Como plantar aloe vera

Como plantar aloe vera
Imagem: expobellezab2b.es

A aloe vera é uma planta cujo uso se estende desde o âmbito decorativo até ao medicinal e cosmético. O gel que se acha no interior de suas folhas oferece uma infinidade de benefícios tanto para nossa pele como para a saúde. Suas propriedades cicatrizantes e antissépticas convertem-no no remédio natural perfeito para tratar as feridas e queimaduras leves. Dessa forma, permite reduzir a aparência da acne graças às suas propriedades antibacterianas. Por tudo isso e muito mais, ter uma planta de aloé vera em casa nos proporcionará muitas vantagens. Se quer saber como plantar aloe vera, não perca este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

Primeiro, na hora de plantá-lo devemos ter em conta a época e o clima. Este tipo de planta requer um lugar que não seja nem muito úmido nem muito frio. Por isso, o ideal é plantar em um vaso de barro ou terracota porosa. Assim, a melhor época do ano para fazê-lo é o outono ou a primavera.

Imagem: decomansl.es
2

A melhor forma de plantar aloe vera é a partir de um dos brotos ou mudas de uma planta adulta. Deve saber que sem raiz nem sementes da mesma, não é possível gerar uma nova. As sementes de aloe vera são mais complicadas de conseguir, por isso a melhor opção é plantar mediante uma das mudas. Para isso, coloque na base do vaso uma drenagem de cascalho de uns dois dedos de altura para se certificar que crescerá em excelentes condições.

3

Depois, deverá acrescentar terra comum de jardim e estrume em partes iguais. Acrescente também adubo orgânico, nunca químico. Se tiver uma planta adulta e quiser tirar as mudas, primeiro identifique-as. Os brotos são aqueles que cresceram ao redor da planta mãe, são mais pequenos (devem medir entre 15 e 20 cm). Retire a planta do vaso, selecione uma das mudas, agarre todas suas folhas e, com uma faca de untar para evitar danificar a planta, comece a cortar com muito cuidado.

4

É muito importante que não danifique a raiz do broto, já que constitui a parte principal para que uma nova planta possa crescer. Depois só deve introduzi-lo no vaso e cobrir a planta de terra até ao nascimento das folhas. É aconselhável começar a regá-la após duas semanas desde sua plantação. Neste artigo contamos como cuidar de uma planta de aloe vera para que conheça a periodicidade para regá-la.

Imagem: hogar.mapfre.com
5

Deve se certificar que a planta mãe é aloe vera e não outra das variantes do aloe, já que não contam com as propriedades medicinais e cosméticas da primeira. É recomendável que deixe a planta nova em um lugar onde receba a luz do sol e, se possível, seja um pouco úmido. Durante a primeira etapa da plantação, a umidade favorece seu crescimento, por isso não deve ficar em um lugar frio.

6

Lembre-se que a planta quando estiver adulta (entre os dois e cinco anos após tê-la plantado) você deverá separar a mãe das mudas e repetir todo este processo para reproduzi-la. E, se deseja plantá-la no jardim em vez de vaso, é importante que deixe uma separação entre planta e planta de dois metros para evitar que suas raízes se entrelacem.

Sugestão: Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados

Imagem: web-tribune.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar aloe vera, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Se dispõe de sementes de aloe vera, deve saber que a preparação da terra é a mesma que a da plantação a partir dos brotos.