Como plantar mini suculentas - 7 ideias muito fofas

Como plantar mini suculentas - 7 ideias muito fofas

Em vasinhos de barro, taças de vidro, rolhas e até casca de ovo. As mini suculentas vão fazendo mais sucesso a cada dia, seja para deixar em um cantinho da casa ou do trabalho ou para lembrancinhas. Todo esse sucesso é atribuído a fatores que vão muito além da sua beleza e versatilidade: elas exigem pouquíssimos cuidados e sobrevivem dentro e fora de casa. E você mesmo pode plantá-las. Para te ajudar, o umCOMO ensina como plantar mini suculentas e 7 ideias muito fofas para você se inspirar.

Como plantar mini suculentas

Existem três maneiras de plantar uma mini suculenta onde você quiser:

  • A partir da semente;
  • A partir da muda;
  • A partir de uma folha da planta;

O segredo para que a suculenta fique no tamanho miniatura é plantá-la em um recipiente pequeno, quem escolhe o tamanho deste recipiente é você, se vai plantar a partir da semente ou de uma folha da planta. Se você prefere plantar a partir da muda, escolha um vaso ou potinho do tamanho da muda.

1. Como preparar a terra para plantar suculentas

  • Se o vaso não é de barro ou não tem um sistema de drenagem, você mesmo pode fazer isso na hora de preparar a terra para plantar as suculentas. Realize o procedimento na proporção de acordo com o tanho do recipiente em que você escolheu plantar a mini suculenta¡;
  • Utilize sempre a proporção de uma parte de terra, para outra parte de areia e outra de pedrinhas. Misture tudo, separe uma pequena parte e distribua esse substrato nos vasinhos ou potinhos que você escolheu para plantar as suas mini suculentas.;
  • Peneire a porção de substrato misturado que você reservou, isso resultará em uma terra mais fina que será usada para cobrir a sementes ou folhas sem dificultar a germinação.

2. Acomode a semente ou a folha

Com a terra preparada, acomode a semente ou coloque folhas sobre a terra (as folhas para serem germinadas devem estar em perfeito estado, escolha as mais bonitas) e cubra com uma canada fina terra peneirada.

3. Como regar as mudas de suculentas

Utilize um conta-gotas para aguar no primeiro dia e faça isso a cada semana. Opte por um local iluminado e arejado para deixar os vasinhos. Se você você escolheu plantar a mini suculenta a partir da semente, é natural que ela demore muito mais tempo para se desenvolver.

4. Como cuidar de mini suculentas

Os cuidados com as mini suculentas são os mesmos com as de tamanho normal, porém em proporções menores:

  • Rega uma vez por semana ou a cada 15 dias;
  • Nunca encharcar na hora de regar e evitar que a água entre em contato com as folhas:
  • Exposição moderada ao sol e evitar as horas mais quentes (veja sugestões de suculentas de sol pleno);
  • Certificar-se de que o fundo do vaso ou recipiente não está acumulando água para evitar o aparecimento de fungos.

Como replantar suculentas

Se você adquiriu mudas de mini suculentas, é bem provável que queira mudar as suculentas de vasos para o recipiente elegido. Este procedimento pode ser aplicado em vasos de barro, xícarars, garrafas pet ou onde você escolher replantar sua mini suculenta.

  1. Com a terra já preparada no recipiente, como instruído no passo acima, faço um buraco que tenha aproximadamente o tamanho da raíz da sua mini suculenta;
  2. Utilize uma colher ou os próprios dedos para retirar o excesso de terra ao redor da plantinha;
  3. Quando encontrar a ponta da raíz, com delicadeza retire a suculenta com cuidado para manter a raiz inteira e não separá-la do resto da planta;
  4. Acomode-a no buraco feito e cubra a raiz com terra apertando levemente;
  5. Molhe essa terra sem encharcar e se quiser cubra a parte exposta com pedrinhas;
  6. Agora basta seguir os cuidados com mini suculentas também já apresentados anteriormente.

