Como pintar um cômodo

Como pintar um cômodo

A maneira mais simples e econômica de renovar a decoração da sua casa é mediante umas mãos de tinta. A cor é um dos ingredientes básicos da decoração, já que, graças a ela, podemos mudar radicalmente o aspecto de um cômodo. Nos últimos anos, estabeleceu-se uma tendência a pintar a cabeceira da cama ou uma das paredes do quarto com um tom forte que realce os outros complementos e móveis. Pintar uma parede também é um recurso muito simples e econômico para dar uma cara nova ao cômodo, se já estamos um pouco cansados da decoração existente.

Vai precisar de:
  • pincéis
  • rolo
  • fita de pintor
  • selador
  • tinta de boa cobertura
  • lixa fina
Passos a seguir:
1

Na hora de pintar as paredes de um quarto, o primeiro que devemos fazer é preparar o cômodo para a pintura.

2

Retire todos os móveis e enfeites que possam ser removidos facilmente; móveis grandes como sofá, poltrona ou cama deverão ser cobertos com um lençol velho ou um plástico de grandes dimensões. Também, será necessário retirar os espelhos dos interruptores elétricos e os lustres de teto ou parede (para uma maior segurança, desligue a corrente elétrica). Se for possível, também se recomenda retirar as portas e janelas (é simples, mas peça ajuda para realizar esta operação porque geralmente ambas pesam bastante) e desaparafusar as fechaduras.

3

Cobrir: O seguinte passo consiste em delimitar os espaços que serão pintados com uma fita de pintor. Há no mercado vários tipos de fitas (é importante que seja de papel) e em diferentes tamanhos; sua vantagem é que se adaptam e se aderem facilmente a qualquer superfície e qualquer ângulo. Você terá que tapar a junção entre os rodapés e a parede, ao redor dos interruptores de luz, esquadrias das janelas, etc., e caso queira pintar as paredes de duas cores. É preciso retirar a fita antes que a tinta seque totalmente, pois desta forma sairá com facilidade e sem restos de tinta.

4

Preparar a superfície: comprove o estado das paredes e do teto. Se estão em bom estado pode-se pintar diretamente; se as camadas de tinta de anos anteriores levantam-se com facilidade ou estão enrugadas, será preciso removê-las. Com a ajuda de uma espátula, retira-se a tinta da parede que sai facilmente, e depois se nivela com uma lixa fina. Se houver fendas ou rachaduras, você deverá cobrir com massa corrida; aplique-a uniformemente com uma espátula, deixe secar e lixe com uma lixa fina para parede até que a parede esteja lisa. Deve-se fazer este procedimento corretamente, senão, ao terminar de pintar, a tinta poderá levantar-se novamente.

5

Você decide: retire com um pano limpo o pó aderido às paredes, que é o produto da operação de lixar. Para fazer o trabalho corretamente, se a superfície é nova ou muito porosa, antes da tinta você deverá dar uma demão de fixador com selador (imprimação com tinta látex), mas a maioria passa diretamente para a tinta definitiva. Se o que se pretende pintar é a sala, a cozinha ou o banheiro, é necessário lavar as paredes antes com água morna e sabão líquido e enxaguar bem.

6

Preparação da tinta: se você utilizar tinta de primeira qualidade, terá uma capacidade de cobertura excelente e com uma demão será suficiente. Também ganhará em tempo, pois uma boa tinta dura entre 5 e 8 anos em excelente estado. Antes de começar, você deve remover a tinta com movimentos circulares e para cima, até que sua consistência seja homogênea. Se a lata de tinta já foi iniciada, antes de remover a tinta você deve retirar a tinta seca com muito cuidado para que não caia dentro da lata e se formem grumos. Escolha os dias frescos, secos e bem ventilados; evitar os dias úmidos ou chuvosos e os de muito calor. Se aplicar mais de uma demão de tinta, deixe secar entre uma e outra. Se você utilizar tinta de primeira qualidade, terá uma capacidade de cobertura excelente e com uma demão será suficiente. Também ganhará em tempo, pois uma boa tinta dura entre 5 e 8 anos em excelente estado. Antes de começar, você deve remover a tinta com movimentos circulares e para acima, até que sua consistência seja homogênea.

7

Começar pela parte alta: sempre se começa pelo teto, porque se cair alguma gota de tinta nas paredes, esta será coberta ao pintar as paredes. A tinta dos tetos é aplicada com um rolo e uma extensão, para que seja suficientemente comprido e confortável para a pessoa que vai pintar. Os ângulos e as áreas mais próximas das paredes são pintados com brocha. Há vários tipos de rolos (lã ou sintéticos de pelo curto para paredes lisas e de lã ou sintéticos com pelo comprido para as paredes com gotelê). Você também precisará de uma brocha normal para as sancas do teto e uma brocha arredondada com ponta para os cantos e ângulos. O primeiro passo é pintar com uma brocha os ângulos e as áreas mais próximas das paredes. Se tem algum emassado ou rachaduras tapadas, passe também a brocha para evitar que absorvam a tinta depois e que escureçam. O segundo passo é a aplicação da tinta com o rolo. Verifique que não haja excesso de tinta; o rolo deverá estar escorrido e distribuir a tinta de maneira uniforme.

8

Continue com as paredes: você irá pintar as paredes da mesma forma que pintou o teto. Tudo dependerá do tipo de tinta e do acabamento que tenha decidido utilizar. Mas a aplicação da tinta com o rolo se realiza de cima para baixo para obter um acabamento por igual e perfeito.

9

Por último, a portas e janelas: se as janelas são de madeira e a tinta está estufada ou há algum tipo de rachadura, você pode consertar com um produto para conserto de madeiras (consulte com o seu marceneiro) e convém aplicar um fixador antes de pintar. Se decidiu pintar a carpintaria com a mesma tinta que as paredes, você pode pintá-la ao mesmo tempo que pinta as paredes. Se a tinta tem outra cor ou brilho, será pintada por último. Se você retirou as portas e janelas, não deve começar pelas esquadrias, mas sim pelas partes de madeira entre a esquadria e a janela; espere secar bem, sem fechar, para depois continuar. As portas devem ser pintadas de dentro para fora; se têm painéis, primeiro pinte os painéis para terminar com as tiras verticais e horizontais. As janelas deverão estar cobertas para não manchar os vidros. Não deixe a fita adesiva muito tempo, senão, ao retirá-la, levará parte da tinta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar um cômodo, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.