Como plantar dracena

Como plantar dracena

A dracena (nome científico: Dracaena deremensis) é uma planta do tipo arbustiva, originária da África, que se adaptou muito bem a todas as regiões do Brasil. Ela pode ser plantada tanto no canteiro, quanto em vasos. As folhas são grandes, tem nuances de verde e outras coras e listras em verde claro. Sua tolerância ao frio e resistência ao clima tropical fazem dela uma opção ideal para se ter dentro de casa. Se você deseja ornamentar algum espaço com essa planta, o umCOMO te ensina agora como plantar dracena.

Vai precisar de:
  • Terra vegetal
  • Muda de dracena
Passos a seguir:
1

As dracenas, dependendo de onde cultivadas, podem crescer até 2 metros de altura. Logo, antes de plantar dracena, é importante ter em mente o local que ela vai ficar e se será plantada no canteiro ou em vaso. Para decidir essa área do cultivo, leve em conta a incidência do sol.

As dracenas, no geral, devem ser cultivadas em locais de meia-sombra. Entretanto, considere que quanto mais colorida for a espécie da dracena, mais resistente ao sol ela é; quanto mais verde, mais tolerante à sombra.

2

A dracena é uma planta de fácil cultivo. A terra para plantar em vasos, ou no canteiro, não exige grandes misturas e alterações. A dracena se adapta bem a diferentes tipos de terra, mas cresce muito bem em terra vegetal com esterco, adubo, ou substrato. Se a terra for muito argilosa, você pode misturar um pouco de areia.

Dica: uma boa proporção para usar como base na hora de preparar a terra é colocar partes iguais de adubo com areia e composto orgânico.

3

Para plantar dracena em vasos, recomenda-se preparar um sistema de drenagem em um vaso mais profundo. Você pode fazer isso colocando areia molhada e cacos de telha no fundo do vaso ou forrar com geomanta.

4

Com a terra do vaso preparada, abra uma cavidade central de profundidade média a superficial e acomode a muda ou a folha de dracena como se fosse uma estaca. Cubra a cavidade com terra e regue sem encharcar.

5

Para plantar dracena em canteiro, prepare a terra com os compostos citados no passo 2 então abra um buraco maior do que o torrão que envolve a raiz.

6

Com cuidado para não danificar as raízes, acomode a planta na cavidade de modo que a muda fique voltada para cima e o torrão para baixo. Cubra com terra até que o buraco fique tapado ao mesmo nível do solo. Regue sem encharcar.

7

Os cuidados com a dracena são simples mas não podem ser esquecidos. Ela é uma planta que pede rega moderada, até 3 vezes por semana, sem encharcar, apenas deixando a terra úmida. Terra seca é sinal de que a dracena necessita de água.

Quanto às podas, é preciso cortar os arbustos para que eles se ramifiquem, já que essa é uma planta que brota com facilidade. Não existe uma regra na hora cortar, livre-se das folhas secas e podres e pode da maneira que visualmente fica mais bonito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar dracena, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Para mudas grandes (maior que 0,80 cm) coloque uma estaca amarrada levemente para que elas cresçam sem quebrar