Como plantar graviola

Como plantar graviola

A graviola, de nome científico Annona muricata L., é uma planta considerada medicinal, dado que seus frutos contêm muitos benefícios e suas folhas podem ser usadas para fazer chá com propriedades também muito positivas para o organismo[1]. Além das vantagens trazidas pelas propriedades da planta, os frutos da graviola são bastante saborosos e podem servir de alimento tanto em sua forma nautral como através de receitas e sucos.

Por estas razões será boa ideia aprender como plantar graviola, de forma a ter à sua disposição esta árvore tão especial, que frutifica ao longo de todo o ano. Continue lendo este artigo do umCOMO e consiga úteis dicas para plantar graviola!

O pé-de-graviola

Originária das Antilhas[2], a graviola se dá melhor em baixas altitudes, climas úmidos e não é muito exigente relativamente ao tipo de terreno, se devendo, em todo o caso, preferir os profundos e de textura leve. Em razão do clima do qual é originária, a graviola é uma planta facilmente cultivada no Brasil e em outros países de clima tropical e subtropical, sendo também conhecida pelos nomes jaca de pobre, jaca do Pará, coração-de-rainha e araticum manso[1].

A árvore da graviola pode crescer até 6 metros de altura, sendo considerada uma árvore de pequeno porte e produzindo frutos durante o ano todo[2]. Além dos frutos, o pé de graviola também é responsável por flores aromáticas e floras bastante verdes[3].

Para aprender mais sobre a planta, veja também quais são os benefícios da graviola.

Como plantar graviola

Se você nunca fez esse tipo de plantio e quer saber como plantar graviola, não se preocupe pois o processo não é dos mais difíceis de se realizar. Aqui explicaremos como usar o caroço da graviola, sendo assim, prepare as sementes e mãos à obra seguindo as dicas abaixo.

A propagação da graviola se dá através das suas sementes. Para isso extraia algumas dos frutos maduros (prefira a graviola morada e a graviola crioula), lave-as e coloque-as a secar à sombra durante 3 a 4 dias. Faça isso na primavera. Você deverá preparar uma área de cerca de 25m2 para cultivar esta planta.

  1. Para plantas a graviola, prepare um saco de de plástico com dimensões de 25 a 30 centímetros de profundidade por 15 ou 18 de diâmetro e coloque nele 3 partes de substrato composto de terra fértil para 1 parte de esterco bem curtido. Se você quer saber como plantar muda de graviola em vaso, substitua o saco pelo vaso, entretanto, tome cuidado para não deixar a planta crescer mais do que deve antes de ser transplantada para o solo.
  2. Insira 3 a 4 sementes nessa mistura orgânica, na profundidade de 2 a 3 cm, e enterre o saco na terra, em um buraco com cerca de 1 metro de profundidade. Regue as sementes 1 a 2 vezes ao dia, de forma a deixar o substrato úmido e não encharcado. Ao fim de 20 a 30 dias, se observará a germinação.

Se você se pergunta qual a época de podar graviola, saiba que quando as plantinhas de graviola atingirem 10 a 15 cm de altura, se procede à desbastação, deixando apenas a mais vigorosa.

Após 12 meses da sementeira, é provável que a graviola comece originando florescência, a qual deve ser eliminada para preservar o vigor da planta por mais tempo.

Frutos poderão ser colhidos em 3 a 4 anos após a sementeira, desde que a árvore esteja livre de fungos ou pragas e a polinização se tenha realizado devidamente.

Se você prefere utilizar outra técnica e quer saber como plantar graviola por estaquia, veja também como fazer estaquia e siga o passo a passo adequado.

Solo e adubo

Por ser uma planta muito disseminada naturalmente em diversas regiões de clima tropical[3], a graviola não exige grandes cuidados em relação ao solo onde será plantada, entretanto, devemos tomar sempre cuidado para não colocarmos o pé de graviola em vaso ou no chão em solo pobre em minerais.

Os primeiros elementos que comporão o solo e com os quais devemos nos preocupar são o nitrogênio, potássio e potásio, afinal, a ausência dos minerais citados pode causar redução no número e crescimento das folhas, além de uma tonalidade amarelada e pouco saudável[4]. Para compensar a falta desses minerais, você pode adquirir adubos comuns do tipo NPK 20-20-20, além disso, de você prefere fazer seu próprio adubo, uma boa dica é utilizar uma mistura de calcário, superfosfato triplo e esterco[5].

Se você quer saber como fazer a graviola dar frutos, preste bastante atenção às dicas acima relacionadas à adubação da terra pois a qualidade do solo da graviola será essencial para que a planta condira produzir frutos em grande quantidade e qualidade.

Imagem: graviola.es

Sol

Por ser uma planta de origem tropical, a graviola gosta de bastante sol e deve ser planta em local aberto e que receba quantidade considerável de luz natural durante o dia.

Apesar da graviola crescer até 6 metros e conseguir atingir uma altura que a permite receber maior quantidade de luz em relação a plantas menores, tome cuidado durante sua fase de crescimento para que a árvore não seja coberta por sombras de forma e acabar sem sol.

Pragas no pé-de-graviola

Com 30 a 40 cm de altura, a graviola estará pronta para o plantio definitivo e se aconselha que esteja atento à proliferação de pragas, que podem ser tratadas com malato 50 CE e oxicloreto de cobre 50 PM, em pulverizações 2 de em 2 semanas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar graviola, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. BENTO E. B.; MONTEIRO, A. B.; LEMONS, I. C. S.; BRITO JUNIOR, F. E. de; OLIVEIRA, D. R. de; MENEZES, I. R. A. de; KERNYOPF, M. R. Estudo etnofarmacológico comparativo na região do Araripe da Annona muricata L. (Graviola). Revista Cubana de Plantas Medicinales, Vol. 21, Nº 1, pp. 9-19, 2016. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/pla/v21n1/pla02116.pdf. Acesso em: 25/07/2020.
  2. NUNES, A.; BARCIELLA, A. P.; NOGUEIRA, F.; MODENEZI, G. Graviola. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4441612/mod_folder/content/0/GRAVIOLA%20%281%29%20%281%29.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 24/07/2020.
  3. SCHELDEMAN, X. Distribution and potential of cherimoya (Annona cherimola Mill.) and highland papayas (Vasconcellea Spp.) in Ecuador. Faculdade de Engenharia de Biociências, Universidade de Gante, Gante, 2001. Disponível em: http://www.tropicallab.ugent.be/xavierphd.pdf. Acesso em: 25/07/2020.
  4. VIÉGAS, I. de J. M.; FRAZÃO, D. A. C. Graviola: Nutrição, calagem e adubação. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Belém, 2004. Disponível em: http://www.almanaquedocampo.com.br/imagens/files/Nutri%C3%A7%C3%A3o%20Calagem%20e%20Aduba%C3%A7%C3%A3o%20da%20Gravioleira.pdf. Acesso em: 25/07/2020.
  5. MELÉM JUNIOR, N. J.; SEGOVIA, J. F. O. Como plantar graviola. Centro de Pesquisa Agroflorestal do Amapá, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1996. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/98179/1/CPAF-AP-1996-Plantar-graviola.pdf. Acesso em: 25/07/2020