Como plantar capim santo

Como plantar capim santo

O capim santo é excelente para fazer chás ajuda a combater dores abdominais, diarreias e cólicas, além e ser um analgésico leve e, não podemos deixar de lado, um cheiro delicioso quando colhido ou preparado, esse santo remédio pode ter muitos nomes, seja capim santo, capim cidreira, capim limão, erva príncipe, todo são a mesma planta que nasce em touceiras, tem as folhas compridas e crescem fácil, fácil. Mas para isso é preciso plantá-las.

Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como plantar capim santo.

Passos a seguir:
1

Escolhendo a muda

Essa planta raramente floresce por isso é muito difícil se utilizar de suas sementes, sendo indicado sempre fazer o plantio e preparação de mudas de touceiras mais velhas, o que na verdade é bem simples, vamos ver?

Primeiro colha alguns bulbos da touceira, retire o excesso de raiz e de folhas. O bulbo é aquela parte branca que fica bem rente terra, geralmente entrando no solo um pouquinho.

Você vai ficar com um pedaço bem curto de planta na mão, algo em torno de 15 centímetros de comprimento.

2

Preparando a plantação

Agora que você tem os bulbos separados e limpos, coloque-os na água, pode ser em copos grandes, ou garrafas pet cortadas, ou mesmo vasos que ainda não tenham sido furados, enfim, qualquer coisa que você consiga deixar de pé, para que a parte de cima fique de fora da água.

É importante que essa água seja trocada todos os dias para permanecer limpa, mas não se preocupe: depois de uma semana começaram a brotar novas raízes e folhas nascerão na parte mais interna do bulbo, chegou a hora de levar ao solo.

Para plantar com sucesso é necessário enterrar no solo toda a parte branca, deixando apenas as folhas acima do solo. Viu como é simples de plantar capim santo?

3

Cuidados com a planta

O capim santo é uma planta que se dá bem em ambiente quente e úmido, é ideal que ela tome muito sol e que o solo nunca fique seco. Para isso o melhor é plantá-la no jardim, nunca esquecendo de regar a cada dois dias.

Como a planta gosta de crescer bastante fique atento a outras plantas invasoras e sempre mantenha os arredores da sua touceira limpo, isso evitará a morte da sua planta e ajudará com que ela cresça forte e saudável.

A primeira poda das folhas pode ser feito depois de apenas 3 ou 4 meses, uma folha de cada vez ou mesmo todas juntas, de preferência em horas que o dia não estiver muito quente, para evitar ressecamento desnecessário.

Se possível adube o solo com adubo orgânico, com a mesma frequência que fizer a poda, a cada três ou quatro meses. A combinação das duas ações fará com que sua planta se desenvolva plenamente.

4

Como cuidar das folhas

Após a colheita o ideal é que você lave bem as folhas, corte em pedaços menores (não rasgue ou esfarele, isso fará com que ela perca seus óleos naturais e todas as suas propriedades) coloque sobre uma bandeja forrada com pano, pode ser um guardanapo, e cubra com tule.

Após secar pode guardar em vidros com tampa, como vidros de maionese velhos.

Ela dura muitos meses, o suficiente para você ter uma nova poda.

5

Agora que você já sabe como plantar capim santo, está esperando o que para começar a cultivar o seu?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar capim santo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.