Partilhar

Como plantar lúpulo no Brasil

Por Lucas Baptista. 15 maio 2017
Como plantar lúpulo no Brasil

Chega a ser enjoativo beber as mesmas cervejas das mesmas marcas de sempre, não é mesmo? É fato que elas vem com muito mais água do que necessário e mais um monte de ingredientes que a gente nem se preocupa em olhar para evitar a fadiga e por preguiça mesmo. Até porque a gente só quer beber. Só que aí chega aquela hora que a gente cansa do gosto e descobre que tem uma galera que faz a própria cerveja e o gosto é bem melhor. Curiosos que somos, vamos atrás de ver como produzir nossa gelada de cada dia. Nessa, a gente aprende que precisamos de um ingrediente fundamental: o lúpulo. É ele o ingrediente responsável pelo sabor da cerveja e a deixa deliciosamente diferente. Negócio é que você tem que plantar o lúpulo. E não é tão simples fazer isso no nosso país. É por isso que o umComo.com preparou este artigo sobre como plantar lúpulo no Brasil!

Também lhe pode interessar: Como plantar mamona

Rizoma de lúpulo

Antes de saber como fazer cerveja artesanal, você vai precisar saber plantar alguns ingredientes e como cultivá-los. Por exemplo: as plantas de lúpulo são meio doidas. Você vai precisar fazer o cultivo delas a partir de rizomas de lúpulo, que são uns pedacinhos da própria planta que brotam em uma nova planta de lúpulo. Uma dica importante é que você compre o lúpulo para plantar. É possível encomendar online, fica bem mais fácil. Ah, é bem mais fácil de encontrá-los durante a primavera, que é quando eles florescem. Além disso, dê uma olhada em fóruns e converse com quem planta há mais tempo para saber qual será o sabor da sua cerveja. É que existem diversos tipos de lúpulo e isso vai variar no sabor - que pode ser amargo, mais leve, mais cítrico, etc.

Plantando o lúpulo

Quando sua encomenda chegar em casa, o ideal é que você enrole tudo em um papel-toalha e coloque na geladeira, isso evita que o lúpulo seque antes mesmo que estejam prontos para plantação.

Até aí tudo bem. Agora chegou a hora de plantar.

Encontre um lugar legal para plantar, como o quintal ou um grande gramado que tenha na sua casa e que seja banhado de bastante sol durante o dia (precisa de umas 6 horas seguidas de luz). Além disso, é necessário ter um bom espaço vertical porque os lúpulos brotam de caules de mais ou menos 7 metros, então esteja preparado para ter algo que os sustente. Uma treliça, por exemplo. Tudo o que você precisa saber, é que o correto é plantar os rizomas na horizontal e com o lado da raiz, obviamente, virado para baixo. Feito isso, cubra os buracos empurrando os rizomas e cubra tudo com palhas e folhas de árvores que estiverem em volta - a prática inibe o crescimento de ervas daninhas. Daí é só molhar sempre, manter úmido e esperar o lúpulo crescer. Ah, é claro, você precisa colocar tudo num solo com boa drenagem, não vai sair plantando em lugar que está sempre cheio de poça. Não vai funcionar.

Colhendo o lúpulo

Depois que você já plantou e o lúpulo cresceu, isso vai ser por volta do fim do verão, você vai começar a colher os cones do ingrediente. O certo mesmo é que você examine todos. Analise se eles estão com o cheiro bom, se estão secos (isso é bom), veja se há pó em cima deles, etc. Ele só não vai estar maduro se você o quebrar e por dentro estiver verde e grosso, meio pesado. Tem que ter bastante paciência, ele é preguiçoso e demora um pouco de vez em quando. Mas não desanima, não. Tem vez que eles amadurecem tudo de uma vez. Se isso ocorrer é só cortar o caule na base e já vem tudo junto. Maravilha, não?

Assim que você os colher, coloque-os em um lugar longe do sol e veja se eles têm só uma camada. Deixe-os secando por um ventilador durante algumas horinhas. Tenha bastante atenção, pois não vai adiantar de nada se você não os secar dos dois lados. Então vire-os de vez em quando e seque até a umidade chegue a zero.

Dica de ouro: já tem gente por aí que vende kit de secagem de lúpulo na internet. É só pesquisar.

Produção de Malte

Para ter uma boa produção de malte é necessário plantar primeiro a cevada. Após plantada e colhida, a cevada vai passar por uma transformação. É aí que ela começa a virar cerveja e outras bebidas. Durante o processo, ela vai ficar úmida, vai ser seca e torrada com vários níveis de temperatura, o que vai gerar vários sabores diferentes. É daí que surge o malte. Dá para fazer um monte de tipo de malte, vai depender do quanto você torra ele. O ingrediente pode ficar com aroma de chocolate, cítrico ou com sabor de frutas. Feito isso é só adicionar o fermento, o lúpulo e água e esperar sua cerveja ficar no esquema para começar a beber.

Como plantar lúpulo no Brasil - Produção de Malte

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar lúpulo no Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar lúpulo no Brasil

Como plantar lúpulo no Brasil
1 de 2
Como plantar lúpulo no Brasil

Voltar ao topo da página