Partilhar

Como pintar a sua casa

Como pintar a sua casa

De vez em quando, as paredes da casa pedem uma pequena pintura, mas nem sempre está disposto a contratar um pintor e se atreve a pintar você mesmo. Pintar a sua casa é uma tarefa fácil se ela estiver limpa e organizada. Não se preocupe com o tempo que demorar nos preparativos, eventualmente recupera o tempo e ganhará tranquilidade. Veja este artigo de umComo.com.br sobre como pintar a sua casa.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Comprar uma tinta de boa qualidade. Você vai economizar muito tempo de trabalho comprando uma tinta mono camada (sigle layer). Compre também um rolo específico para o tipo de parede que vai pintar: parede lisa ou com textura.

2

Compre restos de tinta ou escolha uma tinta que facilmente encontra no mercado. É aconselhável guardar uma amostra da tinta para imprevistos no futuro.

3

Liberte o espaço. Chegue toda a mobiliá longe da parede que vai pintar e use plástico por cima deles para proteger do pó e da tinta. Limpe a área que você vai pintar.

4

Proteja tomadas e quadros. Forre os rodapés de portas, molduras e tomadas elétricas com fita adesiva (fitas de papel) e jornal ou plásticos. Desta forma, você pode pintar confortavelmente sem se preocupar com o chão e quadros. Para além disso vai garantir acabamentos perfeitos.

5

Restaure as imperfeições com massa para parede com uma espátula. Uma vez seca, lixe a área com uma lixa muito fina até ficar homogêneo com a parede.

6

Mistura a tinta até ficar uma mistura lisa, como um iogurte espesso. Escorra bem a tinta para quando for aplicar ficar homogênea. Utilize o rolo com movimento de cima para baixo em movimentos longos.

7

Comece sempre pelo teto. Desta forma pode aproveitar a tinta que cai para aplicar sobre a parede.

8

Antes de pintar o teto, pinte os cantos, bordas e áreas reparadas com um pincel.

9

Pinte o teto utilizando um rolo com extensão de forma que consiga chegar as áreas mais altas de forma confortável.

10

Pinte as paredes com o mesmo procedimento.

11

Retire a fita antes da tinta secar para que não danifique a pintura já feita.

12

Adote uma postura confortável e faça alguns intervalos. Lembre-se que pintar a casa inteira demora alguns dias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar a sua casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • É aconselhável pintar em dias secos e não em dias úmido ou chuvosos, bem como manter o espaço bem ventilado durante a pintura.
  • Se a tinta for muito espessa e o rolo se pega à parede junte um pouco de detergente. É melhor que usar água porque dilui a pintura mantendo a sua aparência.

Escrever comentário sobre Como pintar a sua casa

1 comentário
A sua avaliação:
susi
Eu queria pintar a parte exterior da minha vivenda. Segundo a psicologia das cores, qual é a cor ideal? Muito obrigada! Cumprimentos
Editor umComo.com.br

Como pintar a sua casa
Como pintar a sua casa

Voltar ao topo da página