Como plantar agave azul

Como plantar agave azul

O agave azul, de nome científico Agave tequilana, é uma planta suculenta originária do México[1] conhecida por ser utilizada na produção da tequila. A planta é uma suculenta e, assim como todos os agaves, é adaptada para climas quentes e secos, sendo extremamente resistente aos climas de tal forma extremos. Por suas folhas suculentas e compridas que tombam aos lados, o agave costuma ser plantado em jardins dando um aspecto muito bonito. Se você quer se aventurar na jardinagem e saber como plantar agave azul, leia esse artigo do umCOMO!

Como cultivar agave azul

Por ser uma planta originária de clima seco e quente, o cultivo do agave azul é simples de ser feito. A planta é extremamente resistente e não necessita muitos cuidados, o que é uma grande vantagem principalmente se você não está acostumado a lidar com o cultivo e cuidado de plantas.

Solo

O solo dos agaves precisam ser de clima semiárido, ou seja, deve ser bastante seco mas não completamente, afinal, toda planta necessita de água para sobreviver, o que explica serem os agaves plantas comuns no México e no extremo sul dos Estados Unidos[1]. Para ter um solo que não absorva muita água, misture-o com areia, material que não retém água e que, por consequência, deixa a terra mais solta e seca.

Outro problema com o excesso de água é que em ambientes úmidos os agaves de forma geral, não apenas o azul, tendem a desenvolver fungos, sendo assim, redobre sua atenção em relação à umidade e regue a planta no máximo 1 vez por semana no verão e 1 vez por mês no inverno.

Sol

Por ser uma planta de climas quentes, é imprescindível que o agave azul fique em local aberto onde bate bastante luz solar. Se você mora em local frio, talvez o plantio de agaves não seja uma boa ideia, afinal, em baixas temperaturas é muito difícil mantê-las vivas e saudáveis.

Adubo

Como já dito, a agave azul é uma planta originária de um clima extremo e não necessita de muito para sobreviver, entretanto, toda planta precisa de nutrientes para se manter viva e com uma boa aparência. No caso de agaves e de outras suculentas, é recomendável que se utilize o adubo NPK 4-14-8 ou o 8-9-9.

Como podar agave azul?

Os agaves não necessitam de poda por terem apenas as folhas grossas e suculentas que podem ser facilmente observadas. A poda nesse tipo de planta é apenas necessária caso existam brotos em excesso ou caso alguma parte da planta esteja machucada.

Como transplantar um agave azul

Na hora de transplantar o agave azul, vale seguir a risca o seguinte processo:

  1. Prepare o vaso com terra já adubada com o NKP adequado para agaves;
  2. Remova a planta do local e remova a terra original que estiver presa às raízes;
  3. Abra um buraco no composto do novo vaso e deposite a planta;
  4. Preencha os buracos vazios com mais composto para que a planta fique presa;
  5. Regue a planta com parcimônia quando terminar o processo.

Como fazer muda de agave azul

As folhas do agave são presas na piña, espécie de bulbo. Para fazer mudas da planta, basta pegar uma das folhas a arrancá-las cuidadosamente e então plantá-las em solo adequado.

Sugestão: Como fertilizar as plantas com produtos caseiros

Como Ă© feita a tequila a partir da agave azul

A parte do agave azul utilizada na produção da tequila não é a das folhas suculentas mas sim seu interior chamado de piña[2], que pode ser utilizado apenas quando a planta atinge 12 anos. Após a remoção da piña, segue-se os seguintes passos:

  1. Corta-se a piña ao meio com uma espécie de enxada;
  2. Cozinha-se a piña em um forno de tijolos aquecidos a vapor ou um em autoclave de aço inoxidável por 2 ou 3 dias até que seu suco se torne um açúcar que pode ser digerido pelo corpo humano;
  3. O suco do agave azul é colocado em um tipo de caldeira para passar pelo processo de destilação;
  4. A tequila é guardada em barris de madeira para envelhecer.

A tequila é produzida majoritariamente na região de Jalisco no México, onde a produção da bebida emprega 38 mil trabalhadores e resulta na produção de 200 milhões de litros de tequila anualmente.[3]

Agora que você já sabe como cultivar e ter agave azul no jardim, que tal fazer uma festa temática usando os agaves de decoração? Veja aqui como fazer uma festa mexicana.

Curiosidades sobre a tequila

  • A bebida originalmente era tomada apenas pela população mais pobre no México;
  • O grupo José Cuervo foi fundado em 1758;
  • Os grupos Sauza e José Cuervo, juntos, produzem metade da tequila feita no México;
  • Em 1870 a tequila já era bebida tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar agave azul, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

ReferĂȘncias
  1. https://core.ac.uk/download/pdf/81158750.pdf
  2. https://www.amherst.edu/system/files/media/0214/Tequila.pdf
  3. http://www.blueagaveforum.com/tequila/guidebook/tequila_guide_print.pdf
Bibliografia
  • https://www.amherst.edu/system/files/media/0214/Tequila.pdf