Como plantar couve

Como plantar couve
Imagem: blog.bemzen.uol.com.br

A couve é uma planta muito utilizada na culinária, especialmente para sopas ou acompanhamento de alguns pratos. Tem inúmeros benefícios e, por isso, deve fazer parte da composição de uma dieta equilibrada e saudável.

Muitas pessoas optam por cultivar as suas próprias couves, para que as possam ter sempre à sua disposição e para que saibam exatamente o que estão a comer, podendo assim usufruir delas de forma saudável, livre de contaminações, adubos artificiais e substâncias menos apropriadas ao consumo.

Se você gostaria de saber como plantar couve, continue lendo esse artigo de umComo.com.br que nós ensinamos-lhe tudo o que precisa saber!

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Em regiões de clima ameno você poderá plantar couves durante todo o ano, em regiões de clima mais quente o ideal é plantá-las durante o Outono e o Inverno, pois elas aguentarão mais calor se já estiverem mais crescidas.

A couve é uma planta que pede grande luminosidade e contato com luz solar direta, pelo que deverão estar expostas à mesma. No entanto, em épocas de grande calor é melhor provir alguma sombra, para que o sol demasiado quente não queime as suas folhas.

Imagem: marquesices.blogspot.pt
2

O solo ideal para plantar couves é argiloso / arenoso e deve estar úmido e bem drenado. Deve ser um solo rico em matéria orgânica e nitrogênio e deve manter um pH entre 6 e 7.5.

A rega do solo deve ser frequente, de forma a que este esteja sempre úmido, mas nunca encharcado, para não danificar as raízes.

Imagem: quintaldolita.blogspot.pt
3

Para plantar couve, você pode recorrer a sementes ou a rebentos de plantas já adultas, neste último caso deverá escolher um da base da couve, já com cerca de 20 cm. Se optar por sementes, coloque-as a cerca de 1.25 cm de profundidade.

Você poderá optar por plantar diretamente na terra ou, se preferir, em sementeiras, fazendo posteriormente o transplante quando a couve já tiver entre 4 a 6 folhas e, preferencialmente, em dias chuvosos ou ao final da tarde, regando logo de seguida.

Se cultivar muitas couves, deverá deixar cerca de 50 cm ou 1 m de espaçamento entre as linhas de cultivo e 25 a 50 cm entre cada couve. Se não deixar essa distância, a couve não se desenvolverá tanto.

Se optar por plantar em um vaso, certifique-se de que ele tem pelo menos 25 cm de diâmetro, para que a planta tenha espaço para se desenvolver corretamente.

Imagem: rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt
4

Você poderá podar suas couves, para que algumas folhas se desenvolvam mais. Se achar que estão ficando demasiado altas, corte a parte superior do talo principal, se, por outro lado, preferir que estas se desenvolvam mais nesse sentido, corte os talos laterais.

Imagem: commerciol.com
5

A colheita das couves é feita, normalmente, cerca de 10 a 16 semanas após o seu plantio. Prefira sempre fazer a colheita nas horas mais frescas do dia e deixe sempre pelo menos 5 folhinhas no caule, para que a couve continue se desenvolvendo.

Imagem: emagrecarapido.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar couve, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.