Como plantar Jabuticaba

Como plantar Jabuticaba
Imagem: jabuticabeiras.blogspot.com.br

A jabuticabeira é uma das árvores preferidas das crianças, elas adoram escalar a árvores para colher e se deliciar com seus frutos. Mesmo ela podendo chegar a uma altura de até 10 metros, ela é uma árvore muito fácil de subir, por isso para colher e se fartar de tanto comer jabuticabas não é necessário que se faça muito esforço. A jabuticabeira gera frutos saborosos e bem docinhos que agradam ao paladar. Se você quer saber como plantar jabuticaba, veja as dicas que nós separamos para vocês em umComo.com.br

A Jabuticaba

A jabuticaba possui a casca bem brilhante e fina, sua cor pode variar um roxo-claro a um roxo-escuro (quase na tonalidade preta). As frutas saborosas da jabuticabeira, possuem o formato de "bolinhas" bem pequenas, parecem as bolinhas de gude com que os meninos costumam brincar.

A jabuticaba pode possuir um tamanho de três centímetros de diâmetro e sua polpa é branca e muito suculenta, normalmente são consumidas puras sem realizar qualquer preparação, basta lavá-las bem e elas já estão prontas para o consumo.

A jabuticaba também podem ser consumidas em preparações como sucos, licores, aguardentes e doces.

Imagem: wikiaves.com.br

As jabuticabeiras

As jabuticabeiras possuem o crescimento bem lento, devido a isso os frutos podem levar anos para aparecer, mas não seja ansioso, espere com calma que os frutos aparecerão, e quando eles aparecerem, a espera terá valido a pena.

Os frutos são belos, eles brilham em meios aos ramos e folhas constituindo uma linda árvore. A planta de jabuticaba se adapta bem às regiões tropicais brasileiras, mas também são capazes de tolerar fortes geadas.

Cultivando a jabuticabeira

Se você está morrendo de vontade de plantar uma jabuticabeira em sua casa, saiba que ela pode ser cultivada em seu jardim, quintal e até em vasos! Compre sementes de jabuticaba em pontos comerciais que vendem este tipo de produto, plante-as e regue-as regularmente. Tenha paciência, como já disse anteriormente, os frutos tardarão um pouco a aparecer.

Enquanto os frutos não aparecem, você vai cuidando e cultivando da planta com carinho e atenção, não se esqueça de molhá-la que um dia ela irá fornecer frutos deliciosos e ser motivo de muita alegria para as crianças de sua família que irão amar a aventura de escalar seus galhos.

Alguns especialistas recomendam que a plantação das mudas de jabuticabeiras devem ser realizadas próximo a outras árvores frutíferas e em áreas de gramado. Se você tiver um sítio ou uma área em que haja outras árvores frutíferas plantadas, plante a jabuticabeira perto dessas árvores.

Também é importante que você planeje bem o espaço que deseja plantar em seu quintal, lembre-se que a árvore pode atingir até 10 metros de altura, escolha um local que possua espaço suficiente, plante-a cerca de 6 metros de distância das outras árvores em um local que permita que ela receba bastante sol. A jabuticabeira precisa de sol constante, pois, se ela estiver em um local de sombra, seus ramos irão se secar e isso dificultará ainda mais a produção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Jabuticaba, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Comece a plantar agora mesmo, quanto antes você plantar, mais cedo irá colher os frutos! Você já plantou alguma jabuticabeira ou outras árvores? Comente, vamos adorar saber a sua opinião!