Como pintar móveis de fórmica

Como pintar móveis de fórmica

Cada vez mais comuns devido ao seu baixo preço e versatilidade no design, o laminado melamínico, mais conhecido como fórmica, é um tipo de material muito popular no revestimento de móveis, quer sejam eles bancadas de cozinha ou criados mudos em quartos. Além das vantagens já apresentadas, o material também permite pintura e até mesmo remoção de tinta, caso já esteja pintado e você tenha vontade de alterar sua cor. Em razão de todas os lados positivos da fórmica, é muito provável que você tenha um ou mais móveis feitos com o material em casa, tornando interessante a ideia de aprender a modificá-lo de forma prática e gastando pouco.

Caso você queira dar uma repaginada em um dos ambientes de sua casa sem para isso precisar comprar novos móveis, leia neste artigo umCOMO e veja como pintar móveis de fórmica, além de outras dicas para trabalhar esse material na mobília da sua residência!

Vai precisar de:
  • Pano de limpeza macia
  • Álcool, água com vinagre ou fosfato trissódico
  • Tinta epóxi, tinta acrílica PVA, tinta esmalte base de óleo, tinta spray ou tinta de melamina.
  • Rolo de espuma ou de lã baixa

Como pintar fórmica

Os móveis de fórmica ou móveis de MDF laminado são leves, baratos e personalizáveis, sendo uma boa opção para quem quer mobiliar a casa gastando pouco. Pintar seus móveis de fórmica e conferir uma nova identidade visual para seu lar pode ser mais simples do que você imagina.

Pintando móveis de MDF laminado

Confira abaixo o passo a passo sobre como pintar fórmica:

  1. Comece por limpar bem o móvel de fórmica, de forma a remover todas as impurezas e gordura que poderão arruinar a pintura. Para isso utilize um pano de limpeza macio umedecido em álcool ou em água com vinagre, ou use fosfato trissódico para remover o acabamento brilhante da fórmica. Esfregue-o bem sobre toda a superfície que vai ser pintada.
  2. A fórmica tem um acabamento liso, pelo que se poderá revelar resistente à pintura. Você pode lixar o móvel, de forma a torná-lo poroso para que a tinta penetre melhor - recomendamos que você peça dicas de qual é a melhor lixa na loja de material de construção. Se quiser, é possível saltar esta etapa, dado que existem no mercado tintas que conferem um bom resultado sem que seja necessário fazer sujeira lixando a fórmica.
  3. Em seguida chega o momento de escolher a tinta. Você pode se informar junto de um funcionário da loja acerca de qual a melhor para pintar fórmica, mas neste artigo deixamos algumas sugestões de tinta para fórmica: tinta epóxi, tinta acrílica PVA, tinta esmalte base de óleo, tinta spray e tinta de melamina são as que vão conferir o melhor acabamento ao seu móvel ou superfície laminada.
  4. Prepare o rolo para pintar (este deverá ser um de espuma ou de lã baixa) e aplique uma camada de primário formulado para superfícies lisas no seu móvel de tinta. Este produto eliminará defeitos que o móvel tenha, disfarçará a cor existente e fará com que a tinta tenha melhor aderência.
  5. Passe o rolo de espuma por água, de forma a remover o primário, e use-o para aplicar a tinta no móvel, conferindo previamente se é necessário diluí-la em água. Para isso, é necessário ler atentamente as recomendações do fabricante. Lembre-se de pintar somente em duas direções (de cima para baixo e de baixo para cima) até completar a primeira camada, pois isso irá conferir um melhor acabamento.
  6. Deixe secar devidamente, de acordo com o indicado na embalagem da tinta e, em seguida, aplique uma segunda camada. Use um pincel de pintura para cobrir falhas de tinta ou alcançar áreas que não conseguiu pintar com o rolo.
  7. Espere novamente que a tinta seque e, pronto! Seu móvel de fórmica foi pintado com sucesso e você conseguiu um resultado ao seu gosto!

