Remodelar design

Como planejar uma reforma em casa

Como planejar uma reforma em casa
Imagem: doorsdoorsdoorsinc.com

Para muitos, uma reforma no lar representa uma experiência incômoda a que ninguém se deseja expor. No entanto, quando é necessário mudar a aparência de nossa casa de forma radical, não há outra alternativa. E ainda que esse processo possa parecer desagradável, no planejamento reside precisamente o sucesso, para conseguir que a reforma se realize no menor tempo possível e sem muitos contratempos. Por isso, em umComo.com.br explicamos como planejar uma reforma em casa.

Também lhe pode interessar: Como arranjar a fachada de uma casa pequena
Passos a seguir:
1

Antes de entrar em cheio na reforma, é fundamental escolher os provedores adequados. Ainda que o preço influencie bastante, nem sempre o barato é a melhor opção. O mais conveniente é perguntar entre seus familiares, amigos ou conhecidos por uma empresa ou pessoa recomendável, desta forma, você poupa tempo e o risco de iniciar uma reforma com alguém que não fará o trabalho da maneira que você espera.

Contrate sempre pessoal qualificado para suas reformas.

2

Ao começar a planejar a reforma de sua casa, escolha o momento adequado para realizá-la. Nunca a faça quando estiver muito estressado no trabalho, ou durante os exames escolares dos filhos, quando seu parceiro estiver ausente, antes de uma data muito especial, etc. As reformas podem levar ao limite do estresse, por isso o mais conveniente é evitar ao máximo qualquer outro fator externo que possa acrescentar mais tensão.

3

Sempre, sempre sempre! Tenha muita clareza sobre o que deseja fazer e manifeste isso da forma mais detalhada possível para o encarregado da reforma. Os desenhos, fotos, e em geral toda a imagem do resultado que deseja, são muito úteis para deixar bem claro o que você espera da reforma.

Mas não esqueça jamais que uma coisa é o que desejamos e outra é o que é possível fazer. Consulte o encarregado de reformar sua casa e verifique se ele vai realizar tudo que você deseja. Se a resposta for não, como poderia conseguir que seja o mais similar possível ao seu desejo. A flexibilidade é também muito importante para evitar dores de cabeça desnecessárias.

4

Na medida do possível tente sempre supervisionar as reformas de sua casa. Estar ali enquanto trabalham em sua casa não só lhe oferece tranquilidade ao nível de segurança, mas também diminui a possibilidade de que os trabalhadores trabalhem lentamente ou tomem decisões importantes sem consultar. Consigo ali, não há desculpas.

5

Entenda que é muito provável, praticamente quase seguro, que o orçamento da reforma seja incrementado, em especial quando se trata de grandes reformas. É possível que ao derrubar paredes, tocar encanamentos e redesenhar espaços, os encarregados da reforma se deparem com inconvenientes inesperados, o que pode fazer com que o preço aumente. Além disso, como quase sempre as reformas se estendem mais do que o devido, normalmente se gasta mais do que o previsto com a mão de obra. Por isso tenha sempre uma margem de dinheiro guardado, além do que já tiver pago para cobrir estas despesas extras.

6

Tenha sempre clareza quanto aos detalhes pendentes e deixe instruções claras para que se ocupem deles. Uma vez finalizados os trabalhos, há uma série de detalhes que devem ficar prontos também: polir, envernizar, pintar, remover manchas, etc. Se não o solicitar, o mais provável é que não façam, por isso esteja atento!

7

Mantenha-se firme, seja exigente, não durma no ponto, mas não pressione de forma exagerada os empregados ou poderiam simplesmente não o atender. Compreenda que uma reforma não é um trabalho simples e que leva seu tempo. Agora é muito melhor pagar um pouco mais por um trabalho de qualidade e a tempo, do que menos por um que durará bem mais do que você e seus vizinhos desejam.

8

Por último, assuma que as reformas em casa são aborrecidas e estressantes e que, enquanto durarem, você deve aprender a viver com isso. Este simples pensamento permitirá planejar sua reforma com uma maior inteligência emocional e sem sucumbir perante a tensão e irritação.

