Partilhar

Como planejar uma reforma em casa

Como planejar uma reforma em casa
Imagem: doorsdoorsdoorsinc.com

Para muitos, uma reforma no lar representa uma experiência incômoda a que ninguém se deseja expor. No entanto, quando é necessário mudar a aparência de nossa casa de forma radical, não há outra alternativa. E ainda que esse processo possa parecer desagradável, no planejamento reside precisamente o sucesso, para conseguir que a reforma se realize no menor tempo possível e sem muitos contratempos. Por isso, em umComo.com.br explicamos como planejar uma reforma em casa.

Passos a seguir:
1

Antes de entrar em cheio na reforma, é fundamental escolher os provedores adequados. Ainda que o preço influencie bastante, nem sempre o barato é a melhor opção. O mais conveniente é perguntar entre seus familiares, amigos ou conhecidos por uma empresa ou pessoa recomendável, desta forma, você poupa tempo e o risco de iniciar uma reforma com alguém que não fará o trabalho da maneira que você espera.

Contrate sempre pessoal qualificado para suas reformas.

2

Ao começar a planejar a reforma de sua casa, escolha o momento adequado para realizá-la. Nunca a faça quando estiver muito estressado no trabalho, ou durante os exames escolares dos filhos, quando seu parceiro estiver ausente, antes de uma data muito especial, etc. As reformas podem levar ao limite do estresse, por isso o mais conveniente é evitar ao máximo qualquer outro fator externo que possa acrescentar mais tensão.

3

Sempre, sempre sempre! Tenha muita clareza sobre o que deseja fazer e manifeste isso da forma mais detalhada possível para o encarregado da reforma. Os desenhos, fotos, e em geral toda a imagem do resultado que deseja, são muito úteis para deixar bem claro o que você espera da reforma.

Mas não esqueça jamais que uma coisa é o que desejamos e outra é o que é possível fazer. Consulte o encarregado de reformar sua casa e verifique se ele vai realizar tudo que você deseja. Se a resposta for não, como poderia conseguir que seja o mais similar possível ao seu desejo. A flexibilidade é também muito importante para evitar dores de cabeça desnecessárias.

4

Na medida do possível tente sempre supervisionar as reformas de sua casa. Estar ali enquanto trabalham em sua casa não só lhe oferece tranquilidade ao nível de segurança, mas também diminui a possibilidade de que os trabalhadores trabalhem lentamente ou tomem decisões importantes sem consultar. Consigo ali, não há desculpas.

5

Entenda que é muito provável, praticamente quase seguro, que o orçamento da reforma seja incrementado, em especial quando se trata de grandes reformas. É possível que ao derrubar paredes, tocar encanamentos e redesenhar espaços, os encarregados da reforma se deparem com inconvenientes inesperados, o que pode fazer com que o preço aumente. Além disso, como quase sempre as reformas se estendem mais do que o devido, normalmente se gasta mais do que o previsto com a mão de obra. Por isso tenha sempre uma margem de dinheiro guardado, além do que já tiver pago para cobrir estas despesas extras.

6

Tenha sempre clareza quanto aos detalhes pendentes e deixe instruções claras para que se ocupem deles. Uma vez finalizados os trabalhos, há uma série de detalhes que devem ficar prontos também: polir, envernizar, pintar, remover manchas, etc. Se não o solicitar, o mais provável é que não façam, por isso esteja atento!

7

Mantenha-se firme, seja exigente, não durma no ponto, mas não pressione de forma exagerada os empregados ou poderiam simplesmente não o atender. Compreenda que uma reforma não é um trabalho simples e que leva seu tempo. Agora é muito melhor pagar um pouco mais por um trabalho de qualidade e a tempo, do que menos por um que durará bem mais do que você e seus vizinhos desejam.

8

Por último, assuma que as reformas em casa são aborrecidas e estressantes e que, enquanto durarem, você deve aprender a viver com isso. Este simples pensamento permitirá planejar sua reforma com uma maior inteligência emocional e sem sucumbir perante a tensão e irritação.

