Como plantar alho em vaso - Muito fácil

Como plantar alho em vaso - Muito fácil

O alho é um dos principais ingredientes na cozinha, não só pelo sabor que consegue dar aos pratos mas principalmente pelos seus infinitos benefícios, muito indicadas para manter o corpo saudável e livre de enfermidades. Os alhos são muito fáceis de plantar e não é necessário você ter experiência, além de poderem ser plantados em casa para que você tenha sua colheita privada sempre disponível. Agora que o umCOMO preparou este artigo sobre como plantar alho em vaso passo a passo vai ficar mais fácil ainda.

Como plantar alho

  1. Plantar alhos é muito fácil, pegue um dente de alho e plante-o. O extremo com pontas lembre-se que deve ficar para cima. O buraco onde enterrar o alho deve ter, pelo menos, entre 2 e 2,5 centímetros de profundidade. Se for plantar mais de um alho no mesmo vaso, lembre-se de deixar de 20 a 30 centímetros entre cada um.
  2. Para plantar alhos é importante que a terra onde for plantá-los esteja bem adubada. Acrescente uma capa de esterco se a terra é muito nova ou macia. Lembre-se de onde você os plantou. Deve ser um lugar que pegue sol de forma abundante, pois é necessário para o bom crescimento dos alhos.
  3. A irrigação deve ser realizada cada 10-15 dias, mas lembre-se que em épocas de chuva, você não deve fazê-lo. Com a água da chuva é suficiente. Leve em consideração que para plantar alhos e ter uma boa colheita, a terra não deve estar muito molhada, pois isso afetaria a colheita de alhos.
  4. Quando o alho comece a crescer, lembre-se que o caule floral não deve passar de 10 centímetros, caso contrário não se iniciaria o crescimento do alho. Pode-o quando chegar nesta altura, dessa forma você conseguirá as melhores colheitas de alhos.

Como colher alho

Se o processo foi realizado com sucesso, o alho pode colher-se 3 meses depois de sua plantação, aproximadamente. Os bolbos colhem-se quando as folhas das plantas tiverem murchado. Quando já tiver eles, deixe-os secar ao sol e depois trance-os. Estas tranças devem ser colocadas em algum lugar seco e arejado para melhor conservação.

O mais indicado é plantar o alho na primavera para colhê-lo no outono, apesar de que, se for feito ao contrário, no outono também pode ser plantado para tê-lo à disposição durante o ano todo. Se escolher a última opção, lembre-se de procurar uma variedade de alhos resistente ao frio.

Veja também: Como é o alho - Propriedades e características

Como plantar alho em garrafa pet

Apesar de ser possível plantar em vaso, o alho também pode ser cultivado em garrafa pet, uma solução bem legal para plantar alho em apartamento:

  1. Deixe alguns dentes de alho na água por 24 horas;
  2. Passado o tempo, arranque a pontinha do alho. Esta será a 'semente';
  3. Em uma garrafa de pelo menos 2 litros vazia, marque círculos pela metade com uma distância de 4 dedos do fundo e entre cada marca e recorte;
  4. Embaixo da garrafa, faça também uns 5 furinhos para drenagem;
  5. Preencha o fundo da garrafa com um pouco de telha e depois complete ela toda com terra vegetal (pode ser misturada com pouca areia);
  6. Acomode os dentes de alho dentro de cada furo com a pontinha para dentro e seu vaso de garrafa pet estará praticamente pronto;
  7. Para regar, basta colocar água pela boca da própria garrafa.

Extra: uma opção mais simples para plantar alho em garrafa pet é usá-la cortada pela metade como se fosse um vaso normal.

Imagem: YouTube/Varanda Orgânica

Como plantar cebola

Muita gente já aproveitar para plantar alho e cebola ao mesmo tempo. A primavera é a época ideal para esse plantio. Apesar de ser simples, para plantar cebola o ideal fazer isso a partir de uma semente ou um bulbo, que cresce mais rapidamente por já estar mais desenvolvido:

  1. Prepare um vaso que tenha pelo menos 30 cm de profundidade com uma terra vegetal que nao seja muito arenosa nem muito concentrada;
  2. Prepare buracos que tenham a profundidade da metade do vaso (aproximadamente 15 cm) na quantidade de bulbos que for plantar;
  3. Acomode os bulbos e cubra com terra sem amassar;
  4. Escolha um lugar que bata sol sempre e evite mudanças bruscas de temperatura;
  5. Regue sempre que a terra estiver seca, sem encharcar.
  6. O tempo de crescimento da cebola costuma variar entre 6 e 8 meses. Você sabe que ela está boa para ser colhida quando os talos estiverem grandes e com uma aparência de cor verde intensa.

Aproveite e saiba como comer alho cru

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar alho em vaso - Muito fácil, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Sua planta de alhos precisa de mínimo 5 horas de sol por dia para crescer.
  • Tire as ervas daninhas que crescerem ao seu redor.