Se você gostou dessas dicas, confira nosso artigo com informações sobre Como laquear móveis. Com certeza serão de grande utilidade!

Como remover fórmica de móveis

Remover a fórmica dos seus móveis também pode ser uma opção para variar um pouco a mobília do lar, ou até mesmo para se adequar a um novo projeto. Cabe deixar claro que esse processo é um pouco arriscado e é preciso que quem for fazê-lo esteja atento a todo tempo, porque além de lidar com facas, também é preciso usar solventes fortes. Se mesmo assim você desejar remover a fórmica de móveis, confira o procedimento abaixo.

Você vai precisar de:

  • Tíner
  • Faca
  • Garrafa plástica
  • Óculos de segurança

Passo a passo

  1. Coloque os óculos de segurança - eles evitarão que possíveis lascas de laminado atinjam seus olhos e possivelmente prejudiquem sua visão.
  2. Com a faca, tente remover delicadamente um pedaço do laminado do resto da fórmica. Lembre-se que nesse caso delicadeza é a palavra-chave!
  3. Vá criando um buraco mais profundo e depois despeje um pouco do tíner, que é um produto solvente que ajudará a remover a fórmica de maneira mais rápida e prática.
  4. Aguarde alguns minutos enquanto o tíner faz efeito e continue a fazer o mesmo processo com a faca, isto é, ir removendo com delicadeza a fórmica do laminado. O ideal é conseguir remover a fórmica por completo.
  5. Tenha muito cuidado ao realizar esse processo, que é longo e demorado. Esteja atento a sua segurança sempre e, se preciso, chame um profissional para realizar o processo. Tenha um cuidado especial com o tíner, que é um produto muito forte e, portanto, deve ser deixado afastado e protegido de animais e crianças para evitar possíveis acidentes.

Gostou? Confira nosso truque sobre Como tirar os riscos dos móveis com uma noz. Pode parecer surpreendente, mas é sim algo totalmente possível!

Como restaurar fórmica lascada

A mobília de fórmica está sujeita à diversas intempéries, sobretudo porque faz parte do nosso dia a dia e é usada com frequência. Nesse sentido, se seu móvel de fórmica sofreu um impacto e lascou não se preocupe, pois isso pode ser reparado de maneira simples. Confira o material necessário:

  • Pano úmido
  • Detergente neutro
  • Kit de reparo para laminados
  • Copo descartável

Passo a passo

  1. Limpe cuidadosamente com o pano úmido a parte lascada da sua fórmica e espere secar. Se quiser acelerar o processo, você pode usar um pano seco para remover o excesso de umidade.
  2. No copo descartável, misture os ingredientes do kit de reparo para laminados seguindo as instruções do fabricante do produto.
  3. Aplique a mistura na lasca da fórmica e aguarde cerca de 60 minutos para que a secagem se complete.
  4. Após a secagem, higienize o lascado recém coberto com o pano úmido e um pouco de detergente. Pronto! Seu móvel de fórmica já está reparado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar móveis de fórmica, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Consulte as instruções presentes na tinta que irá utilizar.
  • No caso de existirem falhas na madeira, resolva-as aplicando massa.
Bibliografia
  • ULLMAN, Michelle. How To: Paint Formica Countertops and Cabinets. Bob Vila. Disponível em: <https://www.bobvila.com/articles/how-to-paint-formica/>. Acesso em 16 de junho de 2020.
  • FIX MY CABINET. How to Remove Formica From Cabinets. Disponível em: <https://fixmycabinet.com/2009/01/04/remove-formica-from-cabinets/>. Acesso em 16 de junho de 2020.
  • BEACH, Emily. How to Repair a Chipped Formica Counter. SF Gate. Disponível em: <https://homeguides.sfgate.com/repair-chipped-formica-counter-71580.html>. Publicado em 14 de dezembro de 2018. Acesso em 17 de junho de 2020.