Como plantar acerola

Como plantar acerola
Imagem: entredamas.com

O arbusto que pode chegar até três metros de altura e que oferece frutos doces e deliciosos é relativamente fácil de cultivar, tanto no solo quanto em vasos. Para saber como plantar acerola o umComo.com.br vai dar algumas dicas.

Cultivo e cuidados com a acerola

A fruta também é conhecida pelo nome de cereja-das-antilhas e cereja-de-barbados, sendo possível cultivá-la mesmo em espaços pequenos, pois o arbusto que atinge no máximo três metros é uma planta rústica e muito resistente. O tronco da aceroleira se ramifica a partir da sua base e a copa conta com grande número de folhas pequenas na cor verde-escura brilhante.

Embora seja uma espécie originalmente de clima tropical, na hora de plantar acerola pode ser escolhido lugares de clima subtropical, sendo que as melhores temperaturas para o seu desenvolvimento devem ficar entre os 15 e 32 graus. Quanto ao solo ideal, ele deve receber água durante todo o ano, porém, deve ser bem drenado, profundo e areno-argiloso. Da mesma forma, a acerola gosta de sol e precisa receber os raios solares com frequência.

Para saber como plantar acerola é necessário ter as suas sementes, sendo que outra forma de cultivar a espécie é por meio de estaquia (enraizamento do caule). Já para a sua ideal germinação o melhor é que o plantio ocorra no começo ou ao longo da estação chuvosa. Porém, se o local onde a espécie for plantada receber irrigação facilmente pode ser qualquer época do ano. Porém, em regiões com temperaturas inferiores a 15 graus é indicado evitar o plantio no inverno.

Imagem: embrapa.br

Dicas para plantar acerola

O espaçamento perfeito para que a acerola germine e se desenvolva bem é de cinco metros quadrados pelo menos. Também é recomendado o controle de plantas daninhas e que receba a adubação necessária, o que varia conforme as necessidades de cada solo. É essencial ainda a realização de podas de formação e de limpeza. Já para a aceroleira dar frutos, é preciso que as flores da espécie sejam polinizadas por abelhas. Uma dica para facilitar a polinização é que sejam plantadas variedades diferentes da acerola de modo intercalado.

Durante todo o ano podem aparecer flores de cor rosa esbranquiçada ou avermelhada, que são dispostas em cachos de três a cinco unidades, com até dois centímetros de diâmetro. A florescência costuma aparecer depois de um grande crescimento da planta. Também é possível plantar acerola a partir de mudas em vasos, sem a necessidade de estacas de suporte. Assim, é uma espécie que pode ser plantada mesmo em casa, desde que possa ficar em um local com bastante incidência solar.

Para o vaso, é importante que o solo seja fértil em matéria orgânica e tenha boa quantidade de argila. Além disso, quando cultivada em vasos o ideal é que seja irrigada apenas duas vezes por semana. Mesmo em casa é importante realizar a poda, de forma que a planta receba melhor ventilação, pois as suas folhas são bastante densas. As podas regulares também vão ajudar à sua adaptação para que se desenvolva dentro do vaso.

Imagem: donaflorgarden.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar acerola, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.