Como plantar melancia

Como plantar melancia
Imagem: saudecerto.com

A melancia é considerada uma das frutas do verão, por ser muito refrescante e conter grande quantidade de água - 92% da melancia é água. Além de não conter gordura, a melancia apresenta várias propriedades benéficas para o nosso organismo, tais como a atividade antioxidante, função depurativa, altos níveis de potássio e várias vitaminas. Estas são boas razões para consumir melancia frequentemente e a forma mais prática de o fazer é cultivando-a. Para isso continue lendo este artigo umComo.com.br em que lhe ensinamos como plantar melancia.

Passos a seguir:
1

Escolha um local com, no mínimo, 2 metros quadrados, e onde bata sol diretamente durante grande parte do dia, de form a manter uma temperatura entre os 18º e 25º. A melancia se dá melhor em solos sílico-argilosos, mas pode cultivá-la também em terrenos arenosos.

Imagem: inatura.es
2

Os meses ideais para o plantio da melancia são agosto e setembro e o solo deve ser preparado cerca de 2 meses antes, através da aração superficial e gradeação feita uma vez em cada mês até ao momento do plantio.

Imagem: atribunanews.com.br
3

Porque a melancia requer muita matéria orgânica e adubagem para se desenvolver bem, cave covas com cerca de 50 cm de fundo e coloque nelas esterco de curral, superfosfato e adubo NPK. Cave mais covas, com um metro de distância entre si, de forma a formar fileiras.

Imagem: ahortadojoao.blogspot.pt
4

Tape cada uma das covas deixando uma profundidade de apenas 5 cm e afunde nelas três sementes de melancia. Faça isso em todas e, sem seguida, regue-as. Para acelerar o processo pode optar por plantar sementes de melancia já geminadas, que encontrará em viveiros.

Imagem: diariodahorta.blogs.sapo.pt
5

Se não chover, regue as melancias a cada três dias sem exagerar na quantidade de água, o ideal é que a terra se mantenha apenas úmida e não molhada. Espalhe fertilizante semanalmente e, passados 30 dias do plantio, proceda ao desbaste das folhas, para remover as mais velhas e dar mais força à planta para se desenvolver de forma ideal.

Imagem: messinapalmeira.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar melancia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.