Como plantar Lótus

Como plantar Lótus
Imagem: contioutra.com

A Lótus, espécie de vegetal com nome científico Nymnphaea Lotus, também pode ser conhecida como Flor de Buda, Lótus Egípcio ou Lótus Sagrado. É uma espécie nativa do continente asiático, mais comum em países como o Japão, Índia e Filipinas.

A Lótus é uma planta pequena, atinge uma altura média de 50 centímetros, tendo como principal característica a raiz e o caule que crescem submersos enquanto as folhas e as flores flutuam. As suas folhas, que são grandes e aredondadas, com até 25 centímetros de diâmetro, tem capacidade de repelir micro-organismos e poeiras das suas superfícies, se "auto-limpando". Neste artigo, umComo explica como plantar Lótus.

Passos a seguir:
1

Você precisará, em primeiro lugar, comprar as sementes. Elas podem ser encontradas em abundância em sites de jardinagem, mas dificilmente serão encontradas em lojas físicas brasileiras. Ao entrar no site, deparar-te-á com uma imensidade de variedades, espécies e sementes híbridas, escolha a que mais te encantar. Os cuidados, no geral, são muito semelhantes.

Na imagem, vemos as vagens das sementes de lótus.

2

As sementes são leves e possuem uma casca opaca. Para que elas possam ser germinadas, utilize uma faca para abrir um pequeno furo na casca, com cuidado para não afetar o interior da semente. Isto serve para que elas possam ser germinadas com maior facilidade.

Imagem: estratificandoafrio.blogspot.com
3

Utilize água filtrada ou ferva a água da torneira antes de depositá-la num recipiente. A água deve ser aquecida - depois de arrefecida ao ser fervida, caso seja água da torneira - até que adquira uma temperatura morna, mas não muito quente, apenas pouca coisa acima da temperatura ambiente.

4

Deposite as sementes na água e deixe-as num local em que elas possam receber sol pleno. Estas sementes podem brotar depois de 2 ou 5 dias. Brotar, digamos: será possível ver o primeiro "verdinho" na semente após dois dias. Neste período, troque a água a cada dois dias para que ela não fique turva.

5

Após brotarem, a Lótus cresce numa velocidade invulgar, você notará que elas desenvolvem-se muito rápido. Somente quando chegam à idade adulta é que tornam-se mais rústicas, dispensando cuidados.

6

Espere até que atinjam os 10 centímetros de comprimento antes de plantar no local definitivo. Se você não possui nenhum local para plantá-la, um lago, uma fonte ou algo do tipo em casa, é preciso construir um artificial. É claro que o crescimento dela torna-se limitado desta forma, mas a Lótus florescerá da mesma forma. No entanto, quando plantada em baldes - mesmo que estes sejam grandes -, pelo fato da água estar parada, ela precisará ser trocada ao menos duas vezes por semana para não prejudicar a saúde da planta.

Imagem: pt.aliexpress.com
7

As flores de Lótus geralmente florescem no início da primavera, são solitárias e únicas e quando elas murcham - geralmente após dois dias do desabroche - deixam as suas sementes. O seu perfume é suave mas nem por isso deixa-se passar por despercebido. A planta não tolera climas muito frios ou geadas e deve estar exposta ao sol intenso.

Veja também, em nosso site:

  • Dicas no plantio de Jasmim
  • Como plantar Hibiscos
  • Como plantar verônicas
  • Como fazer estaquia de Rosas do deserto
  • Como cuidar de tulipas
Imagem: buddydon.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Lótus, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.