Como plantar caqui

Como plantar caqui

Os caquis são frutas doces e saborosas que nascem em árvores de médio porte. Por isso, podem ser cultivados até mesmo em jardins que possuam tamanho suficiente para receber uma muda. Existem diferentes espécies, mas para as residências são indicadas as mudas enxertadas, que garantem uma maior produção de frutos, das variedades do fuyu e do caqui-chocolate. Esses tipos não precisam passar pelo processo de destanização, que serve para remover o gosto amargo que “trava” a boca, causando uma sensação ruim ao paladar. Para saber mais sobre o assunto e como plantar caqui confira as dicas e informações que o umCOMO reuniu sobre o tema.

Passos a seguir:
1

No Brasil, não se planta caqui apenas para desfrutar dos seus deliciosos frutos, mas também porque é uma planta rústica, considerada belíssima para uso ornamental. Por isso, mesmo que o indicado seja que o seu cultivo aconteça diretamente em solos, também pode ser plantada em vasos. No entanto, o seu tamanho será menor e não produzirá frutas, mas deixará a sua residência muito mais bonita, devido ao tronco tortuoso e bastante ramificado da planta. Outra de suas vantagens estéticas é o fato das folhas do caqui mudarem de cor no outono, quando passam do verde para as cores vermelho-alaranjado. Além disso, floresce com delicados exemplares.

2

Quem deseja cultivar caqui no seu jardim, em toda a sua beleza e com frutos, deve dispor de um espaço que tenha pelo menos 12 metros quadrados. Além disso, o espaço deve receber sol em abundância, mas não muito vento, porque são bastante suscetíveis às rajadas. Já a cova para plantar a muda de caqui deve ter 60 cm de largura, 60 cm de comprimento e 60 cm de profundidade.

3

O solo precisa ser bem drenado, fértil e contar com matéria orgânica em abundância. Se forem plantadas mais de uma muda de caqui, é importante que haja um bom espaçamento entre elas, de cinco a oito metros, uma vez que são espécies que precisam de espaço para se desenvolver de maneira satisfatória. O solo deve se manter úmido. O melhor é fazer o plantio no inverno, entre junho e julho, ou no verão, entre dezembro e janeiro.

4

O caquizeiro não suporta solos muito ácidos, por isso, se a terra do seu jardim estiver com o pH baixo é preciso corrigir com calcário. Para o procedimento, é preciso adicionar calcário no local onde a muda de caqui será plantada 30 dias antes do cultivo.

Outra dica para plantar caqui é fincar na terra um bambu ou outro tipo de estaca, próximo à planta e amarrar ao seu caule, assim, ela cresce de maneira mais reta e segura.

5

A espécie gosta de água, sendo que nos primeiros 10 dias após o plantio do caqui o cuidado é redobrado. Nesse período, sempre que não chover, é preciso regar a planta todos os dias. A partir de então, basta regá-la de duas a três vezes por semana, tendo o cuidado de nunca deixar o solo seco e nem encharcado.

6

Quem plantar caqui em vasos deve seguir as mesmas dicas, escolhendo lugares ensolarados e espaçosos para o caquizeiro se desenvolver. Antes de colocar a terra no vaso, é possível acrescentar uma camada de cascalho para garantir a drenagem, depois adicionar a terra e composto orgânico. No solo ou nos vasos, é importante ainda fazer a poda da árvore periodicamente, removendo folhas e caules secos, o que vai garantir não só a sua beleza, como também uma maior produção.

7

Depois de três anos, a planta vai dar os primeiros frutos. Caso a muda não seja enxertada, esse prazo pode se estender a oito anos. Isso vai acontecer em até 200 dias depois que o caquizeiro florir. Em regiões de temperaturas altas a colheita do caqui pode ser precoce e tardia em lugares de clima frio. Além disso, conforme a variedade, a árvore pode ser produtiva por mais de 25 anos, podendo atingir até 40 anos de produção e ter uma vida que dure mais de 100 anos.

8

Já para colher o caqui, é importante esperar que o fruto amadureça no pé, senão, eles se manterão amargos. O momento certo da colheita é quando os frutos estiverem na coloração amarela-avermelhada ou amarela-esverdeada, sendo possível usar uma tesoura para cortá-los dos galhos. Caso sejam cultivadas as variedades de caqui que apresentam maior amargor inicial, é preciso que os frutos passem pela chamada desnatização, que consiste em mergulhar as frutas depois de colhidas em álcool por 36 horas.

Agora que já sabe plantar caqui, confira todos os benefícios que o caqui tem para sua saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar caqui, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.