Como plantar chuva-de-ouro

Como plantar chuva-de-ouro
Imagem: elo7.com.br

Chuva de Ouro é o nome popular de um famoso grupo de orquídeas, cujo nome técnico é Oncidium, em que se inserem diversas plantas bastante similares em sua aparência. Originária da região do Brasil e do Paraguai, essa orquidácea é uma planta de flor muito delicada, amarela cor de ouro. Essa planta tem fim unicamente ornamental, mas é eficaz na decoração de jardins, tornando o ambiente mais leve belo, colorido e aprazível. Cultivar essa orquídea é muito fácil e simples, e nesse artigo de umComo, você descobrirá como plantar chuva-de-ouro, como fazer sua manutenção e muitas outras informações acerca dessa plantinha.

Passos a seguir:
1

Antes de tudo, para fazer o plantio da Chuva de ouro, é necessário ter alguns materiais básicos para tal. É interessante ter uma muda, pois esse é o método mais eficaz de plantio de todas as orquídeas do planeta. Também lhe será de utilidade possuir adubo foliar, placas de coco e fertilizante NPK 10-10-10, pois estes farão com que o desenvolvimento da planta seja mais eficaz e vívido. Arames serão úteis também para unir a orquídea às árvores, às placas de coco ou ao vaso.

2

Para plantar chuva de ouro no vaso, primeiramente é necessário ter o vaso e a placa de coco. Desfie sua placa de coco no vaso e coloque de maneira dispersa pelo vaso, sem causar lotação, pois como essa planta é uma orquídea, ela não se adéqua ao modelo de plantio em terra dura. Busque utilizar de uma terra fofa e bem arejada. Coloque a muda por entre a fibra de coco e fixe ela no vaso sem machucá-la. Delicadeza é essencial nesse processo. Quando ela estiver fixa, encontre um local para a plantinha que esteja em meia sombra, pois o sol diretamente pode danificá-la, sendo que o sombreamento ideal seja de 50%.

3

Na minha opinião, cultivar chuva-de-ouro em árvores dá muito mais viçosidade à planta e deixa o ambiente muito mais bonito. De fato, por ser o habitat natural dessa planta, a Onchidium cresce e floresce com mais vigor quando plantada em árvores. Esse processo é mais simples até do que plantar em vaso. Você precisará de uma placa de coco ou no xaxim, em cujos sulcos você inserirá as raízes da orquídea. Logo após, passará um arame por fora da orquídea, com o máximo de cuidado para não machucá-la e mantê-la fixa na placa. Depois é só prender a placa na árvore de seu desejo e aproveitar os ornamentos.

4

A chuva-de-ouro é de cultivo simples, pois resiste a temperaturas que vão de 3 a 35 graus celsius. A única preocupação que você deve ter é regá-la durante todos os dias do período de baixa umidade, para que ela não fique sem água. Para dar mais vigor à orquídea, irrigá-la no período do inverno com NPK 10-10-10 dissolvido em água é eficaz, alem de algumas gotas de adubo foliar.

5

Enfim, cultivar a chuva-de-ouro é um processo bastante simples, mas que requer determinada dedicação. Essa orquídea e suas flores é uma das mais belas plantas que existem, e cultivá-la em casa é uma benção da natureza, na essência da palavra.

Imagem: olhares.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar chuva-de-ouro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.