Sugestão: Como saber se pode derrubar parede de apartamento - É estrutural?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como planejar uma reforma em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
79 comentários
A sua avaliação:
Maria Lucira
gostaria de poder reformar á minha casa, pois eu estou com minha obra parada á mais deiroe 8 anos. moro no Rio de janeiro
A sua avaliação:
Josiane Cristina Silvestre Mazzotti
Gostaria muito se pudesse reforma minha casa, Está cheia de cupim o telhado e cheios de reparos pra fazer no banheiro cozinha... Só que a casa não tem sala e esse é o meu maior sonho em ter minha sala com garagem na frente... queria muito que o Rodrigo Faro viesse fazer essa reforma.. Já tem algum tempo que venho tentando escrever para esse quadro e pedindo essa realização desse sonho
Leandro Bernardo da Silva
Boa tarde gostaria de arrumar casa da minha mãe....
Moramos em 4
Mãe Iraci
Eu meu irmão bruno e Gabriel
Só trabalha minha mãe de costureira eu e meus irmãos desempregado passamos uma vida difícil .. arrumar pintura paredes caindo telhado quebrado ... imposto atrasado difícil se quiserem fotos mando casa antiga dos meus avós ..
Que ficou para nós por favor ajuda não queremos dinheiro só reforma assisto tudo os domingos o Rodrigo Faro
Maria Margarida kotani Ferraz
Gostei do artigo. Sou muito desorganizada mas adoro reformar.
Linete Teresa dos Santos
Eita gostaria de aruma um trabalho tô parada faz muito tempo gostaria de reforma minha casa tão bem por favor mi ajuda obrigado
Jovita lopes laranjeiras
Desejo uma cozinha nova pois a minha não está em boa condições pois minha cozinha uso para fazer (Salgados, Doces, Canjica e etc... ) coisas para igreja, e também tento fazer doces para as crianças da igreja cada vez mais tento aprender pois e também tenho uma cozinha muito pequena e poucos recursos, mesmo limitada eu tento fazer o máximo que consigo.
MARILENE
OI ADORO SUAS REFORMAS GOSTARIA DE REFORMAR O MEU APARTAMENTO ELE É BEM PEQUENO, PRINCIPALMENTE A COZINHA, NA MINHA OPINIÃO É ONDE ESTA O CORAÇÃO DE UM LAR, POIS É ONDE FAÇO AS COISAS QUE A MINHA NETA GOSTA QUANDO ESTA COMIGO. DAQUI UM ANO MAIS OU MENOS ME APOSENTO , GOSTARIA DE PODER TER MAIS CONFORTO PARA USUFRUIR DO MEU PEQUENO ESPAÇO.
vera
Oi Rodrigo, parabéns pela sua performace. Adoramos assistir seu programa, é muito bom. Por favor, me ajude contatar os artistas SERGIO REIS OU IVETE SANGALO, PRECISO LHES CONTAR DO MEU PROJETO, É MUITO LEGAL, VC VAI ADORAR.
SILVIA
Olá Rodrigo preciso reformar minha casa colocar revestimentos nas paredes porque estão descascando tudo pelo chão, devido a umidade meu filho tem bronquite e também fazer uma área de serviço com telhas transparentes, o forro da minha casa e de madeirinha e esta cheio de cupim, precisa ser trocado e também sou portadora de deficiência tenho que colocar piso na área externa ante escorregadio.
Mary
Gostaria de fazer uma cozinha aconchegante e bem moderna, se eu mandar as medidas vc faz um projeto? Obrigada
silvia andrade dos santos
Eu queria reforma minha casa Rodrigo faro pois não tenho condições minha casa quando chove molha mais dentro do que fora nao tenho banheiro tomo banho na minha irmã tenho duas crianças que tem bronquiolite e faz muito frio para elas aqui se vc poder me ajuda vou ficar muito feliz pois eu so choro nesse lugar não tenho vontade de fazer nada ainda mais quando chove
Lucicleide Maria da silva
Eu queria uma reforma na minha casa
luiz henrique marcondes dos santos
Eu quero reformar minha casa de tijolo por que eu moro em um barraco de madeira e não. Tenho condições. De fazer isso construir
silvio jesus branco
