Como plantar fruta-do-conde

Como plantar fruta-do-conde

A fruta-do-conde ou pinha, de beleza rara e deliciosa, faz parte da família Annonaceae e é uma boa fruta para se plantar em regiões mais quentes, sendo intolerante a climas mais frios. É originária das Antilhas e foi trazida para a Bahia por mãos de portugueses, especificamente pelo Conde de Miranda, que emprestou seu título para dar nome a esta fruta.

Uma ótima fruta para se plantar em um pomar, a fruta-do-conde, que além de pinha, também é conhecida como araticum, ata e anona, ela tem boa aceitação no mercado. É fonte de vitaminas como a C e algumas do complexo B, rica também em carboidratos, ferro, fósforo e proteínas. Neste post do umCOMO explicamos como plantar fruta-do-conde sob as melhores condições e os cuidados essenciais para mantê-la saudável.

Como plantar fruta-do-conde

A fruta-do-conde pode ser plantada durante o ano todo. O pé de pinha pode gostar de calor e de boa e constante incidência solar, mas seus frutos não. Então, a sua zona de plantio deve ter um clima agradável, que incida a luz do sol, mas que ao mesmo tempo seja ameno, o ar deve ser arejado, mas na época de frutificação as frutas devem estar protegidas da constante incidência solar.

Para plantar fruta-do-conde é necessário pensar bem na disposição de tempo e empenho para decidir entre comprar mudas - o que também acresce o custo - ou plantar as sementes. As mudas dão menos trabalho, principalmente se as adquirir já enxertadas, mas têm um custo maior. Já as sementes, necessitam de mais cuidado, principalmente com o afastamento das pragas e adubação.

As mudas crescem mais rapidamente e são mais resistentes, se você não pretende ter uma grande plantação de pés de pinha ou fruta-do-conde, o ideal é optar pelas mudas. Prefira plantar fruta-do-conde proveniente de mudas de viveiros certificados, essa é uma das maneiras de garantir o desenvolvimento da árvore.

O solo para plantar fruta-do-conde deve ser leve e solto, ter boa capacidade de drenagem de água e riqueza em matéria orgânica. As raízes da árvore de fruta-do-conde são profundas e por este motivo o solo também deve ser. Não é muito recomendável plantá-las em vasos, a não ser que estes sejam realmente grandes, ainda que limite o seu crescimento, não será em muito. O solo deve ser ligeiramente ácido.

Quando plantada por sementes pode levar de 20 a 30 dias para germinar, dependendo da região onde é plantada. E deve ser transplantada para solo firme e definitivo após 18 meses da germinação, quando já possui tamanho e resistência para um transplante.

Como plantar semente de pinha

Para plantar semente de pinha você deve, primeiramente, separar as sementes de uma fruta bem madura, lavá-las e deixá-las secar na sombra. Depois de feito esse processo, siga o seguinte passo a passo para plantar fruta-do-conde:

  1. Coloque a terra, com as especificações que você encontrou na primeira seção deste artigo, em um vaso;
  2. Em seguida, com os dedos, faça um buraquinho na terra, não precisa ser muito profundo, cerca de 2 cm de profundidade;
  3. Coloque a semente em posição deitada, isto é, horizontal nesse buraquinho;
  4. Regue-a;
  5. Cubra a semente com terra e em seguida cubra o vasinho com um plástico;
  6. Coloque o vasinho no sol e deixe germinar;
  7. Em 1 mês e meio, mais ou menos, nascerá uma mudinha e depois de mais ou menos 6 meses você pode transplantá-la para onde você quiser deixá-la, sempre lembrando das orientações de como plantar fruta-do-conde que explicamos acima.

Vale ressaltar que o vasinho precisa ter furinhos embaixo, para permitir a drenagem, caso contrário, a planta pode morrer.

Como cuidar do pé de fruta-do-conde

Quando jovem, deve ser regada sempre que o solo se encontrar seco, devendo evitar secas prolongadas, tal como encharcamentos. A planta não possui grande resistência contra fungos ou doenças, tente manter o solo úmido mas não demasiadamente molhado. Quando adulta, pode ser regada 3 vezes por semana.

Como podar a árvore de fruta-do-conde

Ela deve ser podada e adubada a cada seis meses. A poda deve ser de formação, mantendo a copa arejada, mas protegendo os frutos da luz solar direta. O adubo pode ser tanto compostagem, quanto NPK, nas proporções 5-5-5. Se você quer saber como plantar outras árvores frutíferas, não deixe de ler nossos outros artigos sobre o tema:

  • Como plantar mamão;
  • Como plantar goiabas;
  • Como plantar kiwi.

Quanto tempo leva um pé de pinha dar frutos?

A frutificação ocorre entre 110 e 120 dias após a floração e a colheita pode ser feita após 90 dias.

Quando colher a fruta do pé de pinha?

É fácil saber quando elas podem ser colhidas, mesmo sem a contagem dos dias, pois as frutas começam a afastar-se dos cachos e a sua coloração torna-se mais clara; é quando tornam-se maduras. Aproveitamos para te lembrar que caso você vá plantá-las é das frutas maduras que você deve aproveitar as sementes.

Doenças da fruta-do-conde

Existem algumas doenças de maior incidência na fruta-do-conde como o escurecimento dos frutos, fungos, desfolhamento, formação de cancros nos troncos, deformação dos frutos, apodrecimento das raízes, dentre outros.

O tratamento para cada um desses casos dependerá de do diagnóstico exato, de acordo com guia publicado pela Embrapa sobre as Principais Doenças da Fruteira-do-Conde no Cerrado.[1]Entretanto, de maneira geral, sabe-se que manter a adubação e condições de rega estipuladas evitam estresses hídricos e o consequente surgimento desses problemas e sua proliferação.

Por que se chama fruta-do-conde e outras curiosidades

Agora que você já sabe como plantar fruta-do-conde, que tal saber a origem deste nome? De acordo com informações do Globo Rural[2], em 1626, quando a capital do nosso país ainda era Salvador, as terras da Bahia foram uma das primeiras a registrar o plantio de uma árvore frutífera trazida ao Brasil por Conde de Miranda, daí o nome fruta-do-conde.

A fruta é importante para pequenos produtores do Sudeste e Nordeste e sua produção principal vai de janeiro a maio. Vale ressaltar que a fruta é sempre vendida in natura, isto é, na sua forma original, já que a polpa escurece no processo de produção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar fruta-do-conde, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. JUNQUEIRA, Nilton Tadeu Vilela et al. Principais doenças da fruteira-do-conde no cerrado. Embrapa Cerrados-Circular Técnica (INFOTECA-E), 2001. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAC-2009/24053/1/cirtec_16.pdf>. Acesso em 15 de maio de 2020.
  2. REVISTA GLOBO RURAL. Como plantar fruta-do-conde. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2018/04/como-plantar-fruto-do-conde.html> Acesso em: 22 de fevereiro de 2021.
Bibliografia
  • ROÇA DO DRIM. Como plantar fruta-do-conde, pinha, germinar semente em vaso. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D6ZKUiebGI4> Acesso em: 22 de fevereiro de 2021.