Como plantar lambari

Como plantar lambari

O lambari (ou onda-do-mar, judeu-errante) é uma planta herbácea, perene e rústica, as suas folhas são prostradas e suculentas, porém decorativa, pelo seu brilho na cor verde escura com listras brancas e formato ovalado. Possui flores, pequenas e roseadas, mas são apenas ornamentais.

É uma planta compacta e de pequeno porte que se adapta muito bem à sombra ou meia-sombra, perfeito para forrações de canteiros e jardins, pela sua beleza e resistência, embora não possa ser pisoteada. Neste artigo, umcomo explica como plantar lambari.

Passos a seguir:
1

O solo para o lambari deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica, se possível, para um desenvolvimento mais saudável da planta. Além disso, deve ser mantido úmido, algo que não será trabalhoso, afinal, é uma planta de forração; apenas não deixe a terra ficar completamente seca a ponto de se tornar quebradiça.

2

O lambari é uma planta tipicamente tropical, portanto, não suporta longos períodos sem hidratação, assim como temperaturas muito baixas. Adapta-se muito bem em estufas ou ambiente parcialmente fechados (desde que possuam circulação de ar) em países de clima temperado. A rega não precisa ser muito frequente, pelo fato desta planta ser alocada, na maioria dos casos, em locais sombreados.

3

A multiplicação pode ser feita por estaquia ou mergulhia, ou mesmo através das sementes, mas isso aqui é século XXI, ninguém mais usa sementes, demora demais para que a planta se desenvolva e exige mais cuidado.

Ao plantar, lembre-se de deixar um espaço de 10 cm entre cada muda. A cova pode ser feita com uma profundidade de 5 à 15 cm, dependendo do tamanho da estaca ou da dimensão do torro da muda. Mas fique atento não só ao espaçamento entre as lambaris como também delas em relação às outras plantas, pois elas podem se tornar invasivas em determinadas situações.

4

O lambari não tolera luz solar direta durante muitas horas do dia, por isso, tente plantá-lo em locais mais sombrios ou sob árvores, que possam lhe proporcionar sombra o dia todo, se possível.

5

Dica: por ser uma planta que não só se desenvolve mas prefere ambientes muito úmidos, ela pode ser plantada próxima à lagos pequenos, como planta ornamental que é, pode ter certeza de que ficará bonito. Em média, o cultivo de lambari é muito simples, pois a planta é rústica e não necessita de muita atenção.

O seu uso decorativo no paisagismo é muito comum, por ser uma planta versátil. Seja criativo, embora esta planta não tenha muitos atributos úteis, pode deixar o seu jardim muito mais bonito, quando usada para forração, ou mesmo para deixar junto à entrada de casa, em jardins verticais, você é quem decide.

Veja também:

  • Dicas para cultivar plantas em um jardim
  • Como escolher as plantas para um jardim sustentável
  • Como plantar Hera
  • Como plantar capim santo
  • Quais são as melhores plantas para um jardim

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar lambari, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.