Como plantar amora

Como plantar amora

A amora é um fruto da árvore amoreira, nativa das regiões da Ásia, África e América do Norte. Estes frutos têm uma coloração vermelho escuro, apresentando-se quase preta quando estão maduros. Apreciada por muitos devido ao seu sabor doce, a amora pode ser consumida in natura ou utilizada na preparação de sucos e doces, como compotas, tortas, geleias, licores, entre outros. Mas para além de saborosa, a amora conta ainda com muitas propriedades benéficas para a saúde devido ao seu conteúdo em antioxidantes, vitaminas e fibras. Se quer ter sempre este fruto disponível em casa, de seguida no umCOMO vamos explicar para você como plantar amora.

Passos a seguir:
1

Para plantar amora é conveniente contar com espaço suficiente para isso, uma vez que esta árvore pode atingir de 4 a 5 metros de altura, sendo por isso considerada uma árvore de porte médio. Então o indicado será plantá-la se contar com um pomar ou jardim. A amoreira apresenta uma casca rugosa e escura e uma copa frondosa. Para além dos seus saborosos frutos comestíveis, a amoreira também possui umas flores pequenas de cor branca amarelada. No entanto, também é possível plantar amoras em vasos.

Existem vários tipos de amoreiras que dão origem a frutos de diferentes colorações, sendo que as mais comuns são a Morus alba (que produz amoras brancas e pode ser usada para a criação do bicho-da-seda), a Rubus rosifolius (que produz amoras vermelhas) e a Morus nigra ou amoreira-preta (que produz amoras pretas), a que é normalmente plantada e consumida.

2

A amoreira é uma árvore que prefere regiões com climas temperados subtropicais, em que as temperaturas rondem entre os 24º e os 28ºC. Por preferir zonas com climas frios e úmidos, ela ela se desenvolve bem em toda as regiões do Brasil.

Quanto à melhor época para iniciar o plantio da amora, o indicado é fazê-lo em setembro. No entanto, pode iniciar a plantação de amora em outras alturas do ano desde que possua estacas com gemas maduras.

3

Caso opte por plantar amora em vasos, deve contar com um vaso de 80 cm de largura por 85 cm de profundidade, para além de uma muda da árvore, argila expandida, terra vegetal, cascalho pequeno, manta drenante e pá. Uma vez reunidos os materiais necessários para plantar amora em vasos, deve seguir estes passos:

  1. Comece por colocar a manta drenante no fundo do vaso para permitir que a planta respire.
  2. Adicione uma camada de cerca de 5 cm de argila expandida.
  3. Coloque mais um pouco de manta drenante.
  4. Adicione uma camada de terra vegetal até cerca de 3 centímetros da borda do vaso.
  5. Coloque a muda da amoreira no centro do vaso.
  6. Adicione mais terra, mas sem ultrapassar a região entre o tronco e a raiz da planta.
  7. Compacte a terra com as mãos até ficar com a superfície uniforme.
  8. Espalhe cascalho ao redor da amoreira e faça a primeira rega.
4

Para plantar amora diretamente no solo, deve haver um espaçamento entre mudas de cerca de meio metro. A amoreira costuma se desenvolver bem em diferentes tipos de solo, mas tem preferência por solos úmidos e profundos, não tolerando bem os que tiverem sujeitos a encharcamentos.

Caso não plante as mudas no local definitivo, deve transplantá-las para o local definitivo quando atingirem 30 cm de altura.

5

Quanto à irrigação, a amoreira é uma árvore que gosta de umidade, mas sem exagerar para não afogar as plantas. Se na sua região chover com frequência, então isso pode ser suficiente para manter a umidade natural do solo.

6

Deve adubar a amoreira com adubo comprado em lojas de jardinagem ou preparado em casa, sendo que o único requisito é contar fosfato e húmus.

A amoreira começa a dar os primeiros frutos um ano e meio após a plantação da mesma. Sendo que no Brasil isso pode acontecer de setembro a novembro.

7

Para além disso e, uma vez que a árvore tenha dado os primeiros frutos, tem de experimentar fazer estas receitas deliciosas:

  • Geleia de amora caseira
  • Milk shake de amora

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar amora, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.