Como plantar lichia

Como plantar lichia

A lichia é uma fruta de origem chinesa que se adaptou muito bem às condições climáticas do Brasil. Ela é cheia de benefícios, seu sabor é doce, o que a torna ideal para consumir sozinha ou para usar na preparação de drinks como caipirinha, e sua época de colheita costuma ser entre novembro e janeiro. Os caroços de lichia podem ser replantados e vingarem em árvores frutíferas. Quer saber como? O umCOMO reuniu as melhores dicas sobre como plantar lichia.

Vai precisar de:
  • Semente de lichia ou muda de lichia
  • Terra vegetal
  • Adubo
Passos a seguir:
1

A maneira mais fácil de plantar lichia é a partir de uma muda, o que acelera o processo. Se você optou por plantar lichia a partir de uma muda que você ainda vai adquirir, procure obter uma de boa procedência, de um viveiro certificado. Isso garante que o seu pé de lichia produza bons frutos e em maior quantidade

2

Para os que vão plantar lichia a partir do caroço da própria fruta, a maneira mais fácil e garantida é criar uma muda e então replantar. Selecione alguns caroços, tire toda a polpa e deixe que eles sequem por alguns dias.

Imagem: estratificandoafrio.blogspot.com.es
3

Prepare um pequeno vaso com terra vegetal, abra um buraco do tamanho da semente pouco abaixo do nível da superfície (aproximadamente 1 ou 2 dedos) e enterre a semente com a pontinha que germina brotos virada para cima (há controvérsias quanto a direção) mas aqui seguimos a partir da teoria que com a ponta para cima a planta se enraíza com menos dificuldade. Cubra com pouca terra.

4

Mantenha o vasinho com a terra sempre úmida e nunca encharcada. A planta deve brotar em mais ou menos 1 mês. Quando ela estiver com 30 cm de altura é sinal que já pode ser replantada em local definitivo.

5

O processo de replantar lichia é o mesmo para mudas compradas e mudas produzidas em casa. O primeiro a se fazer é escolher um bom local e pensar se irá plantar em um vaso grande ou diretamente na terra. Na hora de escolher, leve em conta que a lichia é uma planta que depende do sol para se desenvolver e gosta de locais arejados.

6

A época de plantio também pode influenciar muito na hora de plantar lichia. Os meses de mais chuva, entre janeiro e março, são uma boa temporada pelos altos índices pluviométricos. O ideal é que o clima esteja seco e frio antes da floração, que seria entre junho e julho, e úmido e quente nos outros estágios.

7

O replantio da muda de lichia deve ser feito em solo rico em matéria orgânica. Você pode preparar esse solo com adubo orgânico e fertilizante caseiro. Faça um buraco nessa terra com profundidade para acomodar a raiz da planta e deixa a estrutura de mais de 30 cm para fora.

Se você for realizar esse replantio em vaso, o mesmo deve ter pelo menos 9 cm de diâmetro.

8

Com cuidado, retire a muda de lichia do vaso pequeno sem separar a raiz do resto da planta e acomode no buraco destinado.

Dica: se você deseja plantar outras lichieiras ao redor, deve haver pelo menos 5 metros de distância entre cada planta. Elas podem crescer e a sombra de uma não pode atrapalhar o desenvolvimento da outra.

9

Cubra a raiz da muda com terra e umedeça o solo. Não existe um cronograma ideal para irrigação, regue sempre que achar que o solo está muito seco. Basta ter paciência para esperar a sua lichieira se desenvolver e gerar frutos e flores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar lichia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • A poda para limpar e arear a árvore é indicada para que o sol penetre mais e os ramos não se sobreponham a outras plantas ao redor.