Passos para plantar uma flor

Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados

Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados

A Euphorbia milii, popularmente conhecida como coroa-de-cristo, é uma planta originária da Ilha de Madagascar, na África, mas muito difundida no Brasil. Geralmente, é utilizada como planta ornamental e também como proteção em cercas vivas. Seu arbusto pode chegar a 2 metros de altura, e seus espinhos podem ter até 3 centímetros cada. Além de coroa-de-cristo, a Euphorbia milii também pode ser conhecida como colchão-de-noiva, dois-amigos, coroa-de-espinhos, martírios, duas-amigas, bem-casados, dois-irmãos e coroa-de-nossa-senhora.

No artigo de hoje em umCOMO, traremos curiosidades e informações a respeito da coroa-de-cristo e a forma ideal de se fazer o plantio desse arbusto. Se você deseja saber como plantar coroa-de-cristo, não deixe de continuar lendo.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de Lágrimas-de-cristo

Índice

  1. Planta coroa de cristo: curiosidades e informações
  2. Como plantar coroa-de-cristo
  3. Euphorbia milii - cuidados

Planta coroa de cristo: curiosidades e informações

O principal uso da planta coroa-de-cristo é como cercas vivas, isoladas ou junto ao muro. A planta floresce o ano inteiro e possui alto valor paisagístico, ou seja, além de ser funcional, ainda é um excelente complemento decorativo no jardim. Suas flores podem se apresentar em diversas cores: vermelhas, rosas, brancas ou amarelas. Quando é cortada, a planta libera uma espécie de látex tóxico, que pode causar irritação na pele e nos olhos. Por conta disso, o manuseio da coroa-de-cristo deve ser feito com luvas grossas.

A coroa-de-cristo é uma planta que necessita de luz solar direta e lida muito bem com climas tropicais e subtropicais, mas não suporta temperaturas próximas a 0 graus. É de fácil cultivo e bastante resistente à seca, mas se desenvolve melhor com regas constantes - mas tomando cuidado com o excesso de água, que pode prejudicar o crescimento da planta.

É um arbusto muito versátil. Aguenta podas, cresce em solo arenoso, aguenta frio, vento, meses sem água e até mesmo maresia. Pode ser complicado o cultivo em ambientes frequentados por crianças, mas seu uso é diverso: pode isolar uma área, dificultar a escalada de um muro ou impedir o acesso a uma janela, dentre outros. Se você se interessou pelo assunto e quer aprender como cultivar coroa-de-cristo, confira as dicas a seguir.

Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados - Planta coroa de cristo: curiosidades e informações

Como plantar coroa-de-cristo

A resposta para a pergunta "como plantar coroa-de-cristo" é a seguinte: se você quer iniciar o cultivo dessa plantinha em casa, o ideal é fazer mudas. E para isso, existem dois métodos principais: a propagação por estaquia e a propagação por sementes. Confira o que é cada uma delas e o passo a passo para plantar coroa-de-cristo a partir dessas técnicas a seguir:

Plantar coroa-de-cristo por estaquia

A propagação por estaquia é um método de reprodução assexuada das plantas. Através de pequenas estacas (caules, raízes, folhas, etc) de uma planta original plantadas no solo, novas plantas começam a se desenvolver. Para cultivar a planta coroa-de-cristo utilizando este método, o passo a passo é o seguinte:

  1. Escolha uma planta-mãe saudável e nutrida
  2. Faça um corte de cerca de 10cm de um dos ramos com folhas da planta
  3. Deixe a estaca secar em um lugar sombreado por alguns dias
  4. Plante o pedaço de coroa-de-cristo em um vasinho com terra úmida e rica em matéria orgânica
  5. Faça a rega e aguarde o enraizamento das raízes

Pronto! Agora que você seguiu todos os passos, é só esperar. O processo de surgimento das primeiras raízes demora cerca de 1 mês. Depois desse período, é provável que você já comece a ver a nova plantinha brotando do solo.

