Como plantar cactos em vasos pequenos - manual

Como plantar cactos em vasos pequenos - manual

Os cactos são plantas típicas de regiões desérticas e uma excelente opção para quem não tem um “dedo verde”, ou seja, aqueles que desejam ter uma planta mas não têm todas as habilidades necessárias para cuidar de uma. Cactos são plantas simples e muito resistentes que precisam de pouco cuidado, uma vez que necessitam de pouca água e gostam de sol forte. É possível ter cactos tanto no exterior da casa, como no jardim, quanto no interior, se plantados adequadamente em vasos. Contudo, plantar cactos exige um pouco de cuidado para não se machucar com os espinhos. Continue em umCOMO para descobrir como plantar cactos em vasos pequenos passo a passo!

 

Como plantar cactos em vasos pequenos: passo a passo

Se você deseja plantar cactos em vasos pequenos, siga nosso passo a passo:

  1. Escolha o tipo de vaso ideal para plantar seu cacto.Dica: além dos tradicionais vasos comprados em lojas de materiais de jardinagem, você também pode plantar cactos em vidro, plantar cactos em xícaras e plantar cacto em vaso de barro. Os vasos de barro costumam ter furos no fundo para facilitar a drenagem, no entanto, os vidros e as xícaras não. Para plantar cactos em vidros e xícaras você deverá fazer buracos no fundo com o auxílio de uma furadeira. Dessa forma, o escoamento do excesso de água se dá sem problemas, evitando que as raízes apodreçam.
  2. Preencha o vaso escolhido com terra.Um bom substrato para cactos é arenoso - lembre-se que essa é uma planta típica do deserto. Você pode preparar o substrato misturando areia e algum outro tipo de terra, até mesmo a encontrada em canteiros de praças e jardins. No entanto, deve-se evitar os solos argiloso como a terra roxa, pois armazenam muita água, o que é danoso para o desenvolvimento correto de seu cacto.
  3. Separe a muda ou as sementes de cacto e coloque-as na terra. Caso opte por uma muda, basta retirar um broto da planta mãe cuidadosamente (recomenda-se o uso de luvas grossas para jardinagem) e encaixe-o e um pequeno buraco feito na terra. Em até dois meses, o broto desenvolverá raízes. No entanto, se você preferir plantar a partir de sementes, cave um buraco que tenha cerca de 1/3 do tamanho do vaso, plante a semente e regue com água a seguir.
  4. Se preferir, você pode cobrir o vasinho com pedrinhas ou cascalho. Está pronto!
Imagem: gideaopaisagismo.com

Como plantar cactos grandes em vasos

Muitas vezes, optamos por replantar cactos em vasos grandes para permitir que a planta cresça mais e melhor. Dessa forma, o desenvolvimento do seu cacto irá depender do tamanho do vaso: se você deseja um cacto pequeno, é preciso utilizar um vaso pequena; se deseja um cacto grande, plante-o em um vaso grande. O crescimento da planta está condicionado ao espaço disponível para o espalhamento de suas raízes.

O processo para plantar cactos grandes em vaso é o mesmo que para plantar cactos pequenos. Nesse caso, recomenda-se o uso de mudas um pouco mais desenvolvidas (ou seja, que já passaram por um envasamento anterior). Veja nosso artigo sobre como e quando transplantar os cactos. Plantar cactos em vasos grandes a partir da semente ou de um broto não é recomendado, uma vez que o crescimento da planta é lento e gradual. Observe nossas dicas a seguir:

  • Escolha um vaso com 25 cm a 1 m de profundidade;
  • Prepare o substrato adequadamente;
  • Faça o transplante de um cacto de vaso pequeno para o vaso grande. Com mais espaço para o crescimento das raízes, mais seu cacto irá se desenvolver;
  • Use luvas de jardinagem para não machucar as mãos durante o transplante de vasos.

É preciso lembrar que independente de seu cacto ser grande ou pequeno, é necessário deixá-lo bem exposto ao sol e regar de duas em duas semanas (para cactos em ambiente externo) ou uma vez por mês (no caso de cactos em ambiente interno). Essas lindas plantas vão incrementar o visual da sua casa! Confira outras dicas em como ter cactos bonitos.

Como plantar cacto mandacaru

No caso de plantar cacto mandacaru, símbolo do Nordeste brasileiro e referenciado em muitas canções populares, o procedimento é o mesmo: basta colocar uma muda em um vaso com o substrato adequado e aguardar até o surgimento das raízes. Contudo, o mandacaru se dá melhor se plantado diretamente no solo, observando-se um raio de quatro metros entre o mandacaru e outras plantas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar cactos em vasos pequenos - manual, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • http://flores.culturamix.com/informacoes/como-plantar-mandacaru
  • https://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2013/11/20/cultivar-cactos-e-facil-mas-drenagem-do-solo-e-essencial-a-saude-da-planta.htm