Como plantar jatobá

Como plantar jatobá
Imagem: universojatoba.com.br

Árvores nativas são ótimas opções para quem possui espaço na sua casa ou mesmo tem uma chácara. Se você quer cultivar uma espécie que chega a 20 metros de altura e oferece madeira resistente, o umComo.com.br vai mostrar como plantar jatobá.

Como funciona o cultivo de jatobá

O jatobá, também chamado de jataí, torna-se uma árvore alta e com tronco que pode chegar a um metro de diâmetro. A sua madeira é de lei e, por isso, é muito valorizada. Para saber como plantar jatobá é importante entender que é no seu fruto onde estão as suas sementes.

O fruto do jatobá se assemelha a uma vagem marrom, sendo que dentro dela estão, normalmente, duas sementes. Existe ainda uma polpa amarelada que serve para proteger as sementes e que pode ser transformada em farinha para produzir pães e doces. Para cultivar a espécie é preciso plantar as suas sementes, sendo que é preciso coletar o fruto diretamente da árvore ou esperar que eles caiam no chão. No entanto, ele é bastante resistente, sendo difícil abri-lo para retirar as sementes.

Para coletar da árvore, a dica é usar uma tesoura de poda com um extensor para chegar ao seu topo, já que a espécie costuma ser bem alta. Na hora de quebrar o fruto pode ser usado um pedaço de madeira. Depois de limpar a semente que está envolta da massa farinácea, é preciso romper o tegumento da semente, popularmente chamado de casca, que protege o embrião. Dessa forma, poderá entrar água na semente para que inicie o processo de germinação.

É preciso ainda lixar um pouco a superfície da semente, mas com cuidado para não danificar o embrião. Além disso, a raspagem não pode ser feita na cicatriz da semente, uma vez que é dali que sai a radícula, isto é, a futura raiz da muda.

Depois, a semente deve ficar de molho na água por 48 horas. A cada 12 horas, a água deve ser trocada. Ao final do procedimento, a semente estará inchada e pronta para produzir a muda.

Para saber mais, veja nossos artigos sobre os métodos de reprodução de mudas:

  • Como fazer estaquia
  • Como fazer alporquia
  • Como fazer mergulhia
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

Como plantar jatobá

Na hora de plantar a semente, é preciso preparar o substrato, que precisa consistir em duas partes de terra de subsolo, uma parte de esterco curtido e uma parte de areia. A dica para o sucesso da germinação é deixar a semente de lado no buraco e não de pé.

Além disso, o ideal é que a semeadura seja feita com um centímetro de profundidade e, quando forem plantadas mais de uma, que tenham espaço entre elas de 10 centímetros. A partir de então costuma demorar até seis meses para que a muda esteja pronta.

As mudas podem ser colocadas em caixas de leite, sendo que ao atingirem 30 centímetros podem ser transplantadas para o solo, onde se desenvolverão. Lembre-se que a espécie pode chegar a dimensões grandes, o que exige que seja plantada onde haja bastante espaço.

A melhor época para plantar as mudas é no verão, já a condição ideal para elas crescerem é com sombreamento parcial.

Imagem: ibflorestas.org.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar jatobá, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.