Como plantar alecrim

Como plantar alecrim

O alecrim é uma erva aromática que tem um grande número de propriedades benéficas. É muito utilizado na cozinha para conferir aroma e sabor a vários pratos, assim como também se usa como repelente de insetos ou aromatizante de armários e gavetas. Esta planta aromática pode se plantar facilmente em casa, quer seja em vasos ou como arbusto no jardim. Necessita de poucos cuidados e adapta-se a todo o tipo de climas, embora prefira os mais quentes e secos. Se você também a quer plantar em casa, para a poder apanhar quando precisar, não perca este artigo de umComo.com.br sobre como plantar alecrim.

Vai precisar de:
  • Estacas (mudas) ou sementes de alecrim
  • Vasos
  • Substrato
  • Água
Passos a seguir:
1

Pegue em estacas (mudas) de alecrim com cerca de 8 centímetros, que se recomenda que sejam cortadas no início do verão. No caso de não ter nenhuma planta onde possa pegar as estacas, também pode plantar sementes de alecrim e, neste caso será melhor fazê-lo na primavera.

2

Encha um vaso com substrato para plantas, tente que seja um solo mais pedregoso e calcário, uma vez que o alecrim se adapta muito bem a qualquer solo mas não tolera muito bem os solos argilosos que acumulam água.

3

Além disso, será muito importante que possua um bom sistema de drenagem para evitar que a água encharque a planta. O alecrim é uma planta de clima seco, por isso não precisa de demasiada água para crescer corretamente.

4

Coloque o vaso do alecrim num local em que a planta receba luz solar em abundância durante a maior parte das horas do dia. Pode colocar os vasos no terraço, em uma janela, etc. para se certificar de que fica ao sol. Também pode plantar alecrim como arbusto no jardim, uma vez que esta planta aromática se adapta a todas as condições. Deverá semeá-lo em um zona que tenha sol a maior parte do dia.

Veja também: Como cuidar de alecrim em vaso

5

Quanto à irrigação do alecrim, não deverá colocar demasiada água, pois ele prefere a terra seco por se tratar de um arbusto de climas quentes. É muito importante que tenha a certeza que o alecrim não fica encharcado, caso contrário as raízes poderiam apodrecer e a sua planta iria murchar.

6

Podemos recolher os seus talos e folhas para cozinhar ou dar-lhe qualquer outro uso, durante todo o ano depois de a planta crescer o suficiente.

Também pode descobrir como cultivar tomilho, outra das ervas mais populares.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar alecrim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Não se preocupe em adubar a planta de alecrim, não é necessário.