Ola rodrigo Tenho 36 anos sou deficiente físico Dependo de uma cadeira de roda para andar, uso varios medicamentos e meu beneficio que recebo do governo e de um salario minimo. Sou deficiente desde os 7 meses de vida. Com 18 anos montei meu proprio comercio para trabalhar um bar feito com material improvisado de lota e tabas de madeira. Depois de 2 Anos fui conseguindo melhorar, com a ajuda de algumas pessoas montei um comodo de tijolos, Dai pra fren geraldo muita coisa aconteceu mas minha vida começou a mudar quando comprei meu primeiro carro e esse carro foi se tornando meu modo de trabalhar para ficar melhor para mim consegui trocar em um automatico e financiei o restante. e hoje estou aqui escrevendo este email para participar do seu programa para eu conseguir quitar meu carro porque ja tem prestações atrasadas. Por favor geraldo me ajude pois este carro hoje e minha vida sem ele nao posso ir a lugar nenhum. Ja tive uma esposa e tive um filho com ela, hoje meu filho mora comigo, porque ela nos abandonou desde um ano de idade dele. Meus pais ja sao de idade e minha mae sofreu derrame a 8 anos a trás e teve algumas sequelas e nao consegue fazer mais nada, hoje e meu pai que faz tudo para nóz, Hoje graças a alguns artistas tenho uma LANHOUSE mas o movimento caiu por causa desse avanço tecnologico de celulares com internet, era com a Lanhouse que pagava as prestações do meu carro e agora esta dificil conseguir dinheiro para pagar as parcelas. rodrigo muito que voce me ajuda-se antes do banco dar busca a apreenção no meu carro ja tem 3 parcelas atrasadas. Aqui esta so um pouco da minha historia, gostaria que voce viece para ver toda minha historia. Muito Obrigado e que DEUS te de em DOBRO tudo que fizer por mim.
Loania Fernandes De Sousa
ola rodrigo faro gostaria de pode conta com sua ajuda na reforma da minha casa sou casada tenho 4 filho e gostaria de proporciona um conforto melho pra eles e com isso perco sua ajuda que DEUS nos abençoes amem
Claudia oliveira de sa
Daqui meses meu primeiro neyo vai nascer me ajudem
Ana Maria dos Santos bueno
Oi Rodrigo Faro eu tenho 61 anos eu tenho um sonho que é ter a minha casa reforma .Rodrigo por favor me ajude eu não tenho condições financeiras eu conto com sua ajuda eu vou ficar muito feliz por favor me ajude no que você puder um grande abraço que Deus ti abençoe muito você e sua família. Meu número do celular e esse o15 XXX-XXX-XXX.
Jaqueline Ferreira tavares
Transforma minha casa se não poder pelomenos o quarto meu filho é muito alergico e tem bronquite acabei de ficar viuva minha casa é alugada não tenho condições de compra esta toda mofada e cheio de lacraia sou cardica preciso muito da sua ajuda meu aniversário é dia 03 de novembro vai ser meu melhor presente moro na estrada de madureira nas casas nova em nova iguaçu rua ******** meu número XXX-XXX-XXX te espero ansiosa fé em de fé na vida lutar sempre desistir jamais.
Jaqueline Ferreira tavares
Faro fiquei viuva a pouco tempo tenho dois filhos de 9 e 19 meu filho de 9anos tem nove milhões de alergia minha casa ta esta mofada e velha mais é alugada nao tenho condições de comprar uma casa e meu maior sonho meu filho sofre muito com as alergias bronquite me ajuda em nome de deus pelomenos o quarto que a gente dorme ja te agradeço em nome de deus meu aniversário e dia 3 de novembro vai ser meu maior presente.meu planejamento tlda minha casa é so em sonho não tenho condições. mais sei que um dia vou tirar do papel e fazer se torna realidade amém.
onilda de oliveira .
Boa noite Rodrigo eu estava pensativa hoje nesta hora da noite pensando muito em minha vida que não é muito facil como fazer uma reforma total na minha casa que não é muito grande ) só viúva esto endividada é não tenho como fazer isto não acredito muito nestas coisas de ajuda mais temos que crer que tudo vai dar certo em nossas vidas minha casa só tem três peças tb é muito apertada vivo só se Deus é por nos quem sera contra nos ) meu nome Onilda
Imagem: doorsdoorsdoorsinc.com
Como planejar uma reforma em casa