Como pintar a casa segundo o Feng Shui

Como pintar a casa segundo o Feng Shui
Imagem: decoracion2.com

A escolha das cores para pintar a casa vai além do puro aspecto estético, e cada um deles influencia diretamente em nosso estado de ânimo e estilo de vida. Por isso, a arte do Feng Shui centra muitos de seus critérios de decoração na tarefa de atrair a energia positiva às diferentes partes de uma casa através das cores associadas aos 5 elementos da natureza: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira, bem como a combinação entre eles. Se, além de contar com um lar acolhedor, você quer harmonizar cada espaço, favorecer o fluxo das boas energias e seu equilíbrio pessoal, em umComo.com.br mostramos os critérios fundamentais para pintar a casa segundo o Feng Shui, a última tendência na decoração de interiores.

Passos a seguir:
1

Seguindo os critérios do Feng Shui, é importante ter em conta que mudar a cor das paredes de algum dos cômodos deve ser realizado desde que nós o sintamos, pois muitas vezes basta fazer pequenas mudanças na decoração, incluindo novos tecidos ou outros elementos.

Agora se deseja fazer mudanças começando pela pintura de sua casa, a seguir mostramos-lhe, de acordo com o Feng Shui, as cores mais adequadas para cada cômodo em função de seus propósitos particulares.

2

Cores que representam a Água

Associados ao elemento da Água, encontramos a cor azul e o preto.

- As tonalidades azuis trazem tranquilidade, frescura e sensação de paz para os espaços, além de um grande equilíbrio e harmonia.

- Por sua vez, o preto utiliza-se para proporcionar ao ambiente um ar de mistério e sensualidade.

Ambas são cores ideais para decorar quartos e banheiros, utilize sobretudo o azul para pintar as paredes destes cômodos, já que é capaz de transmitir muita calma e serenidade. No caso do preto, é melhor integrá-lo ao espaço através de objetos decorativos do que usar nas paredes.

Imagem: kena.com
3

Cores que representam o Fogo

Entre elas estão o amarelo, o laranja, o vermelho, o rosa e o violeta.

- As tonalidades amarelas são ideais para atrair a alegria e a felicidade, e são ótimas tanto para as paredes da cozinha como para o quarto das crianças.

- A cor laranja segundo o Feng Shui pode ser utilizada para pintar uma das paredes da sala de estar.

- O vermelho é uma cor que estimula o fluxo de energia universal, mas é muito intenso para as paredes, por isso é preferível usar com moderação através de objetos decorativos ou têxteis.

- O rosa exerce um forte efeito relaxante e representa ternura, inocência, ingenuidade e romantismo. É apropriado para salas onde queiramos estar relaxados, bem como para quartos infantis.

- O violeta associa-se à moderação, espiritualidade e lucidez. Pode ser uma boa opção para pintar alguma das paredes dos quartos juvenis.

Imagem: decoraciondotcot.blogspot.com
4

Cores que representam a Terra

As divisões que funcionam como ponto de encontro da família como a sala de estar ou a sala de jantar podem ser de tons terracota, bege, amarelo pastel, creme ou ocre. Estas cores associam-se ao elemento natural da Terra e nos ajudarão, segundo o Feng Shui, a reforçar as relações pessoais e a adquirir maior estabilidade.

Imagem: okdecoracion.com
5

Cores que representam o Metal

Se você vai escolher as cores para pintar a casa segundo o Feng Shui, em concreto, para espaços como as salas de estudo ou escritórios, as cores metal são preferíveis. Entre elas estão o branco, o cinza e os tons metalizados. Elas oferecem pureza aos espaços, conseguem criar um ambiente mais sério e favorecem a concentração. Da mesma forma, o branco em combinação com outros tons também é uma boa opção para quartos.

Imagem: blog.hola.com
6

Cores que representam a Madeira

Os tons verde e marrom representam este elemento natural e servem para fomentar o crescimento e a segurança dentro do lar. Ambas as cores são excelentes para a maioria dos espaços.

- O verde expressa também esperança e vitalidade, por isso podemos usá-lo para pintar as paredes dos quartos e as divisões das crianças.

- O marrom associa-se à estabilidade e em suas vertentes pastéis é recomendável para salas de estar e salas de jantar, sobretudo para aquelas que dispõem de uma boa luz natural.

Imagem: fuerzayarmonia.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar a casa segundo o Feng Shui, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.