Como plantar limão siciliano em vaso

Como plantar limão siciliano em vaso

Quer plantar limão siciliano em vaso e não sabe como fazê-lo? Você terá de levar em conta a época do ano, saber como conseguir que as sementes germinem e sempre lançar mão dos cuidados necessários para manter o limoeiro vivo. Ainda que isso pareça tarefa simples, você precisa prestar atenção em alguns detalhes e cumprir com cada passo e cuidado, já que pode ser muito simples fazer com que a planta acabe morrendo, caso fique exposta a uma temperatura inadequada ou extrema ou caso ela fique encharcada.

Para saber mais e descobrir como plantar limão siciliano em vaso, recomendamos que você siga lendo este artigo do umCOMO, no qual explicamos como germinar uma semente de limão e, também, como plantar um limoeiro em vaso, considerando os cuidados básicos que você deve ter com a planta até que ela se desenvolva o suficiente para dar limões.

Como germinar uma semente de limão

Para plantar limão em vaso, primeiro você deve garantir que a semente germine bem, ou seja, terá de obter uma planta de limoeiro pequena. Se você quiser saber como plantar um limoeiro a partir de um limão, ou seja, usando diretamente suas sementes, siga este passo a passo simples de como germinar uma semente de limão:

  1. Guarde as sementes mais maduras dos limões que você vai usar. É importante semear aquelas colhidas recentemente, pois quanto mais o tempo passa, mais difícil será a germinação.
  2. Retire a substância gelatinosa que elas costumam ter, enxaguando-as com água. Certifique-se de que cada semente está inteira, ou seja, não plante aquelas que estiverem quebradas. Ao limpar as sementes você poderá prevenir o aparecimento de fungos que danificam a planta.
  3. Drene as sementes e coloque-as em vasos ou canteiros com solo novo, fertilizado e ligeiramente úmido. Se o solo estiver com excesso de umidade, as sementes plantadas vão apodrecer.
  4. Coloque cada uma das sementes de limão a uma profundidade de 1,5 cm no solo fertilizado.
  5. Cubra as sementes com mais terra e coloque filme plástico no vaso ou canteiro.
  6. Coloque o vaso com as sementes de limão plantadas em local com temperatura estável, evitando correntes de ar frio ou temperaturas extremas.
  7. Quando vir que ela está crescendo faça um buraco grande o suficiente no plástico para que a planta possa sair, mas deixe parte do plástico para continuar gerando mais umidade e calor.

Qual a melhor época para plantar um limoeiro

Existe uma época do ano ideal para plantar um limoeiro. Isso porque a árvore precisa receber calor, mas sem que esteja exposta a temperaturas extremas. Por isso, as melhores estações para plantar limão siciliano em vaso são a primavera e o outono, mas principalmente a primavera (no Hemisfério Sul, meses como fim de setembro, outubro, novembro e princípio de dezembro).

A melhor temperatura para que o limoeiro cresça com saúde oscila entre 15ºC e 21ºC, mas apesar de você plantá-lo na primavera ou no outono deve protegê-lo das temperaturas do inverno, assim como das mais altas do verão. Conhecendo todos esses detalhes sobre a germinação da semente de limão e a época do ano correta, vamos falar sobre como plantar limão em vaso.

Como plantar limão siciliano em vaso: passo a passo

Plantar limão em vaso não é o mesmo que fazer isso na terra, ainda que esses processos se assemelhem de certas formas. Quando a planta que germinou da semente que você plantou no canteiro, ou de um vaso pequeno alcançar um bom tamanho, você terá que transplantá-la a outro vaso, no qual você queira que ela se desenvolva por muito mais tempo. No umCOMO te ensinamos o passo a passo sobre como plantar um limoeiro no vaso:

  1. Depois de fazer a semente do limão germinar, e que a planta já possuir vários centímetros de altura e várias folhas, é hora de transplantá-las para um vaso fixo. Você não sabe o tamanho do vaso do qual um limoeiro precisa? Logo no início do cultivo de um limoeiro em vaso, você pode plantá-lo em pequenos recipientes, mas no momento em que as raízes saírem pelos buracos da base ou você vir claramente que ele é muito grande ou alto para o vaso em que está, você terá que transplantar o limoeiro para um maior.
  2. Use terra universal para plantas, mas misture-a a algumas pedras porosas, para melhorar a drenagem, além de um pouco de adubo orgânico.
  3. O vaso deve conter orifícios na base, para que a água possa sair e seja corretamente drenada evitando que o limoeiro fique encharcado.
  4. Escolha a semente germinada e remova o papel que a cobre com cuidado.
  5. Coloque a planta em um buraco centralizado no solo do vaso, para que a planta continue a crescer reta e bem centrada, evitando que os galhos colidam com as bordas.
  6. Cubra a base da planta com terra até perceber que ela está bem fixada.
  7. Regue um pouco a planta do limoeiro.
  8. Por fim, coloque o vaso em uma área na qual possa receber luz solar por, pelo menos, cinco horas por dia. Se possível, evite que isso ocorra durante o sol forte do meio-dia.

Como cuidar de um limoeiro em vaso

Após descobrir como plantar um limoeiro no vaso, no umCOMO vamos te dar algumas dicas importantes para aprender sobre os cuidados com um limoeiro no vaso:

  • Normalmente, os frutos dos limoeiros surgem em solos permeáveis de grande drenagem e baixa salinidade. Evite zonas muito úmidas, já que o limoeiro, nesses casos, custa muito mais a dar frutos. Por isso, se você notar que o limoeiro no vaso não dá limões, ainda que já tenha vários anos, revise este ponto: assim como todos os demais aspectos de necessidades básicas e cuidados.
  • Esta árvore requer bastante contato com a luz solar. Leve esse aspecto em consideração para colocá-lo em uma área doméstica que permita uma importante entrada de sol. Se quiser colocar a árvore em um vaso dentro de casa, coloque-a próxima a uma janela.
    • Conforme contamos ao longo deste artigo, a temperatura ideal do limoeiro é de 15oC a 21oC.
    • A frequência de irrigação necessária é de a cada 2 dias no verão e, durante o resto do ano, pode aumentar o tempo entre uma rega e outra, já que você vai precisar de menos água.
    • É necessário transplantar o limoeiro em um vaso maior a cada dois ou três anos, renovando o substrato e tocando as raízes na menor frequência possível para que não fiquem danificadas.
    • Ao final do inverno é o melhor momento para podar a árvore, recortando os galhos secos e machucados.
    • Pragas como o pulgão, a cochonilha de algodão e a aranha rosa são suas principais ameaças. O sabão de potássio e o óleo de neem são os melhores produtos para investir em um tratamento preventivo ao limoeiro. Aqui falamos mais sobre como cuidar de um limoeiro.

    Se você quer saber mais sobre como plantar um limoeiro fora do vaso, siga as instruções e leia, também, este outro artigo do umCOMO com todos os detalhes sobre como plantar um limoeiro.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar limão siciliano em vaso, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.