Como plantar Mirtilo

Como plantar Mirtilo
Imagem: gojiberries.blogs.sapo.pt

Os mirtilos são frutos de cor silvestre excepcional nativa dos EUA e é colhida pelo homem há séculos. Antigamente ela era muito encontrada no Norte do continente americano mas hoje em dia podemos encontrá-la por toda a América e até Europa, pela capacidade de adaptação do arbusto a climas temperados.

O mirtilo é conhecido como 'fruta da longevidade' por que suas bagas são ricas em substâncias antioxidantes, fazendo do fruto um eficaz alimento no tratamento de alterações da visão, fortalecimento dos vasos capilares, prevenindo problemas linfáticos e inflamatórios no geral. Neste artigo, umComo te ensina como plantar mirtilo.

Passos a seguir:
1

O mirtilo é uma planta arbustiva, porém, pode alcançar uma altura de 2 até 3 metros. Verifique se você possui espaço suficiente para cultivar mirtilo. O arbusto é resistente e se adapta bem a climas temperados, ou seja, nem muito quente, nem muito frio.

2

O mirtilo, de preferência, deve ficar protegido de ventos e geadas. Se adapta bem a grandes quantidades de luz solar e se desenvolve muito bem dessa forma. Evite solos argilosos, ela se desenvolve muito melhor em solos semi-arenosos e com boa drenagem, suas raízes não são muito longas o que faz com que ele se adapte bem à boa fluidez da terra.

Imagem: custojusto.pt
3

Ao contrário da maioria das outras plantas frutíferas o mirtilo necessita de um solo pouco ácido, com PH entre 5,5 e 4,5 o que provavelmente exigirá ser plantado num vaso separado das outras plantas de seu jardim.

4

Após a plantação você pode colocar uma camada de palha ao redor do caule do arbusto, desta forma você reduz a variação de temperatura, reduz o crescimento de ervas daninhas que roubam os nutrientes da sua planta e conserva melhor a umidade do solo.

5

O mirtilo deve ser regado regularmente durante todo o seu período de crescimento, enquanto ele dura você deve manter o solo úmido, porém, não encharcado.

Se você mora numa região onde chove com frequência saiba que esta pode ser uma vantagem, a água da chuva é ideal para regar o seu mirtilo.

6

Os mirtilos recém plantados não costumam apresentar frutos nos dois primeiros anos depois da plantação. Durante esse período é importante que você cuide de seu desenvolvimento, para quando chegar a época de frutificação a sua planta já se encontre bem desenvolvida e com muitos galhos e ramos.

Para isso, nos dois primeiros anos você deve remover todas as flores da sua planta. A planta gasta muita energia para produzir essas flores sendo que elas não darão frutos, ou ao menos, não muitos. Repita esse processo nas duas primeiras primaveras para que em seu terceiro ano a planta apresente muitos frutos.

7

E para a colheita, certifique-se de que irá colher somente os frutos que estão completamente maduros, que nascem em aglomerados de 5 à 8 bagas e já se encontram totalmente em sua cor natural azul.

Imagem: livestrong.com
8

Confira outros artigos em nosso site sobre:

  • Como plantar maracujá
  • Como plantar chia
  • Como plantar goiabas
  • Como plantar kiwi
  • Como plantar bananas

Se gostou ou não gostou, tem alguma dúvida ou sugestão, comente e nos dê a sua opinião.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Mirtilo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.