Como plantar milho doce

Como plantar milho doce
Imagem: morellinutricao.com.br

O milho é uma planta cultivada e consumida no mundo inteiro, e o seu cultivo se dá de uma forma muito diferente da maioria das suas semelhantes, espécies de plantas denominadas teosintos. O milho hoje em dia pode alcançar de 70 cm à 2,5 m de altura, devido às diversas espécies hibridas que temos hoje em dia e tem um ciclo de vida de 3 a 10 meses e seu uso pode varia de acordo com a espécie. Existem aquelas que servem para fazer farinha, para fazer pipoca, para o consumo natural ou até utilização do milho verde.

Neste artigo, umComo te ensina como se planta o milho doce.

Passos a seguir:
1

Não existe de fato um clima apropriado para se plantar o milho doce, visto que existem muitas espécies hibridas que se adaptam à diversos tipos de regiões e climas. Todavia, o milho geralmente não suporta baixas temperaturas, sofrendo com climas iguais ou inferiores à 13ºC possui um ideal de 16ºC para um bom desenvolvimento. Um clima seco ou demasiadamente quente pode ser prejudicial para a sua polinização.

2

O pé de milho necessita de alta incidência de luz solar, direta e por ao menos 4 horas diárias. O milho não apresenta problemas com excesso de luz solar, cerca de oito horas diárias por exemplo não fazem mal algum.

Imagem: correpar.com.br
3

Regue-o de forma que o solo seja mantido úmido mas sem exageros, uma vez que o excesso de umidade pode acarretar doenças e aparecimento de fungos. Nos primeiros meses da curta vida desta planta você terá que realizar regas constantes e não deixar a terra seca, por causa das suas raízes superficiais essa planta é muito sensível à falta d'água.

4

As sementes de milho doce devem ser plantadas no local definitivo, seja na horta ou plantação. Você também pode plantá-la em copinhos ou formas mas o transplante deve ser feito assim que o broto atingiu seus 8 cm de altura, caso contrário ela terá dificuldade em se adaptar.

O espaçamento entre cada planta varia de acordo com a forma que você quiser cultivar, se pretende criar muitas mudas de milho, recomendamos 20 cm entre cada uma, já para um cultivo em menor escala o espaçamento pode ser de 30 cm para que cada muda fique mais confortável.

Imagem: diariodeumasementeira.blogspot.com
5

Se preferir, você também pode cultivar milho doce em vasos desde que este seja grande, com aproximadamente 50 cm de diâmetro onde, podem ser plantadas até três sementes em forma de triângulo. Para uma boa polinização é necessário ter ao menos 9 plantas em formação, tornando o hábito de cultivar em vasos um pouco trabalhoso, já que deve ser bem planejado para que a polinização possa ocorrer, uma vez que acontece através do ar e não por insetos.

Outra observação importante é tomar cuidado para não plantar dois tipos de milhos diferentes muito próximos, uma vez que o grão de milho tem as suas características determinadas pela fecundação que o gera, por este motivo é possível encontrarmos grãos de milho com cores diferentes na mesma espiga.

Imagem: hortas.info
6

Confira também nossas dicas de:

  • Como fazer uma horta
  • Como plantar batatas
  • Como plantar tomates
  • Como cuidar de uma pimenteira

Se gostou ou não gostou, possui qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de comentar e dar a sua opinião.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar milho doce, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.