Como plantar bucha vegetal

Como plantar bucha vegetal

A bucha vegetal, buchinha, ou cabacinha, é uma planta do tipo trepadeira que floresce e tem bagas que por fora lembram um pepino. Por dentro dessas bagas estão as conhecidas buchas que são uma alternativa às esponjas artificiais de banho. Seu uso substitui esponjas convencionais, ajuda a esfoliar a pele e também pode ser usada na limpeza doméstica É bem possível que você já tenha visto buchas vegetais à venda em feiras ou mercados. Nem é preciso ter tanto espaço em casa assim. Se você quer produzir suas buchas naturais, umCOMO te ensina agora como plantar bucha vegetal.

Vai precisar de:
  • 3 sementes de bucha vegetal
  • Terra preta
  • Vaso grande ou jardineira

Como plantar bucha vegetal: passo a passo

Para plantar bucha vegetal, você deve seguir o seguinte passo a passo:

  • Comece preenchendo o vaso ou jardineira com terra preta. Você pode encontrar esse tipo de terra originária da Amazônia em versões artificiais em lojas de jardinagem.
  • Com o vaso preenchido, abra um buraquinho no centro com aproximadamente 3 cm de profundidade e largura. Use o tamanho do seu dedão como referência de tamanho.
  • Coloque as três sementes no mesmo buraco e cubra com um pouquinho de terra. Agora, regue mas não encharque a terra. Se o vaso ainda não está no sol, transfira-o para um lugar que receba luz direta do sol diariamente.
  • Agora o seu pé de bucha deve receber os cuidados essenciais. A rega deve ser realizada uma vez por semana de forma moderada sem encharcar a terra. Caso contrário, pode desenvolver fungos prejudiciais à planta.
  • Quando a planta começar a crescer é preciso colocar um suporte de trepadeira para que ela cresça verticalmente. No começo um palito de madeiro funciona, com o passar do tempo você terá de substituir por cabos maiores.

Dicas para plantar bucha vegetal

Para plantar bucha vegetal você precisa de pelo menos 3 sementinhas da bucha. Elas ficam dentro da bucha. Se você tem uma bucha vegetal madura, basta abri-la sobre uma superfície e deixar secar que as sementes vão cair sozinhas, ou tirar as sementes com a mão ou com uma pinça.

Mas, caso você não tenha acesso a um pé de bucha para conseguir a semente, você pode procurar em uma loja de jardinagem ou pedir na feira ou em algum lugar que vendam a bucha vegetal.

Por ser uma planta trepadeira, quando é plantada em chácaras e espaços maiores o ideal é ter um suporte grande de trepadeira ou cerca e plantá-la diretamente no solo. Mas, em casa você não precisará de tantas unidades de bucha, tampouco terá tanto espaço. Então, um vaso grande ou uma jardineira são suficientes para plantar bucha em em casa.

Quando plantar bucha vegetal

A época ideal para realizar o plantio da bucha é na primavera, quando ela melhor se desenvolve, ou nos meses quentes, já que a bucha adora o calor e as estações mais quentes. Na hora de escolher o local, portanto, para plantar bucha você pode selecionar um bom lugar ao sol.

Curiosidades sobre a bucha vegetal

Conheça algumas curiosidades sobre a bucha vegetal:

  • Origem: a bucha vegetal é uma esponja natural feita a partir da fibra de uma planta chamada Luffa cylindrica, que é nativa de regiões tropicais e subtropicais da Ásia e África.
  • Uso histórico: ela tem sido usada há milhares de anos em diferentes culturas para limpeza e higiene pessoal. Na Índia, por exemplo, a bucha é usada para massagear e esfoliar a pele, enquanto no Egito antigo, a bucha era usada para limpar os corpos antes da mumificação.
  • Cultivo: A Luffa cylindrica é uma trepadeira que cresce rapidamente e pode atingir até 30 metros de comprimento. As esponjas são colhidas quando as plantas atingem a maturidade e são deixadas para secar ao sol.
  • Sustentabilidade: ela é uma alternativa sustentável às esponjas sintéticas, que geralmente são feitas de plástico e podem levar centenas de anos para se decompor. Além disso, a bucha vegetal é biodegradável e renovável, uma vez que a planta pode ser replantada a cada safra.
  • Propriedades: a bucha vegetal é um esfoliante natural e pode ajudar a remover células mortas da pele, estimular a circulação sanguínea e suavizar a textura da pele. Também é capaz de absorver óleo e sujeira, tornando-a eficaz na limpeza de pratos e outras superfícies.
  • Cuidados: para garantir a longevidade da bucha vegetal, é importante enxaguá-la bem após o uso e pendurá-la em um local seco. É recomendável substituí-la a cada 3-4 semanas, dependendo da frequência de uso.
  • Diferentes tipos: existem vários tipos de buchas vegetais disponíveis no mercado, incluindo esponjas com fibras mais suaves para peles sensíveis, e esponjas mais ásperas para limpeza pesada de superfícies.

Após plantar bucha vegetal, os frutos devem aparecer a partir de 1 ano. Para saber se já é hora de colher a bucha para utilizá-la, a casca deve estar amarela ou marrom. Na hora de colher, você até pode usar as mãos, mas o ideal é que utilize uma tesoura para não correr o risco de estragar a bucha e danificar a planta.

Então, basta abrir a casca e repetir o procedimento de tirar as sementes (explicado no passo 1). Sua bucha vegetal estará pronta para ser aproveitada!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar bucha vegetal, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.