Como plantar Cravo

Como plantar Cravo
Imagem: blog.giulianaflores.com.br

Que tal deixar o seu jardim mais bonito e colorido? Aprenda a como plantar cravo com as dicas que o umComo.com.br reuniu para você sobre o assunto. Saiba como preparar o solo, quando plantar e quais os principais cuidados para que a planta floresça conforme o esperado.

Passos a seguir:
1

Amarelos, brancos, vermelhos, rosas e muitas outras tonalidades possuem os cravos, a flor do craveiro, que embeleza jardins e pode ser até mesmo cultivado em vasos para colorir varandas e pequenos espaços. Assim, quem deseja saber como plantar cravo deve escolher os meses entre maio a julho para a semeadura, pois em temperaturas muito baixas ele pode não germinar. A temperatura ideal é entre 21°C e 24°C, assim, em regiões quentes, o melhor é plantar o cravo no outono.

Imagem: diariojardim.blogspot.com
2

As sementes do craveiro são grandes e, por isso, mais fáceis de manusear, podendo ser plantadas diretamente no solo ou em vasos. De qualquer forma, é indicado que elas não sejam muito enterradas, somente o suficiente para que possam ser cobertas com o solo. Além disso, até germinarem, o que pode levar 14 dias, o melhor é que a terra permaneça sempre úmida. Mesmo que o mais comum seja plantar as sementes do cravo, existem espécies que se propagam melhor a partir de estacas.

3

Quem for plantar cravo em um sementário ou no local que ainda não é o definitivo pode realizar o transplante quando a planta recém-germinada tiver com duas ou três folhas e apresentarem uma boa quantidade de raízes. Nesse momento, ela recebe o nome de plântula e vai garantir uma propagação da espécie com sucesso, sendo que deve ter um espaçamento de 40 centímetros quadrados de uma a outra quando for transplantada. Isso porque o craveiro pode atingir 35 centímetros de largura e a mesma medida de altura.

4

Já o solo ideal para o craveiro é com pH neutro, bem drenado e fértil, preparado com terra vegetal e de jardim. Dessa forma, o recomendado é uma parte de terra comum de jardim, a mesma quantidade de terra vegetal e duas partes de composto orgânico. O primeiro passo para plantar no vaso é colocar uma camada de brita, depois, uma manta de poliéster para filtrar a água e, por fim, adicionar o solo preparado. Por cima, é possível ainda colocar cascas de árvores. Certifique-se de que o vaso possui os furos no seu fundo para que a água em excesso escoe.

Imagem: wikiflores.com
5

O craveiro exige regras regulares para se desenvolver, sendo que nunca o solo deve ficar encharcado, muito menos no inverno, caso contrário podem surgir fungos que apodrecem a raiz. É preciso ter cuidado para não molhar as folhas na hora de regar a planta. Já o local do cultivo exige boa luminosidade, ventilação e sol para garantir o bem estar da planta. Quanto à adubação, que não deve ser feita com fertilizantes contendo amônia, pode ocorrer apenas quando necessária, quando aparecem as flores, em torno de 40 dias após o transplante. Já as podas são indicadas para quando as flores secarem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Cravo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.