Como plantar girassol vermelho

Como plantar girassol vermelho

O girassol vermelho, Helianthus annuus, é uma variação do girassol comum. Em razão de suas cores quentes e vibrantes, tanto o girassol amarelo quanto o vermelho são plantas símbolo do verão, sol e do calor, além de serem uma ótima opção na hora de decorar ambientes internos e externos dando uma cara alegre e natural ao local. O cultivo do girassol é simples, então, se você não tem muita experiência com jardinagem, não se preocupe pois aqui no umCOMO você aprenderá como plantar girassol vermelho, além de dicas sobre como manter sua planta sempre bonita e bem cuidada.

O que significa flor de girassol?

Além de ser uma bela opção para adornar ambientes, o girassol tem diversos significados, por suas cores quentes, a flor sempre remete ao sol e ao verão, é também sinônimo de alegria e bem-estar.

Lenda do girassol - mitologia grega

Clítia, uma jovem ninfa, acabou por cair de amores pelo deus do Sol e diariamente o observava. Sabendo do amor de Clítia, o deus do Sol desfilava para ser visto, dando esperanças para a jovem ninfa, até que o Deus escolheu trocá-la por sua irmã.

Desolada, Clítia chorou por nove dias inteiros sozinha até que seu corpo começou a definhar e Clítia acabou se transformando, tornando-se parte da natureza sob a forma de um girassol que todo dia se curva em direção ao Sol em busca de seu amor.

Como cuidar de girassol vermelho

Ainda que algumas pessoas acreditem ser o girassol vermelho uma planta distinta, existe girassol vermelho e, por ser uma planta muito similar à amarela, é até mesmo possível encontrar um girassol vermelho e amarelo híbrido que geralmente tem sua parte mais interna amarela e as bordas das pétalas avermelhadas. O cultivo do girassol vermelho é muito similar ao do girassol mais comum e também bastante simples, para saber como cultivar girassol vermelho, veja abaixo as especificações necessárias para ter uma bela planta.

  • Solo: é possível plantar girassóis tanto em vasos como diretamente na terra de seu jardim, a única constante é que o solo escolhido deve ser bastante adubado e permitir passagem de ar, ou seja, solos pesados e "pisados" estão fora de cogitação. É possível adubar o solo com restos orgânicos, entretanto, caso queira comprar um adubo já pronto, utilize o NPK 10-10-10;
  • Sol: como o nome indica, o girassol é uma planta que necessita de bastante luz natural, sendo assim, é necessário que a planta esteja em um local aberto sem sombra ou, caso vá ficar dentro de sua residência, escolha um local onde a planta receba ao menos 6 horas diárias de sol.[1]
  • Água: é necessário manter o solo do girassol sempre úmido mas evitar grandes quantidades de água pois, apesar de ser uma planta bastante forte e resistente, uma grande quantidade de umidade no solo pode acabar afogando-a.
  • Qual é a época de girassol? O girassol é uma planta de climas quentes e costuma florir durante a primavera e verão.
  • Quanto tempo demora para nascer um pé de girassol? Após o plantio, demora cerca de 10 dias até que a planta esteja já aparente no solo.

Para saber mais, veja como cuidar de girassol.

Como cuidar de girassol no vaso

  1. Compre um vaso de aproximadamente 30cm de altura que seja feito de preferência de barro ou que tenha furos em sua base. Um vaso fechado de plástico poderá matar a planta afogada;
  2. Adube a terra onde o girassol será plantado utilizando preferencialmente adubos orgânicos. O girassol não necessita grandes quantidades de adubo mas é necessário tomar cuidado para não permitir que o solo fique extremamente escaço em nutrientes;
  3. Faça buracos de aproximadamente 5cm na terra e coloque as sementes dando um espaço mínimo de 10cm entre cada uma;
  4. Regue o vaso assim que terminar de cobrir as sementes com terra.

Após o plantio, é necessário apenas que se preste atenção na terra para evitar ressecamento ou excesso de água, além disso, adubagens esporádicas são bem-vindas. Mantenha o vaso em local arejado onde bata bastante luz do sol.

Como cultivar girassol vermelho

Se em vez de comprar a muda você for utilizar semente de girassol vermelho e fazer o plantio desde seu início, siga os seguintes passos:

  1. Coloque suas sementes em um papel macio e fino como um guardanapo, molhe-o e cubra as sementes com o papel. Após 48h já será possível observar que as sementes estão germinando e prontas para serem plantadas. É possível colocá-las diretamente na terra sem realizar o processo com guardanapo, mas as chances de germinação diminuem;
  2. Adube a terra onde o girassol será plantado com um NPK 10-10-10 e certifique-se de que o solo escolhido permita a drenagem de água e a passagem de ar, caso contrário, é possível que o girassol acabe se afogando;
  3. Faça um buraco de aproximadamente 5cm no solo, coloque as sementes e cubra-as;
  4. Regue o solo após o plantio.

Para saber mais, veja como plantar girassol.

Dica: Caso for plantar diversos girassóis no mesmo terreno, é necessário que haja um espaçamento de ao menos 15cm entre cada uma. A distância é necessária pois os girassóis têm raízes compridas e necessitam de espaço[1].

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar girassol vermelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

ReferĂȘncias
  1. https://www.almanac.com/plant/sunflowers#