Como plantar abacaxi em casa

Como plantar abacaxi em casa
Imagem: pt.wikinoticia.com

O abacaxi é uma das frutas mais apetecíveis para comer no verão. O abacaxi é uma fruta fresca e doce, excelente para recuperar os líquidos perdidos no verão ou depois de fazer esporte, além disso tem um componente diurético muito importante. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como plantar abacaxi em casa, basta seguir estes passos.

Vai precisar de:
  • Abacaxi.
  • Garrafa de plástico.
  • Água.
  • Vaso.
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é escolher um abacaxi bonito, não deve estar muito maduro nem muito verde, deve estar no ponto. O abacaxi deve ter as folhas verdes e não amarelas ou marrons e casca deve ser de uma tonalidade dourada. Para se certificar que o abacaxi não está maduro demais, deve puxar levemente as folhas, se elas saírem com facilidade, então o abacaxi está maduro demais.

Imagem: queroserfina.blogspot.pt
2

De seguida, corte o topo do abacaxi mesmo por debaixo das folhas que o abacaxi tem na parte superior, deixando apenas alguns centímetros.

Imagem: pinterest.com
3

Retire toda a polpa da coroa do abacaxi, deixando apenas a parte central que é dura e fibrosa. Deixe secar a coroa por dois ou três dias num local bem iluminado, para evitar o apodrecimento das raízes.

Imagem: pinterest.com
4

Depois, encha o recipiente de plástico até que a água fique a dois dedos da extremidade. Coloque a coroa do abacaxi na água e verá que dentro de alguns dias as raízes começarão a crescer. Mantenha este recipiente afastado de temperaturas extremas.

Imagem: rickswoodshopcreations.com
5

Quando vir as raízes a crescer na coroa, deve plantá-la num vaso de cerca de 15 centímetros de diâmetro. Deve fazer uma mistura de terra leve com cerca de 30% de matéria orgânica. Pressione bem a terra à volta da coroa e, não deixe que a terra tape as folhas.

Imagem: hint4.me
6

Deve manter a planta apenas úmida, num local onde apanhe sol e onde a temperatura noturna não fique abaixo dos 18ºC. O abacaxi pode ser regado entre uma a duas vezes por semana, no meio da coroa, dependendo se o plantou dentro de casa ou fora.

7

Em casa pode plantar muitos outros frutos, como o abacate, os morangos e as laranjas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar abacaxi em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.