Como plantar cebolinha

Como plantar cebolinha
Imagem: armazemdasespeciarias.com.br

A cebolinha é uma erva originária da Europa, mas muito comum não só em pratos mas em hortas das casas brasileiras de todas as regiões. Este é talvez um dos temperos mais utilizados na cozinha brasileira, junto com a salsinha e mais alguns outros.

A cebolinha ou allium fistulosum é uma planta de fácil cultivo, se adaptando à quase todos os tipos de climas das regiões brasileiras. Neste artigo, umComo ensina como plantar cebolinha.

Passos a seguir:
1

A temperatura ideal para o cultivo de cebolinha deve estar dentro da média de 13ºC e 24ºC. Mesmo que ainda existam alguns tipos de cultivares que aturem temperatura pouco acima e pouco abaixo desta média, a maioria delas perde parte da capacidade de desenvolvimento se o clima desvia deste padrão.

2

A cebolinha precisa de alta e direta incidência de luz solar pelo mínimo de três horas diárias, mas não toleras climas muito quentes ou secos, abafados.

3

A cebolinha é uma hortaliça rústica e se desenvolve bem em quase qualquer solo, em termos de nível de acidez, tolerando mais o calcário do que o ácido. No entanto o solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matérias orgânicas. Deve-se evitar, acima de tudo, solos encharcados ou sujeitos a encharcamentos.

4

Regue suas cebolinhas com frequência para que o solo seja mantido úmido. Mas como dissemos, o excesso de umidade é fatal para as cebolinhas, desta forma, a boa fluidez é essencial. A planta, quando adulta, é relativamente resistente a períodos de seca, desde que estes não se estendam por demasiado tempo.

5

A cebolinha pode ser cultivada a partir de sementes ou mesmo por divisão de touceiras. Métodos de reprodução obviamente não funcionam com esta pequena planta. Você pode optar, na hora do plantio das sementes, entre a sementeira ou diretamente no local definitivo.

6

Nas regiões mais quentes é difícil ver a cebolinha florescer e produzir sementes. Se for este o caso, você pode optar pelo método de divisão de touceiras, quando a planta já é adulta e crescida, separe alguns ramos e plante-os separados da planta que os originou, mas na mesma profundidade em que ele encontrava-se anteriormente. Alguns cultivares de cebolinha não aguentam estas mudanças por se propagar vegetativamente com menor frequência, mas tanto a cebolinha verde como a cebolinha francesa, as mais comuns, podem ser reproduzidas desta forma.

Imagem: cpt.com.br
7

Lembre-se de retirar as plantas invasoras e "matinhos" que inevitavelmente crescem no entorno das outras plantas. Estas ervinhas, por mais que sejam pequenas, não trazem nenhum benefício, muito pelo contrário, roubam alguns dos nutrientes necessários para o bom crescimento da cebolinha.

8

Na questão da colheita, se o seu objetivo é colher somente a parte branca do caule, chamada pseudocaule, amontoe terra ao redor da planta conforme ela for crescendo, isto aumenta o pseudocaule. Veja também:

  • Como plantar sálvia
  • Como plantar louro
  • Como cultivar tomilho
  • Como cuidar do manjericão
  • Como cuidar da salsa
Imagem: jornalagricola.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar cebolinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.