Mini suculentas em vasos de barro

  • Vasos grandes com composições
  • Mini vasos de barro.

Os vasos de barro são a opção de recipiente mais simples na hora de cuidar das suculentas, já que eles evitam o acúmulo de água que favorece o aparecimento de fungos. Você pode encontrá-los em versões pequenininhas ou maiores para fazer composições com diferentes espécies de mini suculentas e cactos. O processo para plantar mini suculentas em vasos de barro é o mesmo explicado no começo do artigo.

Aprenda: Como fazer cactos coloridos

Suculentas em xícaras

As xícaras, canecas e louças fazem o maior sucesso entre as ideias de mini suculentas. O segredo para que elas funcionem e caprichar na preparação do substrato e deixar no fundo uma pequena cama da argila ou areia para evitar o acúmulo de água.

Suculentas em vidros

Copinhos, copões, taças, aquários e potes de vidro de todos os tipos... Há um mundo de possibilidades quando o assunto é plantar suculentas em vidros. Isso porque elas podem ser usadas tanto em vasinhos individuais, quanto em terrários, uma opção prática e moderna especialmente para ambientes pequenos. Falando nisso, uma opção de terrário que vem fazendo o maior sucesso são os 'minimundos' vasos em formato de aquário redondos com uma composição de terrário que lembra um pequeno bioma.

Para plantar suculentas em copinhos de vidro, basta seguir o procedimento normal de como plantar uma mini suculenta. Já para as composições com vários tipos de plantas, sugerimos seguir as instruções do artigo sobre como fazer um terrário.

Imagem: Pinterest

Mini suculentas em cápsulas de café

As cápsulas de café, também conhecidas como 'cápsulas de Nespresso' ganharam essa fofíssima possibilidade de reutilização com as mini suculentas. Basta preencher a cápsula com terra para suculenta e uma folhinha da planta ou uma muda de mini suculentas e a plantinha brota ali mesmo. Você escolhe como vai usar as cápsulas na decoração, uma ideia charmosa é fazer macramês de barbante ou linha.

Inspire-se: Como fazer vasinhos para suculentas

Imagem: Pinterest

Como plantar mini suculentas em garrafas pet

Não tem segredo para plantar suculentas em garrafa pet, tanto no tamanho normal, quanto em miniatura. Você escolhe se quer transformar a garrafa pet em um vaso convencional cortando-a na metade ou fazer a versão com buraquinhos espalhados pela garrafa. O mais importante é preparar um fundo com argila e fazer furinhos para drenar a água. Depois, é só preencher a garrafa com a terra, acomodar as mudas ou folhas e proporcionar os devidos cuidados para a sua plantinha.

Leitura complementar: Como cuidar da suculenta rosa de pedra

Imagem: Pinterest

Mini suculentas na rolha

As mini suculentas nas rolhas são uma solução perfeita para quem é fã de decorações minimalistas e adepto da reutilização de materiais:

  1. Para conseguir este efeito, basta utilizar um canivete ou saca-rolhas para fazer as cavidades nas rolhas;
  2. Preencha com a terra preparada;
  3. Acomode as mudinhas e a sua suculenta na rolha está praticamente pronta;
  4. Para finalizar, você pode colar ímãs de geladeira para grudar as rolhas em superfícies metálicas ou como achar melhor.

Veja o tutorial em: Como fazer vasos com rolhas

Mini suculentas em casca de ovo

É muito simples aproveitar a casca de ovo para vasinhos de mini suculentas:

  1. Retire a ponta de um ovo, deixando aproximadamente a proporção de 2/3;
  2. Com a casca já oca, lave bem e deixe secar;
  3. Transplante a mini suculenta para a casca de ovo e preencha com terra;
  4. Se a casa ficou suja com a terra, passe um paninho para deixá-la bonita;
  5. Agora é só cuidar das plantinhas e pensar como você vai usá-las na decoração;
  6. Uma ideia é aproveitar a própria caixinha de ovos.
Imagem: naomemandeflores.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar mini suculentas - 7 ideias muito fofas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.