Como plantar gengibre

Como plantar gengibre
Imagem: greenlivingideas.com

Você está procurando como plantar gengibre de forma a ter este rizoma sempre disponível perto de si? Para o ajudar nessa tarefa preparámos este artigo umComo.com.br com várias dicas úteis! O gengibre, de nome científico Zingiber officinale, é uma planta medicinal com variados benefícios utilizada no preparo de chás, xaropes contra a gripe, biscoitos, etc. Felizmente o clima tropical do Brasil é favorável ao crescimento de gengibre, por isso continue lendo este artigo e descubra como o plantar!

Passos a seguir:
1

O gengibre se dá bem em climas tropicais e subtropicais, em locais cuja temperatura não varie muito além de de 17°C a 35°C. Inicie o plantio durante a estação das chuvas, de preferência alguns meses antes da primavera.

Imagem: snipershot.org
2

Escolha um pedaço de gengibre grosso e fresco, com vários "dedos" e coloque-o submerso em água durante uma ou duas noites. Isto facilitará a criação de brotos e respetiva germinação.

Imagem: mommysessentials.net
3

Passado esse tempo pegue no gengibre e separe rizomas com um a dois "dedos", será a partir deles que se criarão os brotos de crescimento.

Imagem: snipershot.org
4

Prepare um vaso largo e relativamente fundo, coloque nele argila expandida ou algumas pedras, para ajudar na drenagem, e verta substrato até ao topo. Regue um pouco para o substrato assentar.

Imagem: hortaemapartamento.blogspot.pt
5

Enterre no vaso os rizomas de gengibre, a cerca de 9 ou 10 centímetros de profundidade, e com os botões para cima. Volte a regar até que o substrato fique úmido mas não molhado.

Imagem: 17apart.com
6

Coloque o vaso em um cômodo bem iluminado mas sem que receba luz do sol direta. Até o gengibre geminar, será necessário manter a terra úmida; faça isso pulverizando água sem que a terra no topo se apresentar seca.

Imagem: chiotsrun.com
7

Em breve começará a notar os brotos do gengibre, e ele estará pronto para ser colhido 7 a 12 meses após o plantio, quando as folhas começarem a ficar amarelas. Nesse momento arranque a planta com cuidado, separe as hastes dos rizomas e coloque-os a secar por um ou dois dias para depois os consumir.

Sugestão: Como plantar coroa-de-cristo - Informações e cuidados

Imagem: gardeningjones.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar gengibre, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.