Como plantar menta

Como plantar menta

A menta é uma das ervas aromáticas mais conhecidas e utilizadas tanto para cozinhar como para remédios naturais e outros usos. Trata-se de uma planta que pode ser plantada em qualquer época do ano, por isso é ideal para ter em casa. Necessita de poucos cuidados, e além disso, afasta a formigas, pulgões e outras das pragas mais comuns em plantas. Se você também quer desfrutar desta planta em todo o seu esplendor e frescura, não pense mais e descubra com este artigo de umComo como plantar menta.

Passos a seguir:
1

A forma mais fácil e rápida de plantar menta é a partir de estacas de outra planta, embora também o possa fazer com sementes de menta, em climas quentes deve semear nos finais do verão e princípio do outono, em climas mais frios deve plantar na primavera.

2

A menta é uma planta que se desenvolve horizontalmente, por isso é recomendável plantá-la num vaso grande, com uns 20 centímetros de profundidade, que lhe permita crescer. Caso a plante diretamente sobre o solo do seu jardim, é aconselhável cultivar a menta sozinha para que não se sobreponha às plantas ao seu lado.

3

Coloque um sistema de drenagem para evitar que a água fique estagnada.

4

Em seguida, encha o vaso com substrato vegetal, preferivelmente leve e relativamente rico em nutrientes, depois coloque as estacas de menta.

5

Embora a menta possa estar ao sol, prefere lugares sem demasiada exposição solar, e adapta-se bem ao cultivo em sombra e semi-sombra. Desta forma, deve colocar o vaso num lugar em que a menta receba luz solar mas com moderação.

6

Esta planta prefere solos um pouco úmidos, por isso necessitará de uma rega regular e abundante, sobretudo em épocas de crescimentos, primavera e verão.

7

A época de floração coincide com a chegada do verão, deveremos ir recolhendo os brotos tenros de menta à medida que precisarmos.

8

Pode utilizar a menta para várias coisas, por exemplo para fazer uma infusão ou curar a azia.

9

Não perca os passos para plantar outras ervas aromáticas nestes artigos: Como plantar salsa, como plantar manjericão, como plantar hortelã.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar menta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.