Plantar coroa-de-cristo usando sementes

Já a propagação por sementes é um meio sexuado para plantar coroa-de-cristo. Na natureza, as flores geram sementes que, ao cair na terra, criam mudas e geram plantinhas novas. Mas para reproduzir essa técnica em casa, é preciso comprar sementes da plantinha em lojas especializadas em Jardinagem e fazer a germinação no solo. Como? É o que você confere no passo a passo abaixo:

  1. Compre sementes da planta coroa-de-cristo
  2. Adicione terra enriquecida em matéria orgânica em um vasinho
  3. Faça um buraco de alguns centímetros de profundidade no solo
  4. Posicione as sementinhas dentro do buraco
  5. Cubra as sementes com mais um pouco de substrato
  6. Faça a rega e aguarde a germinação

Essa forma de plantio é ideal para o jardineiro que busca novas variedades da planta. A coroa-de-cristo começa a germinar após 15 dias, em média. Espere as primeiras quatro a seis folhas surgirem para transferir a planta para o solo definitivo, seja no quintal, jardim ou em um vaso maior.

    Seja qual for o método que você escolher para fazer as mudas da planta coroa-de-cristo, nossa dica é proteger a pele dos espinhos e também olhos, nariz e boca. Utilize luvas e lembre-se de lavar as mãos após qualquer contato com a coroa-de-cristo, para certificar que quaisquer toxinas foram eliminadas.

    Agora você já sabe como cultivar coroa-de-cristo. Se quer continuar se aprofundando no tema Jardinagem, sugerimos que acesse também: Como preparar mudas

    Euphorbia milii - cuidados

    Se você decidiu aprender como plantar coroa-de-cristo e quer cultivar um exemplar desse arbusto em casa, deve estar atento às seguintes orientações para plantar e cuidar de coroa-de-cristo corretamente:

    Quanto ao solo, ele precisa ser bem drenado, leve e moderadamente fértil. Apesar dessas recomendações, reforçamos que a coroa-de-cristo é bastante resistente ao tipo de solo. Na hora do plantio, caso você queira construir uma cerca viva, o espaço recomendado entre as plantas é de 25cm a 60cm, variando de acordo com a variedade da espécie que você irá plantar. Cuidado com o excesso de espaçamento, pois poderá produzir falhas na cerca. Caso tenha dúvidas, o ideal é tirá-las junto o vendedor na hora da compra.

    Quando as condições de cultivo são ideais, a planta pode florescer o ano inteiro. Contudo, as principais épocas de floração são entre a primavera e o verão, por conta da luz do sol e do calor. Lembramos, ainda, que para garantir um crescimento saudável da planta, ela deve receber luz solar direta. Portanto, tenha cuidado especial na hora de decidir aonde posicionar a sua muda de coroa-de-cristo.

    Conforme falamos anteriormente, a planta coroa-de-cristo é uma planta bastante resistente à seca, mas o seu desenvolvimento melhora se não faltar água. Deve-se tomar cuidado com o excesso de rega, pois pode prejudicar a planta e produzir o efeito contrário. Tente aguar a planta a cada dois dias.

    Sugestão: Como plantar dracena

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

    Escrever comentário

    O que lhe pareceu o artigo?
    5 comentários
    A sua avaliação:
    Miguel Oliveira Netto
    Olá queria saber como faço pra eliminar a planta coroa de Cristo?
    A sua avaliação:
    Reiner Lúcio de Oliveira
    Pergunta: posso plantar de três a quatro espécies de trepadeiras juntas numa cerca viva? Quais seriam as plantas ideiais? E quais as mais bonitas para isso? Poderia me indicar?! Obrigado!
    A sua avaliação:
    Luiz Otavio Oliveira
    Muito útil obrigado
    Eliane
    Eu amo os seus documentários sobre plantas e quero fazer um pequeno jardim na minha casa na chácara me informe quais plantas sao mais indicadas. Obrigado mesmo. Nao deixe de me enviar mais variedades
    A sua avaliação:
    Maria Aparecida
    amo jardinagem coroa-de-cristo é das minhas favoritas
    1 de 2
    Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados