Como plantar jamelão

Como plantar jamelão

O jamelão (Eugenia jambolana ou Syzygium jambolanum), conhecido também como jambo, azeitona-roxa ou jambolão, é o fruto da árvore do mesmo nome. Esta planta é nativa da Índia, apesar de poder ser encontrada em várias regiões do Brasil, e possui pequenos frutos arroxeados com uma única semente grande envolta de polpa carnosa. Pertencente à família Myrtaceae, o jamelão possui propriedades medicinais devido ao seu grande conteúdo em nutrientes essenciais para a saúde, como fibras, ferro, potássio, zinco, cálcio, entre outros. Os jambos não são frutas muito vendidas por se estragarem facilmente, o que pode levar você a querer plantá-lo no seu jardim ou horta. Por isso, no seguinte artigo do umCOMO vamos explicar tudo o que precisa saber sobre como plantar jamelão e desfrutar desta frutinha doce.

Passos a seguir:
1

O jamelão tem um ciclo de vida perene, o que significa que o seu ciclo e formação é mais longo que outras plantas, para além de conseguir ter flores, folhas e frutos brotando durante o ano inteiro. Esta planta se desenvolve melhor em climas quentes e úmidos, no entanto o jambo resiste a temperaturas baixas, de até -2ºC, porém nestes casos é muito importante redobrar os cuidados com o solo para a planta se desenvolver bem.

A melhor época para plantar jamelão é na primavera. Em locais com geadas, o plantio do jambolão deve ser feito após a última geada. Para além disso, deve saber que o jamelão frutifica desde o nível do mar até aos mil metros de altitude.

2

Quando bem cuidado, o jamelão pode atingir os 15 metros de altura, por isso deve se certificar que no terreno possui espaço suficiente tanto em profundidade como em largura para receber a planta na fase adulta. É importante ter em mente que as raízes do jamelão podem ocupar um espaço proporcional ao tamanho da planta, por isso é muito importante escolher um terreno que tenha uma boa profundidade para as raízes se desenvolverem sem qualquer problema. O ideal é contar com um espaço de 25m2 por cada árvore que plantar, com um espaçamento de 5x5 m entre cada árvore. Para plantar jamelão deve contar com um solo profundo, bem drenado, fértil, de pH neutro, úmido e areno-argiloso de coloração avermelhada.

3

Para germinar as sementes do jamelão deve adquirir esta frutinha adocicada e tirar toda a parte carnosa, deixando apenas o caroço. Depois deve deixar os caroços expostos ao sol durante 24 horas. Após esse tempo, prepare sacos individuais com substrato úmido composto por terra e composto orgânico, faça um pequeno buraco, coloque uma semente do jambolão por recipiente e tape com o solo. Deve manter o solo sempre úmido e manter a planta em um local sombreado, de maneira a não estar exposta sempre ao sol. Após cerca de 22 dias já poderá observar como a sua muda do jambolão está crescendo.

4

Quando as mudas atingirem cerca de 30 cm deve transplantá-las para o local definitivo. Você pode transplantá-las diretamente para o solo ou para um vaso grande, de no mínimo 20 litros. Se plantar a muda de jamelão no solo, deve fazer uma cova quadrada com 50 cm de profundida. Adicione na cova 500 g de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 40% de matéria orgânica, tudo muito bem misturado. Deixe curtir por cerca de 2 meses antes de plantar a muda de jamelão. Você pode plantar o jamelão tanto em pleno sol como na sombra de árvores espaçadas.

5

Para garantir um bom desenvolvimento durante o primeiro ano de formação da muda do jamelão, deve regar o solo de maneira a ficar sempre úmido, mas não encharcado.

O jamelão plantado tanto em vasos como no solo, deve ser podado para formar a copa para não crescer demasiado. Para além disso, deve eliminar os galhos que nascerem na base do tronco da árvore.

6

Após 2 a 3 anos do plantio é quando se inicia a frutificação do jamelão, sendo o normal frutificar entre os meses de junho a setembro. O fruto pode ser consumido in natura ou em forma de sucos, geleias, sorvetes e na confecção de doces. Para além disso, pode usar as folhas do jamelão para fazer um chá e tomar como remédio caseiro para tratar problemas gastrointestinais, no estômago e gases intestinais.

Tenha cuidado ao comer o jamelão in natura, pois como este fruto é suculento e carnudo, facilmente pode deixar manchas na sua roupa. Mas caso isso aconteça, neste outro artigo explicamos como tirar mancha de jamelão da roupa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar jamelão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.