Como plantar dente-de-leão

Como plantar dente-de-leão

O dente-de-leão é uma erva bem comum em jardins e beiras de rua, dando um toque especial à paisagem com suas flores amarelo ouro e sendo as preferidas dos mais pequenos, pois se divertem soprando suas flores. As suas folhas ligeiramente amargas podem ser consumidas cozidas, cruas ou refogadas, assim como as suas flores e raízes. Para além disso, o dente-de-leão possui várias propriedades medicinais apresentando vários benefícios para nossa saúde. E apesar de poder encontrar esta erva facilmente em beiras de rua ou calçadas, vale a pena cultivar dente-de-leão na sua horta ou jardim, desta forma não terá uma erva contaminada pela poluição dos carros. Por isso, de seguida neste artigo do umCOMO vamos explicar como plantar dente-de-leão.

Passos a seguir:
1

O dente-de-leão compreende várias espécies do gênero Taraxacum, sendo a espécie mais comum a Taraxacum officinale. Para plantar dente-de-leão em vasos, canteiros ou diretamente no solo deve conseguir as suas sementes, que poderá adquirir na internet ou em algum viveiro de confiança. Se quer ter uma planta saudável, então não é recomendável recolher suas sementes das flores de locais poluídos. O melhor é mesmo adquiri-las em algum local de confiança.

2

Esta erva suporta melhor um clima temperado ou subtropical, em que as temperaturas sejam constantes e acima dos 25ºC. Embora o dente-de-leão possa resistir a temperaturas muito baixas, corre-se o risco de perder todas as suas folhas. Para plantar dente-de-leão o melhor é encontrar um local à meia sombra, pois quando está em crescimento não aceita o sol direto do meio dia. Pode, por exemplo, plantar a erva debaixo de uma árvore ou num canto de um muro, assim garante o correto desenvolvimento da mesma.

3

A altura ideal para cultivar dente-de-leão é no início da primavera, desta forma conseguirá ter folhas boas para consumir no final do verão até meio do outono.

Para plantar dente-de-leão, prepare um vaso ou canteiro com boa drenagem e com solo fértil, rico em matéria orgânica e com um pH entre 5 e 6,8. Coloque as sementes de dente-de-leão à superfície, cubra-as levemente com terra e regue de maneira a que a terra fique úmida. O vaso que usar deve ter no mínimo 30 cm de altura, para permitir que a planta se desenvolva de forma adequada, uma vez que a sua raiz cresce bastante. Se plantar diretamente no solo, o espaçamento entre plantas deve ser de 35 cm.

4

É muito importante não deixar acumular água no prato nem na superfície, assim como não deve ficar com o solo encharcado. Irrigue o dente-de-leão de forma a manter o solo sempre úmido e, até que as sementes brotem deve regá-lo todos os dias, de preferência ao cair da noite. A germinação do dente-de-leão pode levar de cinco dias a três semanas.

5

Vá retirando possíveis plantas invasadoras que possam aparecer que estejam concorrendo por nutrientes e recursos. As folhas do dente-de-leão normalmente podem começar a ser colhidas aos 90 dias do plantio. Há quem diga que se quiser o dente-de-leão para chás e unguentos, a melhor altura para realizar a colheita das flores é antes das seis da manhã, de preferência em dias de lua nova ou lua crescente. As raízes podem ser colhidas com aproximadamente 1 ano.

6

As folhas mais desenvolvidas do dente-de-leão são mais amargas, por isso são ideais para serem consumidas em refogados, cozidos, assados ou fritos. Enquanto que as folhas mais novas são menos amargas e mais tenras, podendo consumi-las cruas em saladas. Pode ir colhendo as flores e congelando até ter a quantidade que precisa, ou então pode misturá-las com as folhas. As folhas do dente-de-leão são idênticas à chicória, por isso podem entrar em todas as receitas que faz.

7

Caso você pretenda colher dente-de-leão para secar, deve pendurar a planta inteira em um local à sombra. Quando a planta estiver seca pode usar na preparação de medicamentos fitoterápicos por infusão ou armazenar por um ano.

Agora que já sabe como plantar dente-de-leão, confira todas os benefícios desta planta e como pode tomar dente-de-leão nestes outros artigos.

Dica: Acesse também esses artigos para saber como plantar primavera buganvília e como florescer bouganville.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar dente-de-leão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.