Sugestão: Como saber se pode derrubar parede de apartamento - É estrutural?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como planejar uma reforma em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário sobre Como planejar uma reforma em casa

O que lhe pareceu o artigo?
78 comentários
A sua avaliação:
Josiane Cristina Silvestre Mazzotti
Gostaria muito se pudesse reforma minha casa, Está cheia de cupim o telhado e cheios de reparos pra fazer no banheiro cozinha... Só que a casa não tem sala e esse é o meu maior sonho em ter minha sala com garagem na frente... queria muito que o Rodrigo Faro viesse fazer essa reforma.. Já tem algum tempo que venho tentando escrever para esse quadro e pedindo essa realização desse sonho
Leandro Bernardo da Silva
Boa tarde gostaria de arrumar casa da minha mãe....
Moramos em 4
Mãe Iraci
Eu meu irmão bruno e Gabriel
Só trabalha minha mãe de costureira eu e meus irmãos desempregado passamos uma vida difícil .. arrumar pintura paredes caindo telhado quebrado ... imposto atrasado difícil se quiserem fotos mando casa antiga dos meus avós ..
Que ficou para nós por favor ajuda não queremos dinheiro só reforma assisto tudo os domingos o Rodrigo Faro
Maria Margarida kotani Ferraz
Gostei do artigo. Sou muito desorganizada mas adoro reformar.
Linete Teresa dos Santos
Eita gostaria de aruma um trabalho tô parada faz muito tempo gostaria de reforma minha casa tão bem por favor mi ajuda obrigado
Jovita lopes laranjeiras
Desejo uma cozinha nova pois a minha não está em boa condições pois minha cozinha uso para fazer (Salgados, Doces, Canjica e etc... ) coisas para igreja, e também tento fazer doces para as crianças da igreja cada vez mais tento aprender pois e também tenho uma cozinha muito pequena e poucos recursos, mesmo limitada eu tento fazer o máximo que consigo.
MARILENE
OI ADORO SUAS REFORMAS GOSTARIA DE REFORMAR O MEU APARTAMENTO ELE É BEM PEQUENO, PRINCIPALMENTE A COZINHA, NA MINHA OPINIÃO É ONDE ESTA O CORAÇÃO DE UM LAR, POIS É ONDE FAÇO AS COISAS QUE A MINHA NETA GOSTA QUANDO ESTA COMIGO. DAQUI UM ANO MAIS OU MENOS ME APOSENTO , GOSTARIA DE PODER TER MAIS CONFORTO PARA USUFRUIR DO MEU PEQUENO ESPAÇO.
vera
Oi Rodrigo, parabéns pela sua performace. Adoramos assistir seu programa, é muito bom. Por favor, me ajude contatar os artistas SERGIO REIS OU IVETE SANGALO, PRECISO LHES CONTAR DO MEU PROJETO, É MUITO LEGAL, VC VAI ADORAR.
SILVIA
Olá Rodrigo preciso reformar minha casa colocar revestimentos nas paredes porque estão descascando tudo pelo chão, devido a umidade meu filho tem bronquite e também fazer uma área de serviço com telhas transparentes, o forro da minha casa e de madeirinha e esta cheio de cupim, precisa ser trocado e também sou portadora de deficiência tenho que colocar piso na área externa ante escorregadio.
Mary
Gostaria de fazer uma cozinha aconchegante e bem moderna, se eu mandar as medidas vc faz um projeto? Obrigada
silvia andrade dos santos
Eu queria reforma minha casa Rodrigo faro pois não tenho condições minha casa quando chove molha mais dentro do que fora nao tenho banheiro tomo banho na minha irmã tenho duas crianças que tem bronquiolite e faz muito frio para elas aqui se vc poder me ajuda vou ficar muito feliz pois eu so choro nesse lugar não tenho vontade de fazer nada ainda mais quando chove

Como planejar uma reforma em casa
Imagem: doorsdoorsdoorsinc.com
Como planejar uma reforma em casa

Voltar ao topo da página