Como plantar hortelã

Como plantar hortelã

A hortelã é uma planta aromática com vários tipos de utilidades, como por exemplo infusões ou para coquetéis, para preparar alguns combinados como é o caso do famoso mojito. Embora possamos encontrá-la em mercados, é sempre muito melhor se a cultivarmos nós mesmos em casa e plantar hortelã é uma tarefa muito simples. Adapta-se muito bem a diversos climas e precisa apenas de sol e muita umidade. Para que também possa cultivar a sua própria hortelã, em umComo.com.br ensinamos-lhe os passos básicos sobre como plantar hortelã.

Passos a seguir:
1

O ideal para plantar hortelã é a partir de estacas de outra planta e a época ideal para o fazer será durante as primeiras semanas da primavera.

2

Uma boa ideia é colocar as estacas num copo e mergulhar as raízes em água, para que cresçam e posso enraizar-se melhor.

3

Podemos plantar os rebentos de hortelã diretamente no solo ou em vasos. A vantagem de o fazer em vasos é que se podem mudar de sítio, caso as condições climatéricas sejam muito adversas.

Imagem: entrenalinea.com.br
4

Caso plante a hortelã em vasos, deve escolher um de dimensões razoáveis, uma vez que a planta se estende facilmente.

5

Coloque um sistema de drenagem no vaso para evitar que a água fique acumulada e as raízes apodreçam.

Imagem: forums2.gardenweb.com
6

A seguir, encha o vaso com substrato para plantas e coloque as estacas de hortelã.

7

Deve colocar o vaso num lugar onde se possa proteger da radiação solar, uma vez que não tolera a exposição direta e constante ao sol.

8

Se semear a hortelã diretamente no solo do seu jardim, também deve procurar que se trate de uma zona em que o sol não incida durante todo o dia. Portanto, o lugar ideal será a sombra parcial.

9

Deve regar a planta de hortelã constantemente, para se certificar que a terra está úmida, mas também é muito importante que as raízes não fiquem encharcadas, visto que podem apodrecer.

10

Não perca os passos para plantar outras ervas aromáticas nos nossos artigos: Como cultivar manjericão em casa, como plantar salsa em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar hortelã, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Se também tem plantas de menta no seu jardim, não as deverá por juntas, porque todas se irão transformas em plantas de hortelã.