Como plantar alhos

Como plantar alhos

Todos sabemos que o alho é um dos alimentos mais utilizados na dieta mediterrânea, o que poderá não saber é que é uma das plantas mais fáceis de plantar na sua horta ou jardim. O alho praticamente não precisa de cuidados e verá, em seguida, como conseguir que os alhos da sua horta cresçam saudáveis e tenham um sabor muito bom.

Passos a seguir:
1

O processo para plantar o alho é muito simples e faz-se enterrando os dentes dos alhos na terra, deve escolher um lugar com muito sol na hora de plantar alhos, uma vez que é muito benéfico para a planta, mas tem que ter em conta que não deve expor-se ao calor excessivo.

2

Devem-se colocar os dentes de alho em buracos de 2,5 cm de profundidade, tendo em conta que a parte com pontas deve ficar sempre virada para cima. Cada dente de alho tem que ter uma distância de 15 cm entre si e, no caso de plantar em várias filas, cada fila deve ter uma separação de 30 cm.

3

O solo onde plantar o alho deve estar previamente fertilizado e limpo. Se o solo for muito leve, recomenda-se adicionar um bom composto ou uma camada de estrume para otimizar a produção.

4

Quando plantar alhos? Cultivar alhos depende do clima que tenhamos na nossa zona. Se vive numa zona fria deverá plantar o alho quando o inverno acabar. Se quer plantar o alho e vive numa zona mais temperada, pode plantá-lo a partir de Novembro até Janeiro.

5

A colheita do alho começa no final de Maio e estende-se até aos princípios de Agosto, dependendo do tempo que tenha feito. O alho é uma planta bastante rústica, que se adapta bem a diferentes climas e tolera bem o frio do inverno, mas não suporta um Agosto seco e caloroso.

6

O alho tende a ter poucos problemas de pragas ou doenças, embora as larvas de alguma espécie de mosca e besouro possam invadir o bulbo. Cuidado com regar demasiado o alho, uma vez que isto fará que saiam flores amarelas e permaneçam muito pequenos, de qualquer forma é recomendável para evitar, na medida do possível, este tipo de problemas o ideal é fazer tratamentos preventivos desde meados ou finais de Abril, que é quando começam as temperaturas amenas e com umidade elevada.

Veja também: Como plantar alho em vaso

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar alhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Na horta recomendamos-lhe que coloque o algo perto das alfaces e longe do feijão.