Como plantar Hibiscos

Como plantar Hibiscos
Imagem: permitaseviver.com.br

Um bom jardim precisa de belas plantas, um belo jardim precisa de flores, um jardim prático precisa de plantas naturais da região e um jardim perfeito precisa de Hibiscos. Os Hibiscos podem ser muito práticos pra quem está começando, não são difíceis de se plantar e manter. As suas belas flores podem ter aparência delicada mas além dos olhares, também atraem beija-flor.

Neste artigo, umComo te ensina como plantar hibiscos.

Passos a seguir:
1

Existem muitas espécies de hibiscos, mas não precisamos nos preocupar com o cultivo para cada caso visto que eles são muito semelhantes e no geral não costumam apresentar muitos problemas. A planta original é nativa da China mas gosta de climas quentes e úmidos, como os tropicais e sub-tropicais. Podemos classificar os diferentes tipos de hibisco como:

  • Hibisco Singelo: Flores com até 5 pétalas sobrepostas;
  • Hibisco Miniatura: São as espécies de hibisco que possuem flores de até 5 cm;
  • Hibisco Dobrado: Flores com mais de 5 pétalas que saem de um centro.
Imagem: hibiscos.com.br
2

O solo deve ser fértil e neutro, com Ph igual ou próximo a 7. O hibiscos pode adaptar-se muito bem à solos mais arenosos e argilosos, como é o caso das praias e regiões mais tropicais. No geral, a composição do solo ideal para o hibisco deve conter:

  • 30% Terra e substratos
  • 50% Esterco de Gado (pode ser adicionado enquanto a planta ainda é jovem)
  • 10% Barro
  • 10% Serragem grossa (este também pode ser adicionado enquanto a planta ainda é jovem)

Para fazer um bom substrato, confira nosso artigo sobre como fazer substrato para mudas.

3

O hibisco também pode ser usado como cerca viva. É uma planta arbustiva - que cresce como um arbusto -, e por isso pode ser podada para obter a forma que você deseja.

A poda pode ser feita no final do ano ou no mês de maio, anualmente. Tente cortar os galhos de forma que reduza o seu tamanho pela metade. Os cortes devem ser perpendiculares ao caule, em sua maioria ficando no sentido diagonal.

4

O hibisco pode ser plantado de duas formas, a primeira é através da semente, mas este método não é muito recomendado. Costuma ser mais difícil reproduzi-la através da semente, além do que, leva muito mais tempo e a chance de falha é grande perante os métodos de multiplicação.

Você pode escolher entre a estaquia, alporquia e mergulhia mas o mais recomendado é a estaquia, ao menos para este tipo de planta, uma vez que a alporquia ou mergulhia demandariam mais tempo e empenho. Leia nossos artigos sobre os respectivos métodos para obter informações mais detalhadas.

Quando for plantá-la ou reproduzi-la, procure fazê-lo durante a primavera para que ela se desenvolva da melhor forma possível, mas você também pode plantar em outras épocas do ano sem problemas.

5

Uma das características do hibisco é a sua abundância na quantidade de flores. Algumas podem durar um dia, outras duram dois, mas independente disso sempre aparecem em grande quantidade e o tempo todo, florescendo durante todo o ano e fazendo desta planta uma das melhores para encantar o seu jardim.

Aprenda também: Como cultivar alamanda amarela

Imagem: blogsoestado.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Hibiscos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.