Como pintar paredes de gesso

Como pintar paredes de gesso
Imagem: decoracion.about.com

Muitas paredes de casas antigas eram fabricadas com gesso, mas se você procura uma nova imagem, decorá-las e dar outro estilo para modernizá-las é muito simples. Se as paredes de seu lar são de gesso e você quer renovar a pintura, é recomendável que siga estes conselhos. Em umComo.com.br explicamos como pintar paredes de gesso para que fiquem lisas e sem manchas.. Dê um ar novo ao seu lar!

Vai precisar de:
  • Cinzel ou espátula
  • Lixadeira ou papel de lixa
  • Gesso
  • Pincel e rolo
  • Tinta
Passos a seguir:
1

Se sua parede tem papel de parede, retire-o. Será mais fácil pintar com a parede limpa.

2

Antes de pintar a parede de gesso, alise e tampe as fendas que possa ter. Retoque a parede com a ajuda de um cinzel ou uma espátula e depois utilize gesso ou barro pré-misturado para tampar as imperfeições. Repita o enchimento das fendas e dos buracos até que estejam imperceptíveis e a parede fique lisa, use uma lixa ou papel de lixa para isso.

Imagem: bricolaje.hogarpedia.com
3

Limpe o local após lixar. Para as paredes utilize um pano úmido para eliminar todo o pó que tenha ficado no gesso. É importante que a parede de gesso fique limpa, para não apresentar imperfeições.

4

A seguir, aplique a imprimadura (primeira demão de tinta) nos tijolos. Assim conseguirá selar as áreas desbotadas do gesso por causa do óxido ou outros problemas, e as imperfeições não serão vistas de novo na parede após pintá-la.

5

Com um pincel, delimite a área onde pintará. Isto é útil para criar linhas retas no teto, nas janelas, tomadas, etc.

Imagem: hola.com
6

Com um rolo aplique a pintura sobre sua parede de gesso. Faça-o sempre no mesmo sentido e tente não pressionar muito o rolo para que a pintura não escorra. É aconselhável que comece por um canto e vá repetindo o movimento até chegar ao outro lado.

Imagem: visitacasas.com
7

Deixe secar a tinta e depois, dê outra mão para conseguir um acabamento perfeito. Lembre-se: se pintar sua parede de um tom claro sobre uma cor escura deverá passar mais de duas camadas para que o tom escuro desapareça totalmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar paredes de gesso, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.