Como plantar babosa no chão

Como plantar babosa no chão

A babosa, de nome científico Aloe vera (L.) Burm. f.[1], é uma planta bastante conhecida em razão de suas propriedades medicinais, sendo usada há milhares de anos por ser capaz de auxiliar no tratamento de diversos em diversas áreas da saúde[2], também sendo utilizada na fabricação de produtos de beleza para tratamento de pele e cabelo. Em razão de todas as propriedades benéficas da babosa, a planta é comumente plantada e residência para que suas folhas possam ser extraídas e utilizadas, sem que, para isso, seja necessário adquirir produtos fabricados que contenham os princípios ativos.

Se você quer unir o útil ao agradável realizando o plantio de uma espécie que irá acrescentar um verde à sua residência e que será benéfica para a saúde de toda a sua família, veja como plantar babosa no chão nesse artigo do umCOMO.

Como plantar muda de babosa

Se você quer saber como plantar babosa no vaso, os passos devem ser exatamente os explicados abaixo para o solo, entretanto, é necessário prestar atenção no material do qual o recipiente será feito. Por ser uma planta que não exige hidratação diária, evite vasos feitos de materiais como o plásticos, afinal, esse fará com que seja muito difícil a evasão hídrica e com que aumentem as probabilidades de afogamento.

Agora que você já sabe como mudar a babosa de vaso, saiba que, se preferir, você pode plantar babosa na banana como uma orquídea, ou seja, presa ao tronco da bananeira de forma a aproveitar alguns das vantagens adquiridas pela árvore. Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto, veja como plantar orquídeas.

Outra dúvida comum entre os criadores de babosa é quando a babosa floresce. Se você tem essa questão em mente, sabia que a planta costuma florir durante a primavera e verão, sendo fora do usual que o processo ocorra durante temporadas mais frias do ano.

Água

Quando vamos começar a cultivar uma espécie nova, é importante que estudemos um pouco suas origens pois as plantas irão melhor se adaptar caso sejamos capazes de simular certos aspectos de seu habitat natural. Se falamos de uma planta originária de uma floresta tropical, usualmente falamos também de uma espécie que necessita de bastante água para sobreviver, entretanto, se estamos cultivando uma espécie como a babosa, que é originária de desertos[3], é melhor pensarmos em diminuir a quantidade de água.

As folhas da babosa possuem uma camada protetora que evitar que a planta perca líquidos, o que significa que é uma espécie bastante resistente às faltas de água[3], o que significa que devemos tomar cuidado com os exageros. Apesar da capacidade de sobreviver em locais secos, a babosa, assim como todas as plantas, precisa de água para sobreviver, sendo assim, preste atenção no solo e observe se há necessidade de nova rega. Em tempos de chuva, a rega é dispensada.

Luz

Por ser uma planta originária do deserto, a babosa dá preferência a locais com alta incidência de luz e temperaturas altas, tendo bastante dificuldade em sobreviver quando a colocamos em locais escuros e frios. Em razão de tais características adaptativas, é preferível colocar a planta em local aberto no exterior de nossas casas, tomando cuidado para não deixar plantas mais altas cobrirem a luz da babosa, o que fará com que a planta não consiga receber luz direta e que passe por problemas.

A babosa deve rereber ao menos 8 horas de luz solar diariamente[4].

Como plantar babosa no chão

Já vimos se babosa gosta de sol ou sombra, além disso, também já descobrimos que essa é uma planta que prefere poucas quantidades de água.

A vantagem de termos uma planta em vaso é que, caos a espécie não se adaptar muito bem ao local onde a colocamos, é possível simplesmente mudar o vaso de local e testar as preferência da planta. Por outro lado, quando queremos saber como plantar babosa no chão, é vantajoso irmos previamente atrás de informações acerca das necessidades da Aloe Vera em relação ao solo, garantindo assim que o substrato estará adequado quanto aos nutrientes disponíveis e à capacidade de retenção de água.

Em relação ao adubo do solo, a babosa dispensa o uso de químicos[5], ou seja, é desnecessário que você vá até lojas de jardinagem atrás de nutrientes específicos para a planta. Caso você saiba a composição do solo onde a planta se encontra e saiba também que se trata de um solo no qual plantações prévias acabaram por remover os nutrientes, aposte em um N-P-K simples e o problema estará resolvido.

Tipos de babosa

Apesar da Aloe vera (L.) Burm. f. ser a mais conhecida, existem outras plantas similares e que, por vezes, são chamadas de babosa. Para saber quais são os tipos de babosa e também quais são suas diferenças e usos, veja também quais são as espécies de babosa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar babosa no chão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. FALEIRO, C. C.; ELIAS, S. T. H.; CAVALCANTI, L. C.; CAVALCANTI, A. S. S. O extrato das folhas de babosa, Aloe vera na cicatrização de feridas experimentais em pele de ratos, num ensaio controlado por placebo. Natureza online, Vol. 7, Nº 2, pp. 56-60, 2009. Disponível em: http://plone.ufpb.br/nephf/contents/documentos/artigos/fitoterapia/o-extrato-das-folhas-de-babosa-aloe-vera-na-cicatrizacao-de-feridas-experimentais-em-pele-de-ratos-num-ensaio-controlado-por-placebo.pdf. Acesso em: 01/08/2020.
  2. FREITAS, V. S.; RODRIGUES, R. A. F.; GASPI, F. O. G. Propriedades farmacológicas da Aloe vera (L.) Burm. f. Revista Brasileiras de Plantas Medicinais, Vol. 16, Nº 2, pp. 299-307, Campinas, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbpm/v16n2/20.pdf. Acesso em: 01/08/2020.
  3. MAROJA, F. E. D. Produção e caracterização de membranas de quitosana com Aloe Vera. Programa de pós-graduação em ciência e engenharia de materiais, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/10563/1/FRANCISCA%20ESTRELA%20DANTAS%20MAROJA%20-%20DISSERTA%C3%87%C3%83O%20PPGEMat%202013..pdf. Acesso em: 01/08/2020.
  4. REGES, V. dos S.; PINA, J. C. Cultivo farmaconóstico da babosa (Aloe Vera). Faculdade Alfredo Nasser, 2005. Disponível em: http://www.faculdadealfredonasser.edu.br/files/Pesquisar_6/12-04-2018-15.09.05.pdf. Acesso em: 01/08/2020.
  5. QUEIROGA, V. de P.; GIRÃO, P de T. ALBUQUERQUE, E. M. D. de. Aloe Vera (Babosa) - Tecnologias de plantio em escala comercial para o semiárido e utilização Vicente. Nº 1, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2019. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstr