os óleos essenciais não convencem você, algo normal se não gosta dos cheiros levemente fortes, sugerimos que escolha esta opção. Se além de tudo gostar das plantas, esta será a forma ideal para perfumar a casa. Pode escolher entre variedades de plantas que conseguirão tirar os maus cheiros de sua casa e é exatamente por este motivo que esta tarefa pode ser difícil. Por isso recomendamos que consulte este artigo onde expomos os diferentes tipos de plantas aromáticas e damos a opção de consultar como plantar em interiores. Desta forma, só tem que decidir qual é a que mais gosta.

Neste ponto pode fazer duas coisas: comprar a planta aromática que mais gostar ou, se tiver jardim com vegetação, ver se existe alguma delas. Pode ser que já tenha alguma dessas plantas e não saiba. Quando localizar a planta no interior da sua casa, verá como sente o seu aroma. É recomendável situar uma planta em cada espaço onde quiser obter um cheiro bom. Por que não dar a cada espaço um cheiro diferente?

Como perfumar a casa naturalmente - Plantas aromáticas

Velas perfumadas

É possível que não goste das plantas, que seja alérgico a algumas delas ou que não conte com tempo suficiente para proporcionar os cuidados necessários a elas, por isso, talvez esta forma de perfumar a sua casa seja a mais adequada para você. As velas aromáticas podem fazer um ótimo trabalho para tirar cheiros e conseguir um aroma agradável. Existe uma grande quantidade de aromas para escolher e pode decidir quando acender para que façam efeito ou não. Coloque-as no espaço que preferir e, principalmente, certifique-se de que não há nenhum tipo de elemento por perto que possa queimar. No caso de abandonar a sua casa, recomendamos que apague qualquer vela acesa.

Pode optar por comprar uma vela em qualquer estabelecimento indicado, mas sugerimos que aprenda a elaborar a sua própria vela com uma laranja.

Como perfumar a casa naturalmente - Velas perfumadas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como perfumar a casa naturalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como perfumar a casa naturalmente