Como plantar damiana

Como plantar damiana

A belíssima flor amarela é também uma poderosa erva medicinal, contendo propriedades afrodisíacas e funcionando como tônico para os nervos. Constitui-se em um pequeno arbusto resistente que pode ser cultivado em diferentes solos e, assim, em diferentes locais. No entanto, não possui a mesma resistência às geadas e, por isso, em regiões de invernos rigorosos é preciso que essa espécie se desenvolva em ambientes fechados e adequados. Para saber mais sobre essa flor e a como plantar damiana veja as dicas que o umCOMO reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

Para saber como plantar damiana é preciso ter em mãos as suas sementes, recipientes pequenos para plantá-las, terra e composto orgânico. Você pode começar colocando um pouco de terra e composto no pote, que não precisa ser muito grande, o que vai ajudar a germinação da planta. Assim, quando ela estiver maior, a muda pode ser transplantada para o vaso onde vai crescer e mesmo para o solo. As sementes podem ficar levemente enterradas, a menos de um centímetro de profundidade.

2

Por fim, regue os potes onde as sementes foram colocadas e, de preferência, deixe-os em lugares bem iluminados, o que vai ajudar na germinação da damiana. Já quando for transplantar a damiana para o seu local definitivo, é importante que a planta receba de 8 a 10 horas de sol por dia. Além disso, a troca de lugar, de preferência, deve ser feita quando já estiver bem quente. Desse modo, o indicado é que o cultivo da damiana seja realizada um mês e meio antes do verão chegar.

3

Depois que a damiana for colocada diretamente no solo ou no vaso onde vai permanecer é importante que ela seja irrigada logo em seguida. No entanto, como ela não precisa ser molhada com muita frequência é preciso cuidar para não dar mais água do que o necessário. Em lugares e épocas do ano em que chove bastante, ela pode nem ter que ser irrigada.

Além disso, para o momento do transplante é melhor escolher um dia que esteja nublado ou mesmo fazer o procedimento no final do dia. Esses cuidados reduzem o risco da planta morrer, sendo a troca de lugar uma ocasião que as mudas de forma geral estão mais sensíveis.

4

O solo onde a planta for cultivada pode receber composto orgânico para se tornar mais nutritivo para a espécie. Se for plantar damiana em vasos, não se esqueça de colocar no fundo uma camada de cascalho para ajudar na drenagem e evitar que a terra fique encharcada. O vaso também pode receber terra e composto. Além disso, em lugares frios o melhor é ter a planta em vasos, assim, nos dias com temperaturas muito baixas eles podem ser abrigados em lugar seco. Mesmo assim, os vasos precisam receber luminosidade em abundância.

5

Ao completar dois anos do plantio da damiana já é possível colher as flores da damiana, sendo que as flores e folhas que secarem podem ser usadas para fazer infusões. Para que a sua planta fique sempre bela e cresça forte tenha o costume de remover folhas e partes secas.

Agora que você já sabe plantar damiana, aproveite e confira todas as propriedades da damiana nessa outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar damiana, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.