Como plantar mandioca

Como plantar mandioca
Imagem: suframa.gov.br

A mandioca, que também pode ser conhecida por aipim ou macaxeira, pode ser classificada como mandioca-mansa ou mandioca-brava, consoante ao teor de cianeto nas suas raízes, sendo que este é menor em mandiocas-mansas e maior em mandiocas-brava.

Neste artigo, com um simples passo-a-passo, umComo informa o necessário para responder a pergunta: como plantar mandioca? Confira!

Passos a seguir:
1

O clima ideal para o plantio de mandioca é quente e úmido. A panta tem origem tropical, precisamente, no Brasil, desta forma, pode desenvolver-se muito bem em quase todas as regiões do país. Não suporta temperaturas abaixo dos 18ºC por longos períodos.

2

A mandioca, para desenvolver-se com saúde, precisa de boa luminosidade. Pode ser cultivada em luz solar direta ou parcial (meia-sombra).

3

A mandioca é uma planta tolerante, e de cultivo rústico, podendo se desenvolver até mesmo em solo pouco fértil. No entanto, a boa fluidez é essencial. Evite solos compactados ou argilosos, que podem prejudicar o crescimento de suas raízes. Recomenda-se o pH entre 6 e 5.

4

O solo deve ser irrigado de maneira a ficar sempre úmido, porém, não encharcado. Durante os 5 primeiros anos da planta, não deve-se deixar o solo secar por completo, a mandioca é sensível à falta d'água neste estágio de desenvolvimento. Longos períodos sem água são intoleráveis mesmo quando adulta.

5

O plantio da mandioca pode ser realizado com o uso de estacas de planta saudável, (veja: como fazer estaquia) com uma média de 20 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Estas estacas devem ser alocadas em covas com até 10 cm de profundidade. No entanto, o plantio por manivas (nome para estacas de mandioca), dá origem à mandiocas maiores e com raízes mais profundas, o que pode dificultar a colheita das mandiocas. O ideal a se fazer, é alocar as manivas de forma horizontal ou obliqua, para que a colheita seja facilitada, com raízes mais superficiais. Mas em casos de grandes plantações, o plantio vertical das manivas proporciona um maior rendimento por área.

6

O espaçamento para as covas, no plantio, deve ser de 1 metro por fileiras e 50 cm entre plantas. Este espaçamento pode variar de acordo com o clima e tipo de solo do cultivar.

7

A mandioca também pode ser cultivada a partir de sementes, mas o método mais recomendado é a estaquia. Estas sementes podem ser adquiridas nos seus frutos, mas são difíceis de achar. Se você quiser plantar mandioca por sementes, estas podem ser compradas em lojas de jardim e agricultura.

Imagem: agronomicabr.com.br
8

Sobre os tratos culturais, para o plantio de mandioca consiste em simples cuidados como a retirada de plantas invasoras, que podem roubar seus nutrientes, durante os cinco primeiros anos da planta; evitar podas, a não ser que sejam necessárias para a obtenção de manivas; realizar a colheita:

9

A colheita da mandioca pode ser feita pela primeira vez após de 6 à 36 meses (3 anos) do plantio das estacas, o tempo varia, principalmente, por causa do clima e cultivar da mandioca. A média recomendada é entre 12 e 18 meses.

Lembrando que a mandioca jamais deve ser consumida crua, pelo fato dela conter dois glicosídeos cianogênicos, lotoaustralina e linamarina; quando a planta é cortada, uma enzima decompõe estes glicosídeos, liberando ácido cianídrico (HCN), substância altamente tóxica, que pode causar danos ao organismo se ingerida. A mandioca-mansa pode ser frita, usada para fazer farinha ou cozida e as folhas podem ser adicionadas em receitas fritas ou cozidas, depois de picadas e por vezes lavadas. A mandioca-brava requere mais cuidado no preparo, na limpeza e cozimento, para preparo de farinha ou derivados.

Gostou do artigo, tem alguma dúvida ou sugestão? Não deixe de comentar! Veja também nossos artigo sobre:

  • Como plantar batata
  • Como plantar tomates
  • Como plantar pimentão
  • Como plantar cenouras
  • Como plantar vagem

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar mandioca, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.