Como plantar marmelo

Como plantar marmelo

O marmeleiro é uma planta de origem persa, sendo frutífera e fácil cultivo, crescendo de forma natural em regiões meridionais da França, Itália e nos bosques do Cáucaso.[1] Ainda que não seja uma das árvores frutíferas mais famosas nos pomares brasileiros, a árvore de marmelo é muito comum em Portugal, principalmente em razão dos seus frutos serem utilizados para fazer marmelada. Além de frutos saborosos, o marmeleiro tem propriedades medicinais que podem nos ajudar a tratar doenças sem termos que fazer uso de remédios industrializados, sendo uma planta bastante vantajosa de se ter em casa.

Para saber mais sobre a planta e também sobre como plantar marmelo, continue lendo este artigo do umCOMO.

Como plantar marmelo

A marmelada é um doce bastante saboroso mas, para conseguirmos produzi-lo, primeiramente precisamos aprender como cuidar de sua árvore, o marmeleiro. A primeira etapa do plantio de marmelo é escolher um local para plantá-lo. O ideal é que ele seja alocado próximo à um muro, que o protegerá, enquanto jovem, de ventos fortes e dos horários mais quentes do dia. É bom que haja um pouco de sombra para o marmeleiro, porém, também deve haver espaço suficiente para que o marmeleiro cresça, sem nenhum impedimento de objetos exteriores, como é o caso de calçadas, tetos baixos e muros.

A época de plantio do marmeleiro também é importante e deve ser logo após o inverno, no início da primavera, ou até um pouco antes disso. Seja como for, evite realizar o plantio durante as épocas mais frias do ano, já que isso poderá dificultar o crescimento da planta.

A beleza, grandeza e sabor das frutas do marmelo dependem da quantidade de luz solar que eles estão expostos, da água que tomam e dos nutrientes da terra, ou seja, para ter bons marmelos é necessário cuidar bem do seu pé de marmelo. Em casos mais extremos, é possível que ele nem se quer produza frutos, mesmo que um marmelo estéril ainda seja uma boa árvore para decorar o jardim.

Numa certa altura vai ser possível notar o desabrochamento de pequenas flores brancas, que se dão pouco antes da frutificação, anunciando a sua chegada, o que geralmente acontece no começo do verão.

Como cultivar marmelo

Após aprender a plantar marmelo, nada mais lógico do que aprendermos também como cuidar desse espécie para mantê-la saudável e fazer com que cresça e dê frutos saborosos. Veja abaixo alguns cuidados necessários para garantir uma marmelada:

  • Clima: o marmeleiro é uma planta que gosta de clima ameno. Evite deixá-lo muito exposto ao sol mas também tome cuidado com excessos de sombra. Em razão da preferência da espécie, o recomendável é que se evite plantá-lo em regiões mais quentes como o Norte e Nordeste do país.
  • Solo: não é necessário se preocupar com adubos específicos para garantir que seu marmeleiro irá crescer, entretanto, é necessário colocá-lo em solo fértil. Para garantir que seu solo terá nutrientes suficientes para essa e outras plantas próximas, utilize adubo NPK 10-10-10, adubo padrão e mais simples que existe e que é bastante eficaz para da ao solo nutrientes básicos. Caso for de sua preferência, também é possível adubar o solo com estrume ou outro adubo orgânico.
  • Poda: a poda do marmeleiro é bastante simples e deve ser realizada apenas em caso de necessidade quando houver folhas mortas ou regiões da planta danificadas por pragas. Caso a planta não aparente precisar desse tipo de cuidado, não se preocupe.
  • Água: a água é um fator importante na hora de aprendermos a lidar com uma especie nova, afinal, existem espécies que precisam de grande quantidade e outras que acabam por se afogar caso reguemos com frequência. No caso do marmeleiro, o solo deve estar sempre úmido mas jamais com excesso de água. Tente regá-lo ao menos 1 vez por semana e atente-se aos tempos de seca.

Como você pode ver acima, o marmeleiro (Cydonia oblonga[1]) é uma planta bastante pouco exigente mas que, assim como qualquer outra, necessita de alguns cuidados para conseguir crescer e dar frutos. Se também quiser saber como fazer muda de pé de marmelo, veja também como fazer mudas de árvores e saiba que essa é uma planta que pode ser multiplicada por meio de estaquia e também por enxertia.

Características do pé de marmelo

Como já vimos, o nome do pé de marmelo é marmeleiro, além disso, seu nome científico é Cydonia oblonga[1]. É válido dizer que além do marmeleiro comum, existem frutos similares pois também existem as espécies Cydonia vulgaris, Cydonia sinensis e Cydonia japônica[1] e, por fim, existe o marmelo do cerrado, oriundo da planta de nome Alibertia edulis e o marmeleiro Croton sonderianus[2], que produz um fruto popularmente chamado de marmelo-do-mato. Apesar de produzirem frutos similares, apenas a Cydonia oblonga nos dá o marmelo "original".

Desde que o cultivo se dê da forma correta, o marmeleiro pode alcançar uma média de 5 metros de altura. É claro, isto varia também de acordo com o espaço disponível para que as raízes se desenvolvam sem frustrações. É importante estar atento ao seu crescimento para evitar ataques de pragas.

Além das características físicas apresentadas acima, o marmeleiro tem propriedades:

  • Adstringente;
  • Antisséptica;
  • Antidiarreica
  • Cicatrizante
  • Nutriente;
  • Antiespasmódica.[2]

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar marmelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. SOBRINHO, J. S.; MONTENEGRO, H. W. S. Ensaio da época de plantio de estacas de marmeleiro. Anais da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz, Vol. 6, 1949. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aesalq/v6/14.pdf. Acesso em: 19/10/2020.
  2. CARVALHO, F. C. de; ARAÚJO FILHO, J. A. de; GARCIA, R.; PEREIRA FILHO, J. M.; ALBUQUERQUE, V. M. de. Efeito do Corte da Parte Aérea na Sobrevivência do Marmeleiro (Croton Sonderianus Muell.Arg.). Revista Brasileira de Zootecnia, Vol. 30, Nº 3, Suppl. 1, Viçosa, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982001000400004. Acesso em: 31/10/2020.
  3. SILVA, F. G.; OLIVEIRA, G. L. Conhecimento popular e atividade antimicrobiana de Cydonia oblonga Miller (Rosaceae). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Vol. 15, Nº 1, Botucatu, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722013000100014. Acesso em: 24